No auge da sétima geração de jogos eletrônicos, a idéia principal dos estúdios e o famoso “um pássaro na mão é melhor que dois voando”. As produtoras estão evitando se arriscar com novos títulos quando seus títulos antigos ainda conquistam os jogadores. Afinal, produzir uma continuação de um jogo famoso tem mais chances de sucesso que ousar com um novo título em um cenário tão competitivo onde os jogadores estão cada vez mais exigentes. Contrariando a tendência, a produtora Sierra resolveu sujar as mãos e colocar no mercado um título novo e ousado: Wet.
A Vilã da História
O nome Wet vem de uma expressão norte-americana relacionada a trabalhos sujos. O termo wet, do inglês molhado, pode ser traduzido nesse caso como sujar as mãos de sangue. É isso que a protagonista Ruby faz. Ela faz trabalhos dos mais sujos, desde que as verdinhas estejam em sua mão após o serviço, nada é demais para ela. Num misto de Tomb Raider, Prince of Persia e Matrix, o jogador deve estar preparado para ver e fazer qualquer coisa que imagine para sobreviver às hordas de caras do mal que a garota enfrenta. Tudo sem perder a graça e a feminilidade.
Comandos
Wet apela para a ação no seu lado mais cru. Ao comando do jogador, Ruby pode fazer acrobacias inacreditáveis, andar por paredes e muito mais enquanto bota pra quebrar descarregando os pentes de munição de suas armas nos inimigos. Se as armas não estão dando resultado, o jogador pode mudar rapidamente para espadas medievais ou até mesmo os punhos para lutar contra os mafiosos. Segundo os produtores, a idéia por trás de Wet é fazer com que o jogador deixe de se apegar a apenas um estilo de combate durante todo o tempo e escolha novos estilos de acordo com a necessidade no decorrer do jogo.
Ousadia é a Palavra
Com Wet, a produtora Sierra quis derrubar tabus de jogabilidade. Ao misturar efeitos “Matrix” como são conhecidos por alguns fãs os efeitos em Slowmotion, a conhecidíssima câmera lenta, o jogo dá a impressão de ser extremamente fácil. Essa idéia vem do fato de o recurso de slowmo é ilimitado e o jogador precisa usá-lo à exaustão para realizar as acrobacias de Ruby enquanto derruba os inimigos um a um. Porém a idéia dos produtores não era transformar o game em um filme chinês exagerado, mas sim dar ao jogador habilidades que ele nunca teve com um controle nas mãos.
A história do game manteve a mesma linha de ousadia que o restante da produção. A equipe do estúdio Sierra foi em busca de Duppy Demetrius, responsável pelo enredo de cinco temporadas da mundialmente famosa série Vinte e Quatro Horas. A intenção? Manter o púbico envolvido com um enredo entusiasmante e diferente de tudo que já foi jogado. Quantos caras maus você, como jogador, já encarnou com seu controle na mão. Com certeza não muitos. Em Wet você tem a oportunidade de experimentar a história do outro lado da lei, e ainda experimentar um novo mundo de movimentos que você nunca sonhou.
Por Thiago Resende