Instalando Programas em DVD em Netbooks

Não é de hoje que os usuários de netbooks descobriram a dor de cabeça que é instalar programas em seus computadores ultra-portáteis. A praticidade e a leveza desses novos modelos de computador que viraram febre por todo o mundo não vieram sem um preço a pagar, o desempenho inferior e a mais irritante das abreviações de sistema: a falta de um driver de DVD.

Netbooks

Menores por Abreviação

Não pode ser dita como uma conquista da tecnologia criar computadores pequenos como os netbooks. Esses pequenos computadores nada mais são do que versões “abreviadas” dos já existentes notebooks. A construção de um netbook através de um enxugamento do hardware do computador, retirando recursos que não comprometem o sistema como um todo.
Por exemplo, em netbooks são usados processadores com velocidade reduzida de modo a, além de reduzir o tamanho do chip completo do sistema, reduzir também a geração de calor no interior do gabinete. Desse modo é necessário um sistema de resfriamento também menor e mais leve.
Outra forma de diminuir o tamanho é reduzindo a quantidade de memória RAM instalada. Os modelos de netbook à venda hoje possuem, em sua grande maioria, pentes de memória de 512 MB ou 1GB, nos melhores casos. Esses sistemas também não dispõem de capacidade de expansão por não possuírem slots adicionais de memória, nem tampouco suporte na sua placa mãe para gerenciamento de mais memória física.
Falar da tela LCD de tamanho reduzido presente nos modelos de netbooks a venda não foge do óbvio visível a olho nu. A redução no tamanho da tela é, além da forma mais óbvia de reduzir o tamanho do aparelho, uma forma de reduzir o consumo de bateria.

Tamanho

Voltando a Falar da Instalação de Programas

A instalação de programas nesses computadores portáteis é uma tarefa complicada quanto ao acesso à mídia de gravação. Se você não tem acesso a um driver de DVD externo, você precisará de uma solução para contornar a falta de um driver primário. A melhor solução nesse caso é um driver de disco virtual.
Um driver virtual é criado por um programa que engana o sistema operacional fazendo-o pensar que existe um driver real conectado ao computador. Para conseguir um para a sua máquina basta instalar algum programa que faça a simulação de drivers virtuais. Programas como o Alcohol ou o Daemon Tools fazem esse tipo de tarefa e podem ser encontrados em qualquer site comum de downloads da internet.

Usando o Daemon Tools você só precisa instalar o programa e em seguida criar uma unidade virtual. Em seguida você precisa escolher o arquivo de imagem a ser simulado. Arquivos de imagem de disco são arquivos que contém todas as informações de uma mídia real de disco como CD, DVD ou Blu-Ray disc.
A simulação de Drivers virtuais é uma boa solução para a instalação de programas sem ter que recorrer a instaladores em unidades de disco removíveis como pendrives ou unidades de disco móveis.

Programas

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito bonitinhos esse netbooks

    Yasmin 13 de agosto de 2011 12:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.