O Que é Eyefinity?

Desde que foram inventados os computadores já foram usados de diversas maneiras, contudo, nunca se utilizou tanto essas máquinas e para tantas funções. Com essa evolução da tecnologia e da forma de usar já é bastante comum que as pessoas utilizem dois monitores ao mesmo tempo.

Com o uso de dois monitores as pessoas conseguem produzir bem mais, pois podem ter mais janelas abertas ao mesmo tempo sem que haja a necessidade de ficar alternando entre uma e outra. Os editores de imagem e vídeo já se acostumaram a usar vários monitores ao mesmo tempo, entretanto, se observa que até mesmo o usuário comum está se adaptando a essa nova realidade de múltiplas telas.

Isso pode ser facilmente constatado comparando o número de monitores que são vendidos em relação a quantidade de desktops, a proporção está bastante desequilibrada. É exatamente nesse contexto que entra a tecnologia Eyefinity da AMD, saiba mais sobre ela que ajuda o usuário a usar mais de um monitor ao mesmo tempo.

Eyefinity da AMD

A tecnologia Eyefinity da AMD pode oferecer suporte não somente para diversos monitores como também pode manter resoluções de tela altíssimas de maneira simultânea. Algumas placas mais avançadas podem chegar a sustentar até 6 monitores de uma única vez com uma resolução nativa de 1920×1200 cada. Um exemplo disso é o caso da Radeon HD 7970 que trabalha com duas conexões DisplayPort, uma HDMI e uma Dual-link DVI.

A tecnologia Eyefinity pode estar disponível em versões mais atualizadas do Catalyst, de início é necessário conectar os monitores nas entradas que estão disponíveis na placa e habilitar o uso do Eyefinity para ter acesso a um desktop de altíssima resolução. Não é necessário utilizar o Alt+Tab para que se possa navegar alternadamente pelas janelas.

Dica Especial Para os Gamers

Os gamers podem aproveitar de uma forma especialmente interessante os seus jogos em altíssima resolução montando um painel com diversos monitores pequenos para chegar a um número bem elevado de pixels. Confira essa dica na prática através desse vídeo:

Feitos Incríveis

A tecnologia Eyefinity da AMD permite fazer coisas realmente incríveis como, por exemplo, juntar 24 monitores com uma resolução de 1920×1200 cada um para chegar a uma marca de 11520×4800 pixels. Esse feito é possível utilizando 4 placas Radeon HD série 7000 cada uma que oferece suporte para 6 monitores.

Eyefinity

A tecnologia Eyefinity da AMD foi bastante aguardada pelo fato de representar um verdadeiro salto em relação as placas de vídeo DirecX 11 da AMD. O grande diferencial na época do seu lançamento era exatamente o fato de dar suporte para até 6 monitores com apenas uma placa de vídeo.

A empresa divulgou que a Eyefinity permite uma experiência totalmente nova em relação ao que já havia sido visto até o momento. Isso porque oferece 6 LCD’s de 30’’ de exibição o que oferece uma solução de 7680×3200 pixel, algo incrivelmente gigantesco para quem deseja jogar com os games com uma imagem mais poderosa. A configuração tem capacidade de 268 Megapixels.

A Demonstração

Depois de divulgar tanto essa nova tecnologia, a AMD, preparou uma demonstração co o sistema Eyefinity. Nessa demonstração os interessados puderam perceber que os drivers parecem ser bem sólidos. Essa demonstração foi feita com o Game Dirt 2 que é um jogo de corrida pioneiro lançado do DX11.

Na demonstração o jogo foi apresentado com 7680×3200 com um excelente desempenho e uma aparência incrível para o jogo. O game foi executado numa resolução realmente incrível o que abre o desejo de muitos gamers de poder contar com a tecnologia Eyefinity para tornar a sua experiência de jogo mais real e com mais qualidade.

Eyefinity em Poucas Palavras

Trata-se de uma tecnologia da AMD que oferece a possibilidade de que o usuário utilize até seis monitores como saída de vídeo. O papel dessa tecnologia é fazer o ajuste da imagem corretamente aumentando a sua resolução para que a sua nitidez fique boa e assim haja a possibilidade de imergir ainda mais nos jogos.

Mais Informações Sobre as Placas de Vídeo

No começo as placas gráficas simplesmente faziam a conversão de dados em imagens. Com o passar do tempo as placas de vídeo foram adquirindo novas responsabilidades e hoje em dia elas processam pixels, polígonos, texturas, vértices entre outros elementos que fazem parte de aplicativos gráficos bem como de jogos.

É importante destacar que as placas de vídeo passaram por uma grande evolução e não somente no que concerne a hardware, mas também em software. Com isso as placas de vídeo são muito mais do que dispositivos que utilizamos para brincar no computador. Essas placas têm a capacidade de assumir várias tarefas da CPU bem como usar uma grande variedade de instruções e ainda carregar imagens com detalhes surreais.

Eyefinity – Para Games

O grande destaque que a Eyefinity tem recebido se deve ao fato de amplificar o universo dos jogos para quem é fã desse tipo de entretenimento. É possível jogar com uma resolução sensacional e com vários monitores. Com certeza quem gosta bde games tem vontade de experimentar essa tecnologia, pode ser uma boa maneira de visualizar detalhes que até então passavam despercebidos nos seus jogos. Não perca essa chance de jogar com uma imagem muito mais real e com muito mais qualidade para ver os gráficos.

Eyefinity – Para Uso Profissional

Quem trabalha com edição de imagens e vídeo sabe como a resolução é fundamental e poder contar com vários monitores para gerar as imagens com qualidade bem como poder manter mais de uma janela aberta em execução agiliza o trabalho. Dessa forma podemos dizer que muito mais do que uma tecnologia concebida para quem gosta de games a Eyefinity é uma tecnologia com muito potencial para uso profissional.

Se você realiza um trabalho que demanda uma boa resolução da tela bem como o uso de várias janelas ao mesmo tempo não pode deixar de conhecer melhor a tecnologia Eyefinity. Com certeza você vai se surpreender com as possibilidades e resultados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.