História do Telefone Celular

Celular pré-Mobile

História do Telefone Celular

História do Telefone Celular

Os componentes eletrônicos utilizados em telefones celulares que vemos agora foram inicialmente desenvolvidos na década de 1960. Durante esse tempo, a tecnologia do telefone celular já estava disponível. O problema era então o usuário estar limitado a uma determinada área. Estas áreas foram chamados de células. As áreas celulares eram estações base que cobrem uma determinada área.

Primeira Geração Celulares

A Motorola vai ser sempre lembrada como a empresa a lançar o primeiro celular portátil. Este foi o Motorola DynaTAC 8000X. A FCC aprovou para uso público, depois de muita deliberação sobre o uso do dispositivo. O Motorola DynaTAC levou 15 anos de trabalho antes de ter sido disponibilizado no mercado.

De 1983 a 1989, os telefones celulares se tornaram populares ao público. As inovações na tecnologia de comunicação e as redes incluem as capacidades dos telefones celulares para lidar com as chamadas de uma área para outra área além do local da chamada.

Segunda Geração Celulares

Sistemas

Sistemas

Durante os anos 90, os telefones celulares que foram usados foram chamados de 2G ou de segunda geração. Estes trabalham em sistemas como o CDMA, TDMA e GSM. Os Estados Unidos e a Europa utilizavam prestadores de telefonia celular digital nessa época. Os telefones celulares 2G também foram utilizados para mudar as transmissões no circuito digital. Foi por isso que era mais fácil fazer chamadas usando telefones celulares 2G do que a primeira geração de telefones móveis.

Os telefones celulares 2G já não eram do tamanho de tijolos. Um monte de telefones celulares 2G variavam o peso entre 100 a 200 gramas. Neste peso já estão incluídas as baterias. Estes eram dispositivos de fato portáteis. O usuário não precisava carregar uma bateria grande com ele. Não só havia os avanços na tecnologia do telefone celular, como houve também uma evolução na tecnologia de baterias. Junto com as melhorias tecnológicas dos celulares e baterias, a tecnologia dos chips também foi avançando. Devido a isso, os telefones celulares 2G foram desenvolvidos cada vez menores. Devido à portabilidade e da demanda, mais e mais pessoas estavam usando telefones celulares.

Terceira Geração de Celulares

Modelo

Modelo

Hoje, estamos usando a tecnologia de terceira geração, portanto, os telefones que estão disponíveis e são utilizados são chamados celulares de terceira geração. O 3G veio alguns anos depois da geração 2G, devido à contínua inovação em tecnologia, serviços e demanda. No entanto, os padrões que são utilizados em telefones celulares 3G são diferentes de um modelo de telefone celular para o outro.

Os celulares 3G têm exigências que os fornecedores de telefonia celular e redes devem obedecer. Trata-se de incluir 2 megabits de dados para uso em interiores e 284 kbits alocado para uso ao ar livre. Os telefones 3G podem também acessar o e-mail do usuário e a Internet. Graças à tecnologia, mais e mais modelos de celulares 3G vêm a cada ano e há mais opções para o público. Além disso, devido aos avanços tecnológicos, os novos telefones celulares 3G também são capazes de reproduzir streaming de TV, programas de rádio e utilizar o WiFi.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.