Bluetooth: Como Funciona Essa Tecnologia?

Os dispositivos Bluetooth operam normalmente em 2,4 GHz na banda livre de rádio, frequência que se encontra disponível globalmente. A vantagem desta banda é que ela possui disponibilidade mundial e grande compatibilidade. Uma desvantagem para esta é que os dispositivos devem compartilhar a banda com outras fontes de emissão de frequência de radio. Isso inclui sistemas de segurança de automóvel, outros dispositivos sem fio, e outras fontes de ruído, tais como as microondas.

Escape

Como Funciona o Bluetooth

Como Funciona o Bluetooth

Para superar este monte de freqüência correlatas, o Bluetooth utiliza uma frequência rápida de regime e, portanto, utiliza pacotes mais curtos do que os outros padrões que utilizam a banda conjuntamente. Este regime contribui para tornar a comunicação Bluetooth mais robusta, veloz e mais segura.

Frequência de Salto

Internet

Internet

Para se entender melhor, a freqüência de salto é, basicamente, saltar de frequência a frequência dentro da faixa de rádio. Depois que um dispositivo Bluetooth envia ou recebe um pacote, o dispositivo (ou dispositivos) estão se comunicando com saltos para outra frequência antes do próximo pacote ser enviado. Este regime oferece três vantagens:

Permite que os dispositivos Bluetooth possam utilizar a totalidade da banda disponível, embora nunca a transmissão de uma frequência fixa por mais que um curto período de tempo. Isto ajuda a garantir que o Bluetooth esteja em conformidade com as restrições ISM sobre a quantidade de transmissão por frequência. Garante que qualquer interferência não vai durar por muito tempo. Qualquer pacote que não chegar em segurança ao seu destino pode ser reenviado para a próxima freqüência que esteja disponível na banda.

Fornece um nível básico de segurança, pois é muito difícil para um dispositivo de escuta prever em qual frequência os dispositivos Bluetooth terão a sua próxima utilização.

Concordância

Rádio

Rádio

Os dispositivos conectados, no entanto, devem concordar com a freqüência que vai para a próxima utilização. A especificação do Bluetooth garante isso de duas maneiras. Primeiro, ela define uma relação do tipo mestre e escravo entre dispositivos bluetooth. Em seguida, ele especifica um algoritmo que usa a informação de dispositivo específica para o cálculo das sequências no salto de frequência.

Um dispositivo Bluetooth que opera em modo mestre pode se comunicar com até sete dispositivos que são definidos como modo escravo. Para cada um dos escravos, o dispositivo Bluetooth mestre irá enviar seu próprio endereço e o valor do seu próprio relógio interno. As informações enviadas são então usadas para calcular as sequências de salto de frequência.

Como o dispositivo mestre e cada um dos dispositivos escravos usam o mesmo algoritmo com a mesma entrada inicial, os dispositivos conectados sempre chegam juntos na próxima frequência que eles acordaram. Como um substituto para a tecnologia de cabos, não é de se admirar que os dispositivos Bluetooth são geralmente alimentados por bateria, como mouses sem fio e telefones celulares alimentados por bateria. Para conservar o poder, a maioria dos dispositivos opera em baixa potência. Isso ajuda a dar dispositivos Bluetooth um alcance de cerca de 5-10 metros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.