É fato em todo o mundo que a tecnologia mudou a nossa vida para melhor. No entanto, muitas pessoas acreditam que, um dia, toda essa tecnologia ainda vai nos condenar à extinção terrestre. Mas, felizmente, isso é uma coisa que está infinitamente longe de acontecer: com a tecnologia, foi possível que o planeta saísse da “escuridão” e começasse um processo de aproximação global ainda mais intensificado, processo esse que começou nos anos das Grandes Navegações, no século XVI, quando os primeiros navios europeus cruzaram o Oceano Atlântico em busca de novas terras e se depararam com uma terra totalmente diferente do que eles conheciam, no qual chamaram América, sendo, hoje, um dos continentes mais fortes do mundo.
E, como sabemos, a tecnologia deu um gigantesco salto a partir da segunda metade do século XX, quando foi criado um meio de comunicação, sendo considerado a evolução do rádio: a televisão. Por meio do aparelho, que dispõe de caixas de som e uma tela, era possível ouvir e ver as notícias e demais programas de entretenimento, dando um salto de qualidade na transmissão de informação, além de, também, “imergir” as pessoas para dentro do que está acontecendo.
E, nos anos 1990, a televisão viveu o seu auge. Ela só não contava que, a partir de 1995, uma ferramenta ainda muito fraquinha, de nome esquisito, viria a se tornar a sua principal concorrente e, que, pelo que os novos tempos indicam, irão tomar a sua posição logo, logo: a internet. Ela, que conseguiu se transformar em uma verdadeira central multimídia para a sociedade, está, aos poucos, ressignificando o modo de como nós consumimos conteúdo.
Os computadores têm uma forte influência nisso, já que foi, a partir deles, que a internet começou a se popularizar e a se tornar o que é hoje. Mas, não é só de internet que vive um computador. Ele é muito mais do que isso, e podemos concluir tal afirmação observado a grande presença de possibilidades existentes com o uso de um computador: editar arquivos de texto, como o Word nos permite fazer. Mas será que você consegue utilizar todos os pontos oferecidos por ele? Nesse artigo, iremos te dar algumas dicas e macetes para você aproveitar bem o aplicativo da Microsoft.
O Word
O Microsoft Word nasceu da necessidade das pessoas de terem um aplicativo capaz de poder digitar e editar textos, fazendo deste um aplicativo de uso bastante profissional e, por diversas vezes, também de uso acadêmico. É notório pensarmos que, antes dos nossos computadores de mesa, notebooks e dispositivos móveis, para redigir um texto ou se recorria ao tradicional lápis e papel, ou, em uma situação mais “formal”, utilizava-se a máquina de escrever. Hoje, com os computadores, podemos fazer igual à maquina de escrever e, ainda, com opções bem mais sofisticadas.
A primeira vez que a ferramenta apareceu nos computadores foi no ano de 1983, com o lançamento do sistema operacional DOS. Mais tarde, foram lançadas versões para os sistemas operacionais da Apple e da Microsoft, sendo que esta última comprou a ferramenta e a incluiu em um pacote denominado “Microsoft Office”, com diversas outras ferramentas focadas na criação e edição de documentos, próprios para apresentações dos mais diversos tipos. Para poder usufruir desses benefícios, é necessário adquirir uma licença juntamente à Microsoft.
Dicas De Uso do Word
O Word é uma ferramenta bastante vasta e, por meio dela, é possível conseguir vários resultados que, realmente, justificam o seu uso no meio acadêmico, corporativo, e por aí vai. Mas, justamente por sua complexidade, muita gente acaba não utilizando os recursos, se prendendo apenas a escrever o seu texto e fazer breves alterações em sua estrutura.
Dica 1: Sabe aquela palavra que é composta por duas outras, e que você não que se separassem, por acreditar que juntas elas teriam um visual melhor? Pois bem. Para que isso aconteça, basta apertar as teclas ctrl, shift e espaço na frente da primeira palavra e, depois disso, digite a segunda. Elas, agora, passarão a se tornar uma só palavra e não serão separadas.
Dica 2: Quando você estiver escrevendo algum documento que necessite a alteração do tamanho da fonte a todo momento, você pode clicar no botão ctrl e ], caso queira aumentar a fonte, e ctrl e [, caso queira diminuir a fonte.
Dica 3: Você está todo empolgado registrando um texto, quando percebe que, acidentalmente, repetiu diversas palavras, o que pode prejudicar a sua leitura. Caso isso tenha acontecido, consulte o Word para que ele possa te ajudar com um sinônimo desta palavra. Para acessar esse recurso, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a palavra e selecionar a opção “sinônimo”, onde serão apresentados vários sinônimos que poderão ser empregados.
Dica 4: Imagina aquele relatório superimportante que você tem que entregar para o seu superior ainda no final do dia. E começa a escrever desesperadamente até que percebe que há um descompasso no que foi escrito: as palavras saíram com letras maiúsculas ou todas com letras minúsculas. Caso queira corrigir rapidamente, basta selecionar a parte onde deseja alterar e, assim, shift F3. Esse procedimento vale tanto se você quer letra maiúsculas ou minúsculas.
Dica 5: Você está fazendo o temido TCC, que é causador de diversos problemas para os universitários que estão em sua reta final na faculdade. E, em alguma hora, se você cursa algum curso de exatas, irá precisar adicionar símbolos matemáticos em seu texto. E, para facilitar esse trabalho, o Word conta com uma biblioteca especial com diversos símbolos, desde os símbolos a até equações matemáticas. Para acessar, clique em inserir e, indo para o canto superior direito, estarão duas opções: equação e símbolo. É só clicar e escolher a equação ou símbolo desejado.
Com essas dicas, é bem provável que você irá aproveitar muito mais as ferramentas que o Word disponibiliza, bem como dar um ar ainda mais profissional ao que você faz. Existem várias outras dicas e macetes para o uso do Word, mas, com o tempo, você irá perceber o quão é gostoso e produtivo brincar com as possibilidades dessa ferramenta.