Daily Meeting – Objetivos

A metodologia Scrum se tornou famosa tanto no âmbito de desenvolvimento ágil de softwares como modelo aplicado a gestão de empresas, embora tenha nascido focada no segmento de Tecnologia da Informação. A ideia principal desse modelo de gestão é dividir os projetos em ciclos que recebem o nome de sprints e geralmente tem a duração de um mês. Em cada Sprint é necessário realizar uma quantidade x de tarefas e para garantir que a equipe esteja bem entrosada é sugerido que sejam realizadas reuniões diárias que recebem o nome de Daily Meeting.

No entanto, algumas equipes tem questionado a relevância de realizar reuniões diárias haja vista que no inicio e final de cada Sprint são realizadas reuniões gerais com objetivos de distribuir as tarefas que competem a cada indivíduo assim como conferir se os prazos estão sendo cumpridos. A verdade é que para que essas reuniões não sejam perda de tempo é necessário estabelecer objetivos para elas.

Definindo Objetivos para Daily Meeting

Foco

A questão central que faz com que as daily meetings pareçam perda de tempo é a falta de foco no que precisa ser discutido nesse encontro diário da equipe. Ao invés de falar a respeito do que foi feito no dia anterior é necessário focar em falar a respeito do que será feito no dia presente. O líder da equipe deve ficar atento para saber quando o time está aproveitando esse momento de interação para atribuir mais brilho para o seu trabalho ao invés de se dedicar a discutir pontos futuros.

Reunião para Encontrar Soluções

As daily meeting são essenciais especialmente quando a equipe enfrenta alguma dificuldade, alguns times tendem a fugir desse momento quando os objetivos gerais do Sprint não estão sendo cumpridos. Cabe ao líder demonstrar que é necessário conversar sobre as dificuldades e assim ter insights que possam solucionar as questões mais primordiais.

Não se Fala Sobre o Passado

Para evitar que essas reuniões de início de dia se tornem uma sessão de terapia ou mesmo um momento em que alguns membros da equipe se vangloriam de suas conquistas é bom estabelecer que nesses momentos não se fala sobre passado. Nessas reuniões a equipe deve apresentar os seus objetivos para o dia e pedir auxílio no que eventualmente ache que não conseguirá cumprir.

Discutir o Que Não Está Sendo Feito

Essas reuniões diárias ajudam a entrosar a equipe, mas também tem como objetivo permitir que se chegue a respostas a respeito do que deveria acontecer que não está acontecendo. É o momento em que a equipe conversa sobre os impedimentos para que cumpra o que está no quadro geral de coisas a serem feitas.

Daily Meeting é Importante?

A resposta é ‘sim’, essa reunião de início de dia de trabalho é essencial para que todos repassem o que precisam fazer para manter o planejamento dentro do tempo do Sprint assim como para entrar num acordo sobre o que cada indivíduo pode fazer para ajudar o outro. Estabeleça como principal objetivo dessa reunião o desejo de integração do grupo para realizar o que precisa dentro de um Sprint.

Gostou dessas dicas sobre como tornar a daily meeting mais útil?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.