Quando nós falamos de tecnologia, sempre nos vem à cabeça coisas relacionadas a computadores e também celulares, não é mesmo? Essa visão não está totalmente errada ,haja visto que isso também é tecnologia. O que está em jogo, na verdade, é a definição de somente isso ser considerado como tecnologia, o que não é verdade.
A tecnologia é o modo de facilitar algo que já existe, com o uso de ferramentas ou do próprio raciocínio humano. Podemos considerar que a tecnologia que se fez possível com que os seres humanos tivessem mais sucesso em suas caças em busca de comida, por exemplo, foram primordiais para que estivéssemos aqui hoje. Vale lembrar que, naquela época, não se tinha absolutamente nada para ajudar na caça, sendo que as primeiras medidas tomadas pelos seres humanos, assim que eles perceberam que poderia fazer isso, foi justamente a criação das ferramentas aplicadas na caça e na pesca de animais, além de usar essas mesmas ferramentas como maneira de proteção contra os animais em geral.
Outra tecnologia que foi descoberta por nós e que usamos constantemente hoje é o fogo, que é conhecido por, entre outras coisas, ajudar que os alimentos consigam ter uma consistência melhor, bem como também ajuda a deixar os alimentos mais saudáveis, como é o caso da carne: quando consumida crua, ela pode atrair uma série de problemas, por conta da presença de microrganismos em seu interior.
Outra tecnologia que podemos citar é, sem dúvida, a roda, já que, com ela, foi possível revolucionar a maneira de como as pessoas passaram a carregar vários tipos de coisa, incluindo elas próprias. A tecnologia surgiu a partir do momento que nós começamos a perceber que era bastante difícil fazer com que carregássemos diversos tipos de coisa em nossas costas. Dizem que os egípcios, por exemplo, foram os primeiros a desenvolver um sistema de irrigação a fim de umedecer a areia do deserto e, a partir daí, ficar mais fácil empurrar as grandes pedras que compõem as imponentes pirâmides.
E, em relação à tecnologia da informação, nós podemos notar uma grande gama de novidades, não é mesmo? Confira aqui como tudo começou.
O Início da Era Digital
O ser humano sempre pensou em deixar com que a sua vida ficasse cada vez mais prática. Isso incluía poder receber atualizações de tudo o que acontece ao seu redor de maneira mais facilitada. Podemos dizer que a era da comunicação começou lá atrás, na Idade Média, quando a imprensa começou a funcionar. Por imprensa, estamos falando da máquina capaz de imprimir em um curto espaço de tempo várias páginas, o que facilitou o acesso pela população para a comunicação.
O próximo salto experimentado pelas pessoas foi a invenção do rádio, que nada mais era do que a possibilidade de captar, através de um aparelho especializado em receber e converter os sinais, mensagens emitidas por uma central. Nesse método de captação, os rádios passaram a transmitir notícias, músicas e outros tipos de entretenimento. É uma das formas de comunicação mais eficientes do planeta, pois o sinal de rádio pode ser captado por todo o canto.
A Televisão
Logo depois, nós passamos a ter a necessidade de enxergar o outro, que, as vezes, a distância era tanta que atrapalhava esse encontro. A evolução natural do rádio era descrita como a possibilidade de você começar a ver o conteúdo que era passado através do áudio, tendo muito mais emoção e profundidade. Assim, durante os anos 1930 e 1940, um novo aparelho que seria a revolução da comunicação começou a ser desenvolvido. Assim, a partir do ano de 1945, a televisão começara a mostrar as suas asas. No Brasil, essa tecnologia chegou pro aqui a partir de 1950, pelas mãos de Assis Chateaubriand, que fundou a primeira emissora de televisão da América Latina: a TV Tupi. Grandes ícones da televisão Brasileira, como Hebe Camargo, foram responsáveis por “descarregar” os equipamentos para a instalação da TV por aqui quando estes chegaram de navio.
Pois muito que bem. A Televisão se desenvolveu e se popularizou muito no Brasil entre os anos 50 até os anos 2000, onde a população tinha a TV como o principal meio de comunicação.
As coisas hoje estão mudando, né? Pois um outro conceito em comunicação começou a ganhar fôlego e arrebatar cada vez mais pessoas para o seu lado: a Internet. Quando ela surgiu, nos idos dos anos 1990, ninguém imaginou (menos uma pessoa) que essa onda iria se alastrar e tirar o poderio e o monopólio da televisão sobre a transmissão de informações. E, o que vemos hoje, em 2019, é que o temor dos grandes conglomerados de mídia se concretizou: a internet está virando o principal canal de consumo de conteúdo do planeta. E isso está sendo cada vez mais percebido pelas empresas de tecnologia, que estão investindo cada vez mais nesse tipo de serviço para as pessoas.
A Tecnologia Na Internet
No início dos anos 1990, a internet era apenas uma página que não retornava muitas informações. Isso começou a mudar no fim dessa década, quando, em 1998, um serviço fundado revolucionaria o modo de como as pessoas consomem internet: um grupo de amigos fundou um sistema de buscas que tinha por principal objetivo organizar as informações existentes na internet e retornar até os consumidores desse conteúdo as melhores correspondências. Entrava no ar o Google.
Empresas de Tecnologia
Atualmente, o Google cresceu tanto que ele faz parte de uma holding de uma empresa muito maior, a Alphabet. Isso porque o buscador saiu tanto da sua trilha original que, durante os anos 2000 e 2010 ele passou a investir em vários tipos de projetos tecnológicos, como desenvolvimento de tecnologia espacial, novo métodos de consumir internet, enfim.
Outras grandes empresas tecnológicas, como a Microsoft e a Apple, também, tem nichos de desenvolvimento bastante declarados, onde elas buscam, cada vez mais, “internetizar” as coisas. Isso significa, por exemplo, criar casas e ambientes inteligentes, que possam ser controlados por meio da internet e, consequentemente, por meio do smartphone. Isso está cada vez mais próximo de se tornar realidade, principalmente no setor automotivo.