Portátil Nintendo 3DS Pode Causar Mal a Crianças

O clima de expectativas sobre o videogame portátil da Nintendo, o 3DS, foram abaladas nesta última semana de 2010.

Portátil Nintendo 3DS Pode Causar Mal a Crianças

Portátil Nintendo 3DS Pode Causar Mal a Crianças

Em anúncio feito pela Nintendo, a empresa informa que o aparelho não deve ser usado por menores de 6 anos com o recurso tridimensional ativado — o maior trunfo do console. O mesmo conselho já havia sido dado pela rival Sony sobre os games em 3D do Playstation 3. O caso do Nintendo 3DS se diferencia, no entanto, por o público alvo desse console ser exatamente as crianças.

Autoestereoscopia: Para as Crianças Não

O anúncio feito pela Nintendo não chega a surpreender o mercado de games depois dos avisos da Sony ao lançar seus jogos em 3D.

Autoestereoscopia: Para as Crianças Não

Autoestereoscopia: Para as Crianças Não

Segundo as empresas, crianças até os 6 anos de idade ainda estão em fase de formação e devido a estereoscopia — imagens ligeiramente diferentes são enviadas para cada olho do espectador para dar a impressão de profundidade — podem apresentar desenvolvimento diferenciado entre os olhos.

O Impacto da Restrição

Diferentemente do Playstation 3, as crianças até 6 anos representam uma parcela significativa dos jogadores do Nintendo 3DS. O console segue a marca da empresa oferecendo jogos casuais e educativos, além de jogos voltados exclusivamente para as crianças. O que não ocorre com tanta frequência nos consoles rivais.Segundo a Nintendo, as crianças poderão usar o 3DS normalmente sem o recurso 3D ativado. Resta saber até onde essa restrição atingirá as vendas do produto afinal, pois para jogar em 2D as crianças já tem o antigo Nintendo DS.

O Trunfo do Nintendo 3DS

O console portátil da Nintendo chocou o mundo durante a E3 2010 com seu recurso 3D que não exige o uso de óculos especiais. A tela do aparelho permite a chamada autoestereoscopia, onde a própria tela se encarrega de enviar informações diferentes para cada olho.
Por trás da tela do 3DS está o efeito Parallax Barrier, uma tecnologia que permite que imagens diferentes sejam intercaladas imperceptivelmente e enviadas na direção de cada um dos olhos do usuário. O efeito gera uma impressão de profundidade convincente sem a necessidade de qualquer outro dispositivo.

O Trunfo do Nintendo 3DS

O Trunfo do Nintendo 3DS

O maior problema do Nintendo 3DS é a qualidade gráfica baixa do console. O equipamento não apresenta grandes melhorias de hardware perante seu predecessor e a tecnologia para gerar imagens em três dimensões deverá empobrecê-las ainda mais. Isso por que para produzir cenas em 3D o hardware do console deve trabalhar em dobro, gerando duas vezes a taxa de quadros normal — metade enviada para cada um dos olhos.

Segundo as especificações circulando na internet, o console contará com gráficos na resolução nativa 800×240, quando em 2D, e 400×240 em 3D. Se os valores forem mantidos pelo fabricante, os consumidores irão comprar um equipamento que sequer cumpre todo o propósito para que foi feito por falta de capacidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.