Fazer cópias de segurança de arquivos pessoais é uma medida no mínimo saudável para quem não quer perder o que tem na memória do seu computador ou em discos como CDs e DVDs. Qualquer tipo de armazenamento está suscetível a problemas, uma descarga de energia, por exemplo, pode arruinar seu disco rígido. Um risco pode colocar a perder todo o conteúdo de um DVD.
A medida mais sábia para antecipar esse tipo de contratempo é fazer cópias do que é importante e, se não for possível colocar tudo num abrigo antinuclear, pelo menos guarda-las em lugar seguro.
Cópias de Filmes
Copiar seus documentos para um disco rígido externo, assim como fotos e outros itens pessoais são os primeiros passos de quem quer preservar de verdade seus itens de trabalho e lembranças. Mas é na hora de salvar os filmes favoritos é que todo mundo baba.
A esmagadora maioria dos discos DVD comprados possuem proteções contra cópia que não permitem que você simplesmente faça seu backup como o resto das suas coisas. DVDs com vídeos de casamento, formaturas e outros eventos também acompanham essas travas de segurança para evitar a distribuição não autorizada do seu conteúdo.
No entanto, essas travas não são empecilho suficiente para deixarmos mofar nossas lembranças ou filmes favoritos. É possível usar certos softwares para fazer cópias desses discos bloqueados sem problemas. Vale lembrar que nosso objetivo aqui é puramente doméstico e para uso próprio, não se tratando de pirataria.
Softwares para Backup
Há vários softwares no mercado que fazem esse tipo de tarefa. Alguns pagos, outros distribuídos em freeware. O Clone DVD é um deles, assim como o DVD Shrink, que terá seu funcionamento explicado a seguir.
Trata-se de um software bastante simples e leve de distribuição gratuita. Você pode obtê-lo nos vários sites de downloads de programas da internet. a instalação leva apenas alguns instantes. Depois de instalado você deverá ver a janela principal do programa.
Para fazer backup de seus DVDs basta inserir o disco em sua unidade e abrir o DVD Shrink. Selecione a opção “Open Disc” para que o programa possa analisar o conteúdo do DVD. Esse procedimento pode levar mais de um minuto.
Depois de analisado você deve escolher a opção “Backup!” na barra de comandos superior. Você deverá optar em criar um arquivo de imagem, um arquivo com as mesmas propriedades do disco original e que servirá para gravar uma cópia posteriormente, ou gravar a cópia imediatamente. Note que para essa opção o DVD Shrink usa uma conexão com o software de gravação Nero. Caso você não o tenha instalado em sua máquina, você só poderá gerar uma imagem de disco.
Depois de escolhido o formato de saída basta esperar enquanto o DVD Shrink faz as operações necessárias para copiar o seu disco. Esse processo deverá levar vários minutos, dependendo do seu hardware. Depois de pronto, no caso de você ter escolhido como saída uma imagem de disco, você poderá gravá-la usando qualquer software apto para essa tarefa, por exemplo, o Cyberlink DVD Suite. Ressalto novamente que o programa deve apenas ser usado para fazer cópias de segurança de seus discos, qualquer uso além deste é considerado pirataria e, portanto, ilegal.
Por Thiago Resende