Programas de Chat Online que Marcaram a História na Web

Com o fim do MSN não acabou a era de sucesso dos programas de chat online. Porém, ficou marcado o final do formato para as conversas online de serviços que fizeram sucesso em terras nacionais. Gerações antigas viveram com intensidade diálogos importantes da vida no ICQ e MIRC. Representou momento no qual os brasileiros começavam a explorar as maravilhas que a internet pode oferecer à vida moderna. Na sequência do MSN a tecnologia evolui para aplicativos que aos poucos ganharam o gosto dos usuários. Em termos gerais a mistura entre chat online e rede social na mesma página acabou por retirar a popularidade do produto Microsoft. O Skype foi um dos novos produtos que trouxe novos serviços para a comunicação pessoal, não obstante a empresa foi comprada por Bill Gates para substituir o MSN e recolocar a Microsoft em destaque dentro do segmento. Google Talk e Facebook Messenger foram outros projetos que se consagraram em níveis mercadológicos.

Programas de Chat Online que Marcaram a História na Web

Programas de Chat Online que Marcaram a História na Web

Salas de Bate Papo

No tempo da internet discada um dos grandes passatempos de brasileiros nos finais de semana era entrar no bate-papo, em principal do UOL (Universo Online), por causa da gratuidade e ferramentas especiais, como conversar no reservado, chamar a atenção, entre outras opções. Até os dias de hoje internautas podem selecionar a sala de acordo com o tema no sentido de encontrar pessoas com o mesmo interesse comum, ou mesmo a escolha da idade.

  • Curiosidades: Na época existia capacidade limitada para usuários dentro do mesmo espaço virtual. Nesse sentido, as pessoas que gostariam de entrar nos sites populares tinham que esperar saída para abrir espaço. Usuários assinantes tinham preferência.

MIRC: Protocolo IRC!

Com a evolução e sucesso conquistado nas salas de bate-papo surgiu o MIRC, software cujo objetivo estava em permitir conversas com milhões de internautas via protocolo IRC. Bastava escolher os apelidos e entrar nos canais específicos organizados de modo específico de acordo com temas e idade. Para ter acesso às ferramentas era necessário baixar e instalar o programa no CPU. Interessante notar que o visual primário e as funcionalidades ajudaram na educação para acesso aos novos usuários de internet. Ao selecionar a sigla “PVT” era possível conversar no modo reservado.

MIRC: Protocolo IRC!

MIRC: Protocolo IRC!

ICQ: Características Gerais       

A marca registrada do ICQ era uma pequena flor que ficava vermelha quando internautas estavam off-line e verde no momento no modo online. Cada pessoa na lista tem um código de identificação intitulado “UIN”. Para adicionar nomes na lista de contato de bate-papo era necessário digitar o número do ICQ. Certas pessoas se preocupavam em decorar a identificação que funcionou como espécie de RG online no auge do programa de chat online. O sistema era feito no sentido das conversas serem privadas entre duas pessoas. O som “Oh-oh” virou marca registrada do programa. Hoje em dia outros sistemas usam métodos semelhantes para alertar a chegada da mensagem.

http://www.youtube.com/watch?v=FTrK1bCUS2s

Yahoo VS. Microsoft: Programa de Chat Online

Yahoo e Microsoft tramavam concorrência saudável antes de surgir o Google dominar a maior parte do mercado, o que fez as duas se empenharem na construção de programas denominados messengers para recuperar o espaço da liderança. O Yahoo! Messenger foi criado no ano de 1998 e fez a primeira junção entre e-mail e chat online. Porém, a novidade não capaz de derrubar o MSN. Com o passar do tempo até mesmo os dois inimigos pelo domínio do conteúdo na internet no final dos anos noventa do século XX se uniram para derrotar a supremacia Google. Logins do Y!M eram válidos ao MSN e vice-versa. Em termos práticos, representou a última tentativa de conseguir se sobressair no mercado. Os dois se abraçaram para morrerem juntos. O serviço Yahoo ainda está disponível, mas quase ninguém tem conta ativa.

MSN: 1999

A Microsoft lançou o programa determinado a enviar e receber mensagens instantâneas no ano de 1999. Ele tinha que ser instalado via online no computador para ser possível contar com todas as ferramentas sem ter que dispor um centavo. O software se juntou com o Windows Messenger para se chamar Windows Live Messenger e causar impactos consideráveis no setor. Com o passar dos meses o programa ganhou complementos, caso dos “emoticons”, por exemplo, que consiste no envio de ícones personalizados e animados. Sob a ótica de que o Windows liderou de longe como sistema operacional nas máquinas, o MSN seguiu a onda e se popularizou no mundo de modo rápido. Porém, as frequentes versões começaram a demonstrar problemas junto com o crescimento repentino das assinaturas. Existiam métodos para trocar áudio, vídeo e outros programas. Porém, o sistema Skype oferecia melhor qualidade, em principal para internautas que não se contentam apenas em teclar. Reuniões em qualquer campo profissional eram feitas com melhor qualidade, assim como entrevistas jornalísticas para o outro lado do mundo ao custo zero, com a opção de salvar o áudio. Depois do Skype não demorou longos anos para o Windows Live Messenger perder espaço, em principal com as constantes modificações que atraíram novos usuários e em virtude do baixo índice de problemas funcionais. Nas conferências de vídeo as diferenças foram significativas, como a possibilidade de visualizar o vídeo com tela cheia e em alto poder na qualidade, por exemplo.

MSN: 1999

MSN: 1999

GTALK: Google

O Google não ficou com os braços cruzados observando os concorrentes ganharem popularidade com os programas de chat online. Lançou o GTALK para funcionar como opção ao próprio MSN que já se encontrava em declínio. Porém, mesmo com desempenho prático e rápido além do produto Microsoft, o programa não chegou perto de alcançar a liderança dentro do Brasil. O quadro começou a se modificar com a interação entre o Gmail.

Também existe o poder de trabalhar dentro do Orkut, mas grande parte dos internautas com contas ativas não acessam a rede social após a ascensão do Facebook. Ao final do MSN o GTALK ganhou espaço no mercado entre os usuários que não apreciam o Skype. A vantagem de funcionar junto com e-mail representa ponto a ser levado em consideração. Não existe nenhuma ligação com qualquer outro programa!

Facebook: Conquistou destaque ao integrar as redes sociais com chat online e desbancar a liderança do Microsoft no setor.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.