Como Funciona a Internet Via Rádio?

Atualmente, é difícil encontrar alguém que consiga viver sem internet, existem algumas formas de se conectar a rede. Pode ser uma conexão telefônica, 3G, 4G, via satélite ou então via rádio. Quem tem curiosidade para saber como funciona a internet via rádio vai poder descobrir lendo o restante do artigo.

Antena Para Internet a Rádio

Antena Para Internet a Rádio

Internet Vida Rádio Não é Rádio Comum

A primeira coisa que devemos alertar para que fique mais fácil entender como funciona a conexão de internet via rádio é que não tem relação com o rádio que temos em casa que sintoniza AM/FM. Porém, é simples entender como funciona essa internet.

Todo o processo é realizado por torres que tem como função transmitir o sinal e antenas que tem o papel de receber esse sinal. Para tornar possível o acesso a internet com esse sinal existem outros aparelhos como modens, por exemplo.

Internet Via Rádio – Uma Opção Mais Barata

Grande parte das pessoas utiliza a conexão via rádio seja em suas residências ou então no seu trabalho. Esse tipo de conexão é utilizada em especial nas cidades pequenas, pois nelas o funcionamento da conexão é tem mais qualidade em comparação as grandes cidades. Isso acontece porque a posição da antena transmissora em relação a receptora é essencial para a qualidade da conexão.

O usuário da internet deseja uma velocidade razoável tanto para realizar as suas atividades pessoais como aquelas de trabalho e para conseguir isso é necessário que ele conte com o atendimento de um provedor de qualidade e uma empresa que trabalhe de forma séria. Um dos principais atrativos da internet via rádio é que sai bem mais barato o seu uso do que de uma conexão 3G ou DLS.

A Qualidade da Internet

Contudo, é importante destacar que em relação a qualidade e oscilação do sinal todos os tipos estão propensos a cair. Para que haja qualidade de sinal é necessário que o provedor de internet tenha diversas torres espalhadas pela espaço urbano, cada torre tem como responsabilidade fazer a transmissão para uma mesma área.

As Torres e as Antenas de Transmissão

As torres recebem o nome de POPs são as responsáveis por fazer a transmissão do sinal da internet. Se não existe um bom planejamento de distribuição do sinal da internet é comum que a conexão caia com frequência devido a perda de sinal. O consumidor que compra o serviço de internet via rádio tem a instalação da antena de receptora feita em sua casa.

Essa antena deve ser posicionada de forma que fique o mais precisa quanto possível, deve estar em linha com a torre. Basicamente a antena deve manter contato com a torre sem que haja nenhum obstáculo pela frente. Por isso é que as antenas serem instaladas no topo das casas e prédios.

A antena irá receber a emissão do sinal que é feito pela torre por meio de um cabo que irá fazer o transporte até o modem. O aparelho pode ficar perto da antena ou perto do computador. O aparelho desempenha a sua função ligando o computador a internet porque é conectado a placa de rede do mesmo.

Um Sinal em Linha Reta

É importante entender que o sinal transmitido pela torre para a antena da sua casa ou prédio não se curva, nem ultrapassa um morro, ou seja, não transpõem obstáculos. Por isso é fácil compreender que a qualidade do sinal pode ser perdida quando o mesmo é mal instalado.

Existe a possibilidade de fazer a reflexão de uma parte do sinal de rádio para que possa chegar aos locais em que precisa transpor algum obstáculo físico, porém, essa reflexão de sinal pode causar atenuações que são imprevisíveis de forma que pode ser o que o sinal chegue ao local com uma qualidade bem ruim. As empresas devem trabalhar com um planejamento para conseguir oferecer o sinal sem perdas para o seu consumidor.

O Protocolo OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing)

Na busca de tentar melhorar ao máximo a qualidade do serviço de conexão de internet via rádio o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) tem trabalhado no protocolo OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing). Esse protocolo visa que sejam transmitidas centenas de portadoras simultaneamente e não apenas uma como acontece no momento.

É preciso que apenas algumas dessas portadoras cheguem até o receptor para fazer a recuperação da informação. Com essa inovação se torna possível que um equipamento WiMAX tenha a capacidade de transmitir em distâncias que chegam a até 6 km sem que seja necessário utilizar mecanismos de reflexão.

As Frequências de Operação Para Transmissão de Internet Via Rádio

O trabalho do IEE visa tornar possível que a criação um protocolo que possa operar em frequências de 2,4 GHz a 66 GHz. Porém, não significa que chegue nessa taxa, mas que os fabricantes devem fazer uma antena que tenha capacidade para suportar tal serviço. O mais interessante é que se mostra necessário modificar apenas as o sistema de potência, antenas e outros subsistemas menores que dependam da frequência.

As Vantagens da Internet Via Rádio

O acesso a internet é direito através da conexão via rádio, não é necessário utilizar uma linha de telefone e oferece baixo custo de manutenção. Além disso, é possível ficar conectado 24h por dia. A velocidade de conexão é rápida desde que a instalação e a configuração sejam feitas da forma correta.

As Desvantagens da Internet Via Rádio

Dentre as possíveis desvantagens desse tipo de conexão está que alguns provedores não contam com qualidade de suporte. Também podem existir barreiras entre a torre e a antena que tornam difícil a conexão se não forem devidamente remediados através de protocolos e modificações mais antigas nas antenas.

Se o vento morrer a antena, por exemplo, a conexão pode ser prejudicada. Também é possível que haja um funcionamento lento em caso de P2P. O mau tempo também pode ser responsável por gerar instabilidade de sinal.

A Escolha é Sua

Nesse texto você pode entender melhor como funciona a internet via rádio além de saber quais as suas principais vantagens e desvantagens. Com base nessas informações você pode tomar a sua decisão a respeito de quanto é interessante para as suas necessidades ter esse tipo de internet.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • QUE BUEN ARTICULO ES DE MUCHA IMPORTANCIA. GRACIAS

    KATALINA 24 de Março de 2014 18:01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.