Conheça a tecnologia por trás de um dos dispositivos mais avançados de hoje
A interatividade virou ordem nos sistemas computacionais ou até mesmo em outros lugares que possuam tecnologia para executar tarefas do dia a dia.
Devido a essa necessidade crescente de interatividade a tela touch screen está fazendo cada vez mais sucesso, estando presente em aparelhos portáteis e até em monitores maiores.
Para atender a essa necessidade a empresa Display, de Portugal, criou uma tecnologia inovadora para contemplar uma coisa já existente: uma tela touch screen, mas de plástico.
A tela lançada em fevereiro de 2010 chama Skin Multitouch e parece um fino filme de plástico. A vantagem é que pode ser instalado sobre monitores ou projeções, transformando a área que estiver cobrindo em uma tela touch screen.
Na verdade o plástico do Skin Multitouch pode ser colocado sobre qualquer tipo de superfície desde que não seja metálica.
A idéia original da empresa é auxiliar em exposições e locais com grande fluxo de pessoas, como salões e shoppings.
Veja detalhes sobre esta tela incrível
– Além de ser sensível ao toque, interpretando o movimento dos dedos sobre a tela, a Skin Multitouch também consegue identificar e interpretar sopros.
O recurso é semelhante ao que existe no iPhone e funciona de acordo com a intensidade do sopro sobre a tela.
Tudo para tornar a experiência do usuário mais completa e aumentar a interatividade.
– A tela é fabricada com nanofios que são mais finos que um fio de cabelo humano. Os nanofios formam uma malha que compõe a tela.
– A malha de nanofios capta os impulsos elétricos que a pressão do vento do sopro ou os movimentos que estão sendo feitos em sua superfície emitem.
Com base nesses impulsos elétricos, o sistema cria um sistema de coordenadas que mapeiam a posição do dedo, e traduz para a função que deve ser executada.
– O produto pode ser utilizado em telas de até 3 metros de comprimento, mas só funciona mesmo se estiver conectado a um software.
A transmissão dos comandos do Skin MultiTouch é feita através de um cabo USB, que transmite as informações até o computador onde o software manipulado está instalado.
– Um dos recursos mais legais da tela é a que permite manipular fotos redimensionando seu tamanho, ou recortar pedaços específicos da imagem. Este recurso foi planejado com foco em exposições ou visitas, onde a imagem pode ser aproximada para mostrar ao público uma parte específica.
– A tela sensível ao toque pode ser manipulada por até 16 dedos trabalhando conjuntamente.
– A sensibilidade ao sopro é bastante apurada, sendo possível até apagar velas de aniversário virtuais através do Skin MultiTouch.