Tablet ou Notebooks: Eis a Questão!

Não há nada que evolua mais rápido do que tecnologias e informática. Há poucos anos, ter um notebook era “só para quem pode”. Atualmente, já é coisa do passado, ultrapassado por novas tecnologias.

Depois dos notebooks, chegou a vez de seus pequeninos; os netbooks, reduzidos em tamanho e levemente em desempenho. Era o sonho de quem queria praticidade, comodidade e acessar a internet sem levar uma bagagem pesada na mochila.

notebooks e tabs-1

Tablet ou Notebooks: Eis a Questão!

Mas o reinado desses pequenos notáveis não durou muito. A onda agora são os tablets, menores ainda e com mais recursos. A chegada do sistema operacional Android também atiça amantes da tecnologia, com seus usuais gadgets e aplicativos poderosos.

Mas é quando estamos com o dinheiro nas mãos, que bate aquela dúvida cruel: notebooks, netbooks, ou tablet; qual escolher? Bem, tudo depende basicamente para quê você irá usar qualquer um desses aparelhos.

Computador Portátil

Caso queira algo para substituir seu computador caseiro enquanto estiver na rua, a melhor opção é mesmo os bons e velhos notebooks. Em questão de desempenho e ótimas configurações, os mais pesadinhos entre os concorrentes não fazem feio.

notebooks e tabs-2

Computador Portátil

Além de navegar na internet, redigir textos com facilidade (graças ao teclado de tamanho normal), você também irá rodar programas pesados que você roda em seu desktop. Caso trabalhe com Photoshop, AutoCAD, AcidPro e outros programas pesados e profissionais, compre um notebook sem medo.

O único ponto negativo de um notebook é seu tamanho e peso. Se você procura algo para levar naquela mochila compacta e não chamar a atenção, é melhor esquecer.

Levando Para Todo Lugar

Já os netbooks realmente podem ser chamados de portáteis. Em sua grande maioria esses aparelhos não são maiores do que um livro, podendo caber perfeitamente em qualquer bolsa ou mochila. É discreto, não chama a atenção e é infinitamente mais leve do que um notebook.

Porém, em questão de desempenho, um netbook também é muito menor. Sua velocidade, configurações, disco rígido e memória RAM costumam ser mais fracas, impossibilitando o mesmo de ser uma estação de trabalhos pesados.

notebooks e tabs-3

Levando Para Todo Lugar

Além disso, pelo seu tamanho diminuto, também é difícil redigir textos no teclado. Se a sua profissão envolve muita digitação, irá sofrer com as teclas minúsculas.

Para Diversão

Enfim chegamos aos tablets. Os tablets são os aparelhos com menor desempenho entre os três, nunca chegando ao poder de um netbook mesmo os mais caros e sofisticados. Além disso, o sistema operacional Android acaba tornando-se um problema na hora de encontrar os mesmos aplicativos que você encontra em computadores convencionais; nem mesmo um bom processador de texto é fácil de achar.

Por falar em texto, é realmente difícil se acostumar à tela ao toque dos tablets. Caso tenha que escrever muito, a fim de não perder a produtividade, é recomendada a compra de um daqueles estojos com teclado embutido.

O veredicto: o tablet é algo para diversão, como ouvir músicas, assistir vídeos (em alta definição), jogar jogos e ler publicações eletrônicas. Caso você for usar um aparelho portátil para trabalhar, o mais recomendado são os notebooks (caso mexa com programas pesados) ou os netbooks (para tarefas menores).

De qualquer forma, pesquise, confira as configurações de cada aparelho, o preço que cabe em seu bolso e decida baseado em suas necessidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.