Se há uns 10 anos ou mais você precisasse fazer uma maquete para o trabalho ou para a escola, era um processo bem complicado. Tinha todo aquele lance de cortar isopor, madeira, papel e muito mais para projetar algum cenário que seria reduzido naquele plano e usado para as mais variadas finalidades. Muitos alunos enlouqueciam totalmente quando a professora exigia que as maquetes fossem feitas para apresentação de algum trabalho na escola. Com toda essa modernidade de hoje, não poderia ser diferente e diversos aplicativos foram criados para a criação mais ágil e de melhor qualidade desses trabalhos. Mas se você ainda não viu ou não sabe como fazer o que chamamos de “Maquete Virtual” vai aprender um pouco aqui nessa nossa conversa. Vamos começar entendendo melhor o que é uma maquete virtual e posteriormente, conhecer alguns aplicativos que podem ser usados para a sua criação.
http://www.youtube.com/watch?v=XlJgOngDhQgO Que é uma Maquete Virtual?
Maquete virtual ou maquete eletrônica, como também é conhecida esse projeto, é a mesma maquete que antes era feita com materiais próprios e agora é totalmente montadas em um computador. Ela faz uma simulação volumétrica de um desenho industrial ou de um projeto de arquitetura e urbanismo em um ambiente totalmente computacional com gráficos em três dimensões. Esse tipo de maquete vem aos poucos substituindo as maquetes tradicionais, mas só se torna viável para projetos que devem ser visualizados através de um computador, pois ao contrário da antiga maquete, ela não é materializada e sim, totalmente virtual. É justamente esse fato que muitos profissionais ainda utilizam o tipo tradicional pois precisam de fato de um objeto material para a apresentação do seu trabalho. A maquete virtual é criada geralmente por desenhistas, arquitetos, designers ou qualquer outro profissional que trabalhe com criação gráfica. A escolha que cada um desses profissionais farão na hora de escolher o software especifico para criação das suas maquetes vai do conhecimento mesmo de cada, pois não existe um único programa que fará esse tipo de maquete, nem o mais correto.
Um Pouco da História
A evolução que se deu com a criação dessas maquetes está relacionada completamente com a evolução de equipamentos e de aplicativos responsáveis por isso. Mesmo um profissional tendo um certo conhecimento em desenho gráfico, sem esses softwares a perfeição de alguns detalhes do desenho não seria possível. Todos já conhecíamos a utilidade eficiente que acontecia com as maquetes físicas onde serviam de amostra para um projeto feito totalmente igual ao original, porém em escala menor. A necessidade que veio com o crescimento do mercado e o aparecimento de algumas tecnologias, fez com que a Crystal CG, uma empresa chinesa muito conhecida mundialmente, desse o primeiro passo levando as maquetes ao plano computadorizado. Depois da Crystal CG , muitas outras empresas também bem reconhecidas no mercado aderiram ao projeto de elaborar softwares para a criação de maquetes virtuais. Algumas dessas empresas a Neoscape e a Spine 3D dos Estados Unidos, a Neighbourhood, a Smooth, a Uniform e Squint/Opera da Inglaterra, a Urban Simulation da Espanha e a Dans e a Sunup CG da China Ao redor do mundo, diversas feiras são feitas todos os anos somente para ampliar o conhecido do mercado sobre essa nova tecnologia e também para ajudar a implantar novos softwares em desenvolvimento. Já existe até uma premiação que é data para os melhores do ano para premiar aqueles destaques do ramo. Essa premiação é o “CG Architects Awards”.
Quanto Custa?
O valor desse produto varia muito de trabalho para trabalho. Isso porque existem casos onde a maquete virtual vai exigir um pouco mais de detalhismo e informações sobre o desenho real, outras já será suficiente apenas um desenho mais simples. O tamanho do projeto também implica no resultado e no valor cobrado. O preço de uma maquete virtual feita para um empreendimento residencial, vai custar no mínimo 900 reais e no máximo 1.200 reais.
Cinema 4D
O nome a primeira vista não vai remeter esse programinha a produção de maquetes virtuais, mas ele é um ótimo desenvolvedor nesse estilo. Foi criado pela empresa alemã Maxon, e apresenta em seu pacote, uma diversidade de aplicativos com uma quantidade grande de módulos para criação de ambientes dem 3 e 4 dimensões. Ele tem o foco todo para quem precisa criar maquetes virtuais voltadas à produções cinematográficas, como por exemplo, aquelas cidades cenográfica que vemos em novelas ou filmes da épocas ou até mesmo as maquetes feitas para simular a abertura de um seriado ou novel. Você consegue rodar o Cinema 4D em qualquer computador dom os requisitos mínimos de sistema mas para quem usa Mac OS com certeza verá um desempenho melhor. A linguagem de programação do software é baseada em COFFEE, uma linguagem computacional bem parecida com a javascript. O Cinema 4D pode ser baixado aqui para teste.
Google Sketchup
Tudo que carrega a marca Google já ganha uma visibilidade bem especial. É um software simples, talvez o mais simples de todos os que estão no mercado hoje em dia para fazer uma maquete virtual. Você vai encontrar duas versões do programa sendo uma gratuita e uma comercial. A versão gratuita tem o uso limitado e mais para aquelas pessoas que gostariam de se familiarizar com o programa e a versão Pro feita para todas as pessoas que trabalham comercialmente com maquete virtual. O Google Sketchup tem como seu público alvo, profissionais de arquitetura e urbanismo e também de design de interiores. Você conseguirá criar maquetes totalmente perfeitas, interativas e com ambientação na internet. Isso é possível porque o programa tem interação direta com o Earth e o Builder, outros dois aplicativos também do Google e ajudarão o Sketchup render projetos muito mais perfeitos. Se você busca fazer um projeto mais simples você esse é o programa perfeito pois ajudará no desenvolvimento tanto em tempo como em qualidade do resultado do seu projeto. Você pode baixar o Google Sketchup clicando aqui.
Blender
Se você utiliza o sistema operacional Linux, vai adorar o Blender. Ele foi desenvolvido completamente em plataforma aberta do Linux, mesmo existindo versões alternativas para outros sistemas operacionais. Se você procurava também um software para criação de maquetes virtuais sem ter que desembolsar muito por isso, o Blender é o mais indicado para você já que ele é totalmente gratuito.
O Blender ainda fica aberto para receber plugins que vão melhorar ainda mais o desenvolvimento do programa. Apesar de o programa ser totalmente gratuito, esses plugins são cobrados porque são adicionais desenvolvidos por empresas diversas e sem ligação direta com a Blender Foundation.