A recente adaptação do game Prince Of Persia, produzido pela Ubisoft Montreal, para o cinema trouxe novamente à luz a velha discussão sobre games e suas versões para as telonas, em sua maioria fracassos entre os fãs. O filme que conta com um roteiro escrito pelo próprio produtor da série deixou muitos fãs com o pé atrás antes de seu lançamento. Sucesso ou fracasso? Talvez os dois.
E Eeina o Fracasso
O maior medo que poderia reinar entre os fãs da série do príncipe campeão de Pakour era exatamente o possível desgosto com a adaptação para o cinema de seu game favorito. Fracassos desse gênero não faltam para ilustrar o caminho de insucessos dessa indústria. Pegue Resident Evil como exemplo e você vai entender do que estou falando. A série de jogos que lançou o gênero survival horror ao redor do globo, e desde 1996 a série desse gênero que mais vende discos, fracassou em agradar os fãs em sua adaptação para o cinema Resident Evil: O Hóspede Maldito. Seguido de suas continuações Resident Evil: Apocalypse e Resident Evil: Extinction.
Opniões
Embora entre os não-seguidores da série o filme possa até ter agradado com sua narrativa sobre grupos farmacêuticos malignos e mortos-vivos zanzando pela cidade, os fãs da série não aceitaram a adaptação Hollywoodiana para seu game favorito. Talvez o maior motivo de crítica, e particularmente o ponto mais fraco da trama, seja sua personagem central, Alice. A personagem foi criada especialmente para o filme e não aparece em nenhum dos jogos da série. Do outro lado estão os personagens consagrados de Resident Evil, Carlos Oliveira, Jill Valentine e Claire Redfield com aparições alternadas nos três filmes muitas vezes com motivações e personalidade totalmente diferentes dos originais. A continuação da série de filmes está prevista para 2011, com Resident Evil 4, incluindo Chris Redfield na lista de personagens. O protagonista do primeiro e do quinto jogo da saga será interpretado por Wentworth Miller, famoso pelo papel de Michael Scolfield na série de televisão americana Prison Break.
As Areias do Tempo Estão à Solta
Mike Newell, diretor de Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, afirmou à revista do Xbox 360 ter se focado mais em assistir filmes épicos do que a jogar o game Prince of Persia. Segundo ele, sua intenção era capturar o que as pessoas querem de fato ver em um filme desse tipo, e que esse ingrediente é o que tem de sobra no game da Ubisoft. Os produtores basearam o roteiro do filme do game Prince of Persia: The Sands of Time, de 2003. Juntando o príncipe Dastan, isso mesmo o nome dele é Dastan, uma bela princesa, os já conhecidos cenários Persas, uma dose de ação, Pakour, monstros e viagens no tempo, Hollywood quis trazer aos fãs uma adaptação que fizesse jus ao nome que Prince of Persia Conquistou em seus anos de existência.
Por Thiago Resende