Às vezes algumas escolhas feitas na hora de instalar programas ou ajustar configurações do sistema operacional podem resultar em situações bastante infelizes para alguns usuários. O cenário fica ainda pior quando um software mal intencionado resolve fazer algazarra no seu sistema e simplesmente eliminar alguns arquivos que não deveriam ser tocados por ninguém. Para essas e tantas outras há um meio de se salvar: a restauração do sistema.
O que é
A restauração de sistema nos sistemas operacionais da plataforma Windows é uma forma de desfazer alterações importantes feitas no sistema. A restauração pode inclusive fazer com que um programa que funcione inadequadamente desapareça como se nunca tivesse sido instalado.
O funcionamento desse recurso é bastante simples. O próprio Windows ou programas em funcionamento em sua máquina podem solicitar a criação dos chamados pontos de restauração. Esses pontos de restauração são arquivos contendo o estado em que os arquivos do sistema se encontram no momento de sua criação.
Ao usar o recurso de restauração do sistema para um determinado ponto criado anteriormente, o Windows determinará os arquivos que foram modificados desde então, e os apagará ou os modificará de volta ao seu estado anterior.
Para que Serve
A restauração do sistema pode ter diversos usos, no entanto alguns merecem mais destaque que outros.
O principal motivo para um usuário apelar para a restauração do sistema geralmente é dano causado por infecções na máquina. Alguns tipos de vírus podem atacar arquivos bastante específicos do sistema como os responsáveis pela inicialização do sistema, ou bibliotecas internas do sistema operacional, possibilitando que o software “do mal” funcione como parte do próprio SO.
A instalação de drivers inapropriados para o hardware do computador também pode possibilitar problemas de desempenho ou a completa incapacidade de se usar a máquina. Para esses casos, a restauração de sistema também pode ser útil, já que o recurso pode trazer os arquivos de drivers do sistema de volta a seu estado anterior.
Note que a restauração do sistema não recupera arquivos pessoais apagados. Se você excluiu por acidente as fotos do casamento da tia da prima de segundo grau da sua esposa e ela está furiosa contigo, é melhor você procurar algum programa especializado em recuperação de arquivos. A restauração do sistema abrange somente os arquivos do sistema operacional.
Como Fazer
A restauração do sistema pode ser acessada de dois modos: através do próprio Windows, e através do menu de inicialização do sistema operacional, sendo a segunda opção recomendada para casos mais extremos quando o computador não pôde ser inicializado. É também possível acessá-la através do DVD de instalação do Windows, nas opções de recuperação.
Para acessá-la através do Windows, basta digitar “restauração do sistema” no menu Iniciar quando se está usando os Windows Vista ou Seven. No caso do Windows XP, a restauração do sistema pode ser acessada através do menu “Todos os Programas”, no menu Iniciar, em seguida “Acessórios”, “Ferramentas do Sistema”, “Restauração do Sistema”. Nas versões mais recentes do Windows a restauração do sistema também pode ser encontrada nesse local.
Para o caso de o Windows não iniciar corretamente, pode-se acessar a restauração através do menu de inicialização pressionando-se F8 antes de o sistema ser iniciado. Essa opção funciona da mesma maneira para todas as versões do Windows.
Depois de acessado o programa de recuperação do sistema, deve-se escolher um entre os pontos de restauração disponíveis. O Windows, assim como muitos programas, cria automaticamente pontos de restauração antes de efetuar mudanças significativas no sistema. Caso não haja pontos de restauração disponíveis será necessário buscar um profissional especializado para encontrar a solução mais adequada para o seu problema.
Depois de selecionado um ponto, o sistema será reiniciado e restaurado para as configurações usadas no momento de criação do ponto de restauração. Se o seu problema não era com as fotos do casamento ou aniversário de ninguém, então você estará livre dele.
Por Thiago Resende