Para quem pensa que os supercomputadores são coisa de filme temos que dizer que eles não só existem na vida real como muitos países investem milhões para ter o modelo mais avançado. Essas máquinas superpoderosas são capazes de realizar cálculos extremamente complexos além de prever desastres naturais como terremotos. A seguir vamos te apresentar os melhores supercomputadores da vida real.
O Que é um Supercomputador?
Antes de conhecermos quem são os protagonistas dessa lista de supercomputadores é interessante entender melhor o conceito a respeito dessas máquinas. Recebe a alcunha de supercomputador as máquinas que são velozes e tem grande capacidade de memória. As aplicações dessas máquinas são variadas podendo auxiliar em pesquisas no campo da medicina, química, física entre outros.
Máquinas com essa complexidade são essenciais para a realização de cálculos complexos bem como para resolver problemas de diferentes áreas. Os computadores com supercapacidade podem ser usados para estabelecer modelos climáticos, modelagem molecular, prever eventos como terremotos entre outros. As principais empresas do segmento de construção de supermáquinas são IBM, SUPERMICRO, NEC, SUN e Apple Inc.
Lista dos Melhores Supercomputadores
Abaixo estão listados os supercomputadores que apareceram nos primeiros lugares da lista do Projeto Top500 que tem como objetivo compilar as máquinas mais poderosas do mundo. A lista verifica quais são as máquinas com maior capacidade operacional atuantes no momento e em que países estão instaladas. O projeto teve início no ano de 1993 e continua realizando atualizações constantes.
Chineses no Topo da Lista
A China tem mantido a sua hegemonia no que diz respeito aos supercomputadores sempre com máquinas nos primeiros lugares do ranking o país tem conseguido desbancar os Estados Unidos. A primeira posição do Top500 ficou com o computador Sunway TaihuLight que se encontra no Centro Nacional de Supercomputação em Wuxi. Na sequência, em segundo lugar, está o computador Tianhe-2, instalado Guangzho, também na China.
Piz Daint – Suíço com Upgrade
Algo bastante interessante a respeito desse supercomputador suíço é que ele aparecia em oitavo lugar no Top500 anterior. O salto para a terceira posição se deve ao fato de que a sua performance chegou a 19.6 petaflops (que significa que ele é capaz de realizar 19.6 quadrilhões de operações de ponto flutuante a cada segundo). Essa máquina está instalada no Centro Nacional de Supercomputação da Suíça.
Titan – O Supercomputador Norte-Americano
O supercomputador suíço subiu para a terceira posição desbancando aquele que durante bastante tempo foi o terceiro colocado, estamos falando do Titan dos Estados Unidos. É bastante significativo que a terra do Tio Sam não esteja dentre os primeiros três colocados de uma lista de computadores superpoderosos que são também armas numa possível guerra.
Conheça o Supercomputador K – A Máquina que Prevê o Futuro
Uma das utilidades mais relevantes dos supercomputadores é contribuir para salvar vidas. O Supercomputador K instalado em Kobe no Japão tem se mostrado uma eficiente ferramenta para saber qual é a maneira mais eficaz de agir durante um superterremoto e salvar vidas. A máquina realizou uma série de simulações para verificar como um terremoto afetaria uma cidade como Tóquio.
Saber como os principais edifícios da cidade se comportariam e onde seria mais provável um desabamento pode ajudar a evitar que muitas pessoas fiquem sem resgate numa situação de crise. Além disso, o trabalho de combinação de dados realizado pelo Supercomputador K pode ajudar a prever quando novos terremotos irão afetar o Japão. O enorme computador está montado atrás de uma porta de vidro ocupando uma área de mais de dois hectares.