A gestão de redes é muito importante em cada organização empresarial, pois as operações de seus negócios dependem do bom funcionamento das redes internas. Todos os componentes de rede tem de ser periodicamente monitorados, porque se algum dispositivo não funcionar, isso irá causar muitas dificuldades, que afetam negativamente o seu negócio. É muito importante especificar sobre qual dispositivo está sendo monitorado. Existem muitos outros parâmetros, como aplicações, protocolos, equipamentos e outros processos que devem ser considerados para os planos de monitoramento.
Os Departamentos Que Cuidam De Uma Rede
Existem muitas divisões no gerenciamento de uma rede, como falhas de gestão, desempenho, gerenciamento de dispositivos de segurança e gerenciamento de mudanças, configuração e gerenciamento de implementação. O gerenciamento de falhas abriga o monitoramento que é feito em uma base ativa dos dispositivos utilizados. Uma atenção especial é necessária para especificar o que deve ser monitorado e um tempo de resposta deve ser especificado para os alarmes gerados. O processo de resolução de problemas é iniciado após os alarmes serem gerados. Os métodos de apoio são feitos pela equipe de TI para uma melhor solução do problema apresentado.
Gestão De Segurança
A gestão da segurança é outro aspecto importante, pois é onde os engenheiros se certificam de que os servidores e os dispositivos de rede estão seguros e funcionando de acordo com a política da organização. Existem diversos dispositivos no processo, como roteadores, firewalls, switches e muitos tipos de servidores. No processo de gestão de dispositivos, a manutenção do banco de dados é realizada. Ele abriga os dispositivos WAN, os módulos, os números de série dos aparelhos, as versões de IOS, a documentação do servidor e o design da rede.
Mais tarde, a configuração é executada na rede de servidores. A nova tarefa é criada para configurar os novos dispositivos, bem como para manter os servidores TFTP. A gestão da mudança é uma atividade muito importante para funcionar a disponibilidade da rede. Muitas pessoas fazem muitas alterações não autorizadas, sem pensar que podem causar sérios problemas quando as mudanças não funcionam corretamente. As alterações feitas dentro de uma rede, deve estar no íntimo entendimento e aprovação do centro de operações de rede, bem como a pessoa da equipe de suporte de TI que cuida disso.
Outra preocupação é implementar novas modificações, sem qualquer interrupção de trabalho dentro da rede. Existem várias aplicações SNMP com foco na gestão de dispositivos, circuitos e servidores. Sua versão, que é aplicada deve ser instalada no servidor. Estas aplicações SNMP monitoram os equipamentos roteadores e circuitos. Ao fazer a estratégia para o gerenciamento de rede eficaz estes elementos principais devem ser considerados para que o sistema não entre em colapso quando for exigido, que é o que geralmente observamos nas mais diversas situações.