Você gosta de videogames? Tem um jogo preferido? Se sim já se perguntou quem teve a ideia de criar jogos eletrônicos e por quê? Continue lendo para conhecer a história de uma das indústrias mais bem-sucedidas atualmente e que nasceu como uma forma de testar o potencial de um potente computador da década de 1960.
Steve Russel e o Teste
O primeiro jogo eletrônico foi criado em 1961 por Steve Russel sem nenhuma pretensão, a ideia do estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) era testar o computador PDP-1 (Programmed Data Processor-1) que era o mais avançado do mundo. Russel chamou de Spacewar um game em que duas naves travavam uma batalha espacial levando o computador do tamanho de uma geladeira a usar mais da sua capacidade de processamento.
Nolan Bushnell
Embora nunca tenha sido comercializado, o Spacewar, acabou se espalhando por centenas de máquinas. E foi a partir desse game que outro estudante decidiu investir em desenvolver jogos eletrônicos. Nolan Bushnell conciliava seus estudos de engenharia em Utah com o trabalho num parque de diversões, logo tinha as ferramentas de conhecimento e gosto pelo mundo lúdico dos jogos.
Pong
No ano de 1971 Bushnell criou a sua própria versão do Spacewar que recebeu o nome de Pong. As naves espaciais deram lugar para duas raquetes e uma bola, o game era um tipo de pingue-pongue eletrônico. Ele foi além de construiu uma caixa de madeira para a sua engenhoca colocando-a num bar local cobrando 25 centavos de quem quisesse jogar.
Levou apenas dois dias para que a máquina quebrasse devido ao peso da caixa de moedas, era um sucesso e Bushnell não teve dúvidas a respeito do potencial do que havia criado e fundou a Atari. Essa empresa tem grande importância na história dos jogos eletrônicos tendo dominado esse mercado durante a década de 1970 e a primeira metade dos anos 1980.
Para se ter uma ideia o empresário e criador do Pong vendeu mais de 15.000 máquinas num período de menos de um ano. No entanto, embora muitos apontem Bushnell como o inventor do videogame é necessário mencionar outro nome que foi essencial para a criação dos consoles e jogos eletrônicos: Ralph Baer.
Ralph Baer: Pioneiro na Criação de Consoles de Games
O engenheiro eletrônico alemão Ralph Baer que se refugiou nos Estados Unidos detém o título de pai dos consoles de games por ter vislumbrado essa possibilidade em 1966, ele desejava criar um aparelho que permitisse processar jogos eletrônicos com veiculação no aparelho de televisão.
Em 1967, Baer, juntamente com amigos e companheiros de trabalho da Sander Associates criou o chamado “chasing game”. O console contava com uma versão rústica de um jogo de videogame inspirado no pingue-pongue. Duas formas quadradas eram manuseadas pelo jogador e se deslocavam pela tela.
Brown Box
Baer patenteou a sua invenção e no ano seguinte já tinha confeccionado o primeiro modelo de videogame chamado de Brown Box. Esse primeiro console contava com opções de jogos eletrônicos baseados em esportes da vida real como vôlei, futebol e até tiro.
Game Odyssey
Em 1972 a Magnavox, filial da Philips com sede na Holanda, lançou o seu primeiro console de videogame chamado Game Odyssey. Em termos de console doméstico esse foi o pioneiro. Os consumidores que adquirissem esse console tinham uma versão melhorada da criação de Ralph Baer podendo variar entre 20 opções de atividades.
A má estratégia de marketing adotada pela Magnavox somado ao fato do aparelho não ter som poderiam ter levado a iniciativa para o fracasso, no entanto, acabou se tornando um grande sucesso junto ao público. A década de 1970 foi dominada totalmente pela Atari, contudo, surgiram também outras empresas atuantes nesse setor.
Videogames no Brasil
Embora na década de 1970 o mercado de videogames já fosse bastante profícuo com várias opções foi somente na década de 1980 que os games se popularizaram de verdade no Brasil. O primeiro jogo a ganhar destaque por aqui foi o Atari 2600, em 1983, que havia sido lançado nos Estados Unidos em 1977. O console foi trazido para o Brasil através da Polyvox, subsidiária da Gradiente contando com mais de 500 opções de jogos.
Jogos Eletrônicos na Década de 1990
A década de 1980 foi muito marcante no segmento de jogos eletrônicos tendo sido o momento em que jogos famosos e consagrados foram lançados como Super Mario Bros, Tetris e Ms Pac-Man entre outros. Na década seguinte, 1990, ficou difícil fazer algo mais impressionante, o destaque desse período fica com o Super Nintendo criado pela Nintendo como uma forma de estabelecer concorrência para o Mega Drive (Genesis, nos EUA). A Nintendo investiu então na criação do Nintendo 64 que obteve relativo sucesso, no entanto, acabou sendo deixado para trás pelo Playstation da Sony. A concorrência nesse setor é acirrada desde o início da popularização dos games.
Novo Século
O começo do novo século é marcado no setor de games pela chegada do Playstation 2 e pelo lançamento do Xbox da Microsoft. A empresa criada por Bill Gates desenvolveu um produto bastante competitivo para disputar a liderança do segmento. Não demorou para que o Xbox se posicionasse como o segundo console mais vendido no mundo e passasse a brigar pela primeira posição com bons lançamentos como o Xbox 360 e o Xbox One.
Outros destaques que merecessem ser citados são Wii e Wii U, Playstation 3 e 4 além do Nintendo Switch. O avanço da tecnologia permitiu criar experiências de jogos eletrônicas mais imersivas e que demanda cada vez mais profissionais preparados. É um mercado muito competitivo que está se direcionando para a criação de novas ferramentas baseadas em realidade virtual e recursos sensoriais.
O Futuro
Para onde a tecnologia dos games irá caminhar é bem difícil dizer com tantas possibilidades. Ser desenvolvedor de jogos eletrônicos está se tornando cada vez mais uma atividade multidisciplinar. Existe uma caminhada no sentido de tornar os jogos mais realísticos, mas sem perder a magia da criação de universos próprios com suas peculiares histórias. Como serão os videogames do futuro? Uma pergunta bem pertinente que será respondida ao longo dos próximos ano.
Gostou de conhecer mais sobre a história dos videogames? Curta e compartilhe!