Intel Quer Por Fim às Placas de Vídeo

Em anúncio nesta quarta-feira (5 de dezembro), a Intel apresentou o novo processador da família Core i7. Segundo a fabricante, o processador chamado de Sandy Bridge poderá até substituir placas de vídeo em computadores de gamers casuais a médios.

Intel Quer Por Fim às Placas de Vídeo

Intel Quer Por Fim às Placas de Vídeo

O novo chip irá unir, em uma única placa, as unidades de processamento central e gráfica. Novos recursos de segurança para mídias remotas também estão incluídos no pacote.

Um Novo Core i7

Ao contrário dos primeiros processadores da família i7, construídos em chips de 45 nanômetros, os novos i7 serão fabricados em arquitetura de 35 nm. Isso significa principalmente um menor consumo de energia tanto para funcionamento quanto para resfriamento.

Um Novo Core i7

Um Novo Core i7

O novo processador da família i7 foi apresentado pelo CEO da Intel, Paul Otellini, em Las Vegas na Consumer Eletronics Show. Segundo o diretor da companhia, o chip chega a apresentar desempenho 50% superior às primeiras GPUs da família. O aumento do desempenho se refere principalmente a tarefas mais pesadas como o processamento de imagens e jogos.

Novos Computadores Sem Placa de Vídeo

O lançamento do novo processador da Intel pode dar início a uma nova família de computadores. Essas máquinas sairiam de fábrica sem placa de vídeo, segundo Otellini. Isso por que o próprio Sandy Bridge dispensaria o uso de qualquer recurso mais avançado ou uma das soluções gráficas anteriores da própria Intel.

Novos Computadores Sem Placa de Vídeo

Novos Computadores Sem Placa de Vídeo

Tão intensas como as afirmações empolgadas do CEO da Intel também foram as desconfianças da comunidade tecnológica — gamers principalmente. A maior causa do alarde se refere ao histórico de ineficiência dos recursos integrados de vídeo vendidos para a companhia.

Esse tipo de chips sempre foi bastante usado para reduzir os preços de máquinas populares da mesma forma que o novo i7 o fará ao também dispensar uma placa de vídeo nos sistemas.

Intel Também Está de Olho em Hollywood

Não só os gamers estão na mira da Intel com sua nova família de processadores, como também os usuários domésticos mais conectados ao mundo tecnológico. A fabricante de chips anunciou que o Sandy Bridge contará com recursos de segurança de conteúdo.

Esse tipo de trava de segurança permitirá que estúdios e outros interessados distribuam mídias — como filmes e séries — na forma de streaming pela internet sem se preocupar com pirataria. Segundo a Intel, as negociações com os grandes estúdios de Hollywood estão em estágios finais e que os consumidores dotados de um chip da família i7 2011 poderá desfrutar de conteúdo digital em alta definição na mesma data de lançamento que os títulos em DVD e Blu-ray.

Os novos chips da Intel já estão sendo enviados para as montadoras. Segundo a empresa, começaremos a ver computadores com o processador a partir de maio desse ano. Os preços e versões do equipamento ainda não foram divulgados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.