Jogos em 3D vão Perder Qualidade

A Sony vem deitando e rolando por possuir o único console do mercado com jogos em terceira dimensão no forno prontos para lançamento ainda esse ano. Enquanto a Microsoft mantém uma posição mais conservadora em relação aos prodígios da terceira dimensão, o Playstation 3 entra com tudo nessa nova era de videogames. A pergunta que fica no ar é: será que o monstro que é o hardware do Playstation 3 esta preparado para isso?

Os Jogos a Caminho

Jogos em 3D vão Perder Qualidade

Jogos em 3D vão Perder Qualidade

Alguns títulos já lançados para o videogame da Sony serão adaptados para rodar três dimensões. Esses jogos sofrerão reduções gráficas para suportar o novo formato de exibição. Não se sabe ao certo se as reduções se devem ao fato de o jogo não ter sido planejado para rodar em 3D e não haver a possibilidade de mudar partes profundas da programação do software, ou simplesmente pelo console da Sony não ter poder suficiente para gerar gráficos nessas condições.

O jogo Wipeout será um dos títulos adaptados para ser jogado em 3D no Playstation 3. O game será reformulado e terá sua resolução de exibição reduzida de Full HD 1080p para HD 720p. O game MotorStorm terá sua resolução reduzida para 480p contra os 720p da versão normal, obrigando o console a fazer upscaling para manter a resolução de saída em 720p.

O aclamado simulador de corrida Grant Turismo 5, depois de mais de 5 anos de produção e milhões de dólares acima do orçamento, também será um dos títulos preparados para exibição em três dimensões no console da Sony.

Mais Suavidade

Sony

Sony

Segundo informações dadas por Simon Benson em conferência com desenvolvedores de todo o mundo, a Sony preferiu estipular como padrão a resolução máxima de 720p para os títulos lançados em três dimensões. Segundo ele, o objetivo da Sony é permitir que os jogos rodem a confortáveis 60 frames por segundo, o que poderia diminuir o desconforto inerente às próprias imagens em 3 dimensões.

Ainda na conferência de desenvolvedores, foi afirmado que nem mesmo desenvolvedores de computação gráfica experientes diferenciam com facilidade as imagens geradas em tais resoluções e que a limitação gráfica não diminui em nada a experiência dos jogadores com os jogos do console.

Sony e Promessa

Microsoft

Microsoft

É certo que os jogadores ficarão satisfeitos se a Sony cumprir a promessa e trazer para suas casas 60 estáveis frames por segundo. Aqueles já habituados à jogabilidade no console e às suas medíocres taxas de quadros como os cansativos 28 fps, em média, em GTA IV, certamente aceitarão de bom grado o sacrifício.

Por falta de capacidade gráfica, ou simplesmente “preocupação” com o bem-estar dos olhos dos jogadores do Playstation 3, a redução na qualidade dos jogos em 3D não irá desbancar o brilho da investida da Sony contra suas rivais.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.