Como Foi Criado o Primeiro Vídeo Game?

Como Foi Criado o Primeiro Vídeo Game?

No ano de 1966, a criação de uma TV, a qual seria a melhor TV do mundo, ficou incumbida ao engenheiro, Ralph Baer. O engenheiro tinha em mente uma TV na qual pudesse interagir através de jogos.

No entanto, a ideia não teve sucesso. Passados alguns anos, mais precisamente no ano de 1971, a empresa Magnavox comprou da Sanders Associates, o projeto do engenheiro Ralph Baer. A partir daí, o Odyssey 100, o 1º videogame ligado à TV, começa a ser desenvolvido.

O Brown Box, o protótipo inventado, e que foi, na sequência, patenteado pelo engenheiro Ralph Baer, foi apresentado para várias empresas americanas do ramo de eletrônicos daquela época como, por exemplo, a Magnavox, Zenith, a RCA e a General Eletric.

Primeiro Console de Videogame

E foi a Magnavox que lançou no mercado o 1º console de videogame da história. Esse videogame ficou conhecido como Odyssey 100.

Na mesma época, Nolan Bushnell usa o quarto de sua filha como oficina, e faz uma adaptação do jogo Spacewar!, do engenheiro Steve Russel, dando vida ao Computer Space, o 1º árcade inventado no mundo.

Devido aos mainframes ocuparem muito espaço, e terem um custo muito elevado, Nolan inventou a Computer Space. Essa máquina era específica para rodar o jogo Spacewar.

O experimento tem um resultado positivo, e Nolan começa a comercializar a novidade. A empresa Nutting Associates gosta do projeto e, então, contrata Nolan temporariamente. Ele era responsável pela montagem dos árcades do jogo Computer Space. Tempos depois, Nolan se desliga da empresa e funda a Atari.

No ano de 1972, “Brown Box”, derivado do protótipo que foi desenvolvido pelo engenheiro Ralph Baer, começa a ser vendido nos comércios americanos, o 1º console de videogame inventado da história, cujo nome era Odyssey, o qual era fabricado pela magnavox (braço da Philips holandesa).

O Odyssey era composto de placas de circuito impresso externas, onde os jogos eram gravados. No início, 12 títulos eram ofertados. Eles eram, na sua maioria de esporte, os quais os usuários podiam trocar. O Odyssey, segundo alguns puristas, foi o 1º console a fazer uso do sistema onde as trocas de jogos eram feitas por cartuchos.

Magnavox

Magnavox

No entanto, ele possuía um mecanismo bastante rudimentar, o que deixava dúvidas quanto a isso. O Odyssey vinha também com a opção de um rifle, para que os jogadores pudessem utilizar em jogos de tiro.

Esse rifle era parecido com as pistolas que são utilizadas atualmente nos Dreamcast e Playstation. Era necessário fazer uso de uma película na tela da TV toda vez que fosse jogar um tipo de jogo como, por exemplo, para um jogo de tênis, uma tela com um desenho de quadra de tênis. No caso de um jogo de futebol, usava uma tela de campo de futebol. Os 1º Odyssey eram chamados de RUN 1, e os que vieram em seguida foram RUN2.

Odyssey

Com a evolução dos Magnavox Odyssey veio o Odyssey 100. E, nos anos que se seguiram, a série de Odyssey continuou com o Odyssey 200, o 300, o 400, o 500, o 3000 e o 4000.

No ano de 1973, o jogo Pong para arcade, que foi criado por Nolan na Atari, vira um fenômeno, e inúmeras empresas como, por exemplo, a Nutting e a Ramtek lançam jogos similares. A Atari marca contato com a empresa do Japão a Namco.

No ano de 1974, a Atari passa por maus lençóis. Os seus executivos abandonam a empresa e migram para Kee Games, justo em um momento em que a produção e distribuição de máquinas deveria ser aumentada.

A rival Kee Games faz o lançamento do jogo Tank, que foi o game que teve mais vendas naquele ano de 1974, ultrapassando a Atari. Na realidade, a Kee Games era como uma filial da Atari. Que pouco tempo depois voltou a ser uma única empresa novamente. Com isso, se tornou uma das grandes empresas do seguimento de videgame.

O engenheiro Bob Brown, juntamente com Harld Lee e Aicorn, que eram funcionários da Atari, desenvolveram uma versão do jogo Pong, adaptada para videogame. Porém, o interesse das pessoas é mínimo por causa do fracasso do odyssey, que consistia em uma caixa nas cores branca e preta, e controles com aspecto de disco.

No ano de 1975, a Atari apresenta o jogo Pong ao comprador da empresa Sears Roebuck, Tom Quinn. Após negociações, a empresa Sears faz uma compra de 150.000 arcades, ou fliperama, como é conhecido aqui no Brasil. Uma quantidade grande, muito acima do que a Ataria teria condições de produzir.

Então, para fazer a expansão da Atari Nolan consegue um empréstimo com Don Valentim de 10.000.000 em dólares. O jogo Home Pong tornou-se campeão em vendas no Canadá.

No ano de 1976, com o sucesso alcançado pela Atari, inúmeras empresas começam a fazer lançamentos de consoles. Porém, só a Connecticut Leather Company (Coleco) consegue deixar tudo pronto antes do dia dos pais. A tecnologia usada pelo jogo Telstar Pong era similar às tecnologias usadas nas máquinas da época.

Nesse mesmo período, a empresa Fairchild Camera & Instrument faz o lançamento do jogo Fairchild Channel F, o 1º vídeo jogo programável, dando um passo muito importante.

Com o Fairchild Channel F, agora era possível alterar o tempo, a velocidade e também congelar o jogo. O manche podia ser rotacionado e, na sua ponta, havia um botão, fazendo do joystick algo bem interessante.

Dessa forma, a raquete do jogo podia ser inclinada o que permitia rebater a bolinha de várias maneiras.

Nesse mesmo tempo, aparecem as primeiras críticas direcionadas aos jogos violentos. O percursor deste tipo de jogo foi o da Exidy Games, o Death Race. O objetivo deste game consistia em atropelar tudo o que estivesse na frente.

O jogo Death Race também serviu de inspiração para que outro jogo recente fosse criado, o Interstate 76. Com o constante crescimento do mercado de jogos eletrônicos, Nolan decide vender a empresa Atari para a empresa Warner, pois não tinha condições de manter a competitividade da empresa no mercado.

Death Race

Death Race

De lá para cá, os videogames foram ganhando cada vez mais adeptos, e se tornaram verdadeiras febres. Hoje em dia, eles contam com muita tecnologia. Ou seja, não são mais nem a sombra do que eram quando foram criados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.