Como Remover Vírus do Computador?

Se suspeitar ter um vírus em seu computador se faz necessário tomar medidas imediatas. Às vezes, esses problemas ocorrem e sistemas abrandam devido a erros de registro. Os seguintes procedimentos funcionam para a maioria. É melhor completar todas as etapas, para que possa ter a certeza de que todos os vestígios negativos foram erradicados do sistema computacional.

Sintomas de Vírus no Computador

Estranho pop-ups ou redirecionamento do navegador da Web (para além daqueles esperados a partir de sites duvidosos). Falha do programa, ou erros inexplicáveis (mesmo depois de instalar aquela nova instalação com download feito de modo automático na rede mundial de computadores). Funções do sistema indisponível (por exemplo, Painel de Controle, Gerenciador de Tarefas e Internet Explorer). Sistema dando um “erro de RPC”, em uma janela com contagem regressiva de trinta segundos para um reinício.

Dicas Rápidas: Remover Vírus do Computador

  • 1-Executar o seu vírus, mas cuidado, muitos vírus modernos podem burlar (ou esconder) os programas antivírus.
  • 2-Certifique-se de que você está usando um antivírus respeitável. Alguns bons gratuitos são Avira, AVG e Avast!
  • 3-Tenha um verificador como o Malwarebytes, por exemplo.
  • 4-Dependendo do vírus você pode não ser capaz de instalar qualquer software ou fazer atualizações. Se este for o caso, pule para o passo 06, caso contrário, continue com a etapa 05.
  • 5-Reinicie em “Modo Seguro”. Comece o computador e pressione F8 antes de o Windows carregar. Aperte F8 várias vezes, se precisar. Selecione “Modo Seguro” na opção que aparece. Modo de Segurança desativa o arranque e o computador reinicia com velocidade pequena.
  • 6-“Modo de Segurança com Rede”. Reinicie o computador e pressione F8 antes de o Windows carregar. Pressione F8 várias vezes, se você precisar. Selecione “Modo de Segurança com Rede”, o que permite o uso de navegação na web básica e a opção de baixar ou atualizar Malwarebytes. Certifique-se de selecionar a opção “verificação completa” em vez de “verificar rápido”. Quanto mais avançada à busca, melhores são as chances de conseguir resolver os problemas sem ter que gastar dinheiro com a manutenção.
  • 7-Ao excluir os arquivos infectados se certifique de que não está removendo arquivos importantes que você precisa.

Casos Extremos: “Modos de Segurança” Não Acessíveis

  • 1-Tenha um disco de inicialização. Nestes casos, alguns fabricantes de antivírus como Norton, fornecem “discos de boot”.
  • 2-Estes discos de boot em geral podem ser baixados a partir de sites com as mais recentes atualizações incluídas, por isso, se possível, baixe um desses e grave em CD.
  • 3-Reinicie com discos: Depois de ter seu disco, reinicie o computador e inicialize a partir do CD. Diversos computadores da marca Windows têm formas diferentes de arrancar a partir de disco: ESC, F9, F10 e F11 são usados para acessar a opção que permite selecionar para inicializar a partir da unidade de CD / DVD.
  • 4-Digitalização com disco de boot. Quando tiver iniciado o disco executa a verificação de vírus a partir do CD. Retire e referências encontradas, mas seja cauteloso nos arquivos que quer excluir. Tire disco rígido. Uma vez que os vírus são removidos através de usar o disco de inicialização, se recomenda iniciar de novo a partir do passo 07 para continuar as verificações posteriores.
  • 5-Considere remover HDD se os passos anteriores não funcionarem.
  • 6-Coloque em outro PC que já tenha Malwarebytes instalado, não procure o HDD de modo direito e selecione “Varredura com Malwarebytes”.
  • 7-Saiba como conectar HDD em outro computador. Se você chegou ao estágio em que removeu o disco rígido, mas não tem certeza de como ligar da forma simples e segura, compre um gabinete externo e coloque de forma temporária a unidade até saber como verificar melhores.
  • 8-Varreduras Completas: Depois de concluir o backup, coloque a unidade de volta para o seu computador e inicie para ver se o vírus foi removido.
  • 09- Considere que HDD pode estar danificado. Se a etapa de HDD não funcionar e você está cem por cento confiante de que fez tudo de forma correta e não pode acessar o disco rígido se faz necessário comprar peça nova.
Casos Extremos: "Modos de Segurança" Não Acessíveis

Casos Extremos: “Modos de Segurança” Não Acessíveis

Dicas Finais: Vírus no Computador

Iniciar em modo de segurança é importante se o malware é difícil de remover de modo usual. Se você não tiver certeza, não faça isso! Se estes passos são difíceis, chame um profissional de serviços de informática. Remoção de malware, muitas vezes leva horas, dias ou mesmo semanas. Tenha certeza que tem muito tempo disponível para o trabalho. De qualquer forma é sempre mais seguro chamar um especialista em computadores para realizar os procedimentos. Não se pode ignorar o fato de que há chances de desativar o sistema e ocorrer perda de dados valiosos.

Cuidado com o Malware

Malware, abreviação de software mal-intencionado, consiste em programa de uso ou programado por atacantes para interromper o funcionamento do computador, coletar informações confidenciais, ou obter acesso a sistemas. Ele pode aparecer sob a forma de código, scripts, entre outros tipos. Representa termo geral que se usa para designar variedade de formas hostis ou intrusas. Malware é diferente de software defeituoso, que é legítimo, mas contém prejudiciais erros que não foram corrigidos antes liberar. No entanto, pode existir o malware disfarçado como software genuíno que vem direto de site oficial da empresa, na forma de um programa útil ou atraente, junto com o programa de rastreamento adicional que reúne estatísticas de marketing, por exemplo.

Cuidado com o Malware

Cuidado com o Malware

Software como antivírus são invocados por usuários no país, pequenas e grandes organizações em todo o mundo para proteger contra ataques de malware. Sistemas ajudam a identificar e prevenir a propagação de malware na rede. Muitos programas infecciosos foram escritos como experiências ou brincadeiras. Hoje, malware é utilizado em para roubar informações confidenciais de importância pessoal, financeira ou de negócios por hackers com intenções prejudiciais. Malware é por vezes usado de forma ampla contra o governo, sites corporativos a coletar informações guardadas, ou para interromper a operação em geral. No entanto, o malware está por vezes em uso contra indivíduos para obter informações pessoais, como números de segurança social, cartões bancários, de crédito e assim por diante. Rede de computadores traz risco considerável contra essas ameaças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.