As relações entre Argentina-Brasil é estreita e histórica e abrange todas as dimensões possíveis:. economia, comércio, educação, cultura e turismo, da guerra e da rivalidade à amizade e aliança, essa complexa relação já dura mais de dois séculos.
Depois de conseguir a independência da coroas ibéricas no início do século XIX, a Argentina eno Brasil herdou uma série de disputas territoriais por resolver das suas potências coloniais. A violação mais grave na relação foi a Guerra da Argentina-Brasil (1825-1828), liderada pela invasão brasileira e anexação da Banda Oriental.
Apesar dos numerosos períodos de hostilidade muda, a relação argentino-brasileira não foi definida pela hostilidade aberta para a maioria dos séculos XIX e XX. Houve uma competição em muitos níveis, e suas respectivas políticas de defesa refletida desconfiança mútua, mas a sua relação bilateral não foi contraditório. Brasil e Argentina são países vizinhos e fazem parte do Mercosul e são economias de grande destaque da América Latina.