Simplificando, trata-se da relação entre dois computadores: o seu e o servidor. No entanto, embora o material do cliente seja executado em seu computador, ele ainda está armazenado no servidor. Faz sentido? Vamos explorar em detalhes. Quem é Quem Os termos cliente e servidor são usados em contextos de desenvolvimento web, tal como acontece com todos os termos de tecnologia. Estes são muitas vezes utilizados como referência, mas, infelizmente, muitas vezes também são usados quando um outro termo seria mais fácil de entender. De qualquer modo, cliente e servidor são relativamente fáceis de se familiarizar.
Eles simplesmente se referem ao local onde as diferentes funções de um website são executados. O servidor se refere ao código que é executado no servidor Web, e cliente se refere às coisas que acontecem dentro do navegador, que funciona em seu computador. A Rede Os termos cliente e servidor são usados para refletir o relacionamento dentro da rede de computadores ( Internet). No entanto, você não precisa entender os prós e os contras de rede para entender esses termos. O Processo Quando você navega para um site, uma série de coisas acontecem. Os dados e o código de programação do site são armazenadas no servidor web. O endereço do site identifica a localização do servidor, e o navegador solicita a página relevante a partir desta localização.
O navegador da Web recebe o conteúdo HTML do servidor, que é capaz de interpretar e exibir como uma página Web é, juntamente com as regras de texto, imagens e dados que determinam como deve ser exibido. Uma grande variedade de tecnologias são utilizadas no desenvolvimento da Web, alguns rodando no servidor, e alguns no cliente. O navegador da Web é basicamente capaz de exibir HTML, mas este HTML pode ser servido para isso de diferentes maneiras. Modelos O modelo tradicional da Web significa armazenar páginas HTML no servidor, que são simplesmente enviadas para o navegador e depois exibidas. Neste modelo, o conteúdo de um site foi todo escrito diretamente em arquivos HTML, e foram alterados manualmente, se as informações necessárias mudaram.
Programação em dois lados A programação do lado do servidor é uma das principais ferramentas envolvidas neste processo. As linguagens do lado do servidor, como ASP e PHP, são executadas em servidores Web, e estes enviam o conteúdo para o navegador solicitante a ser exibido. A programação do lado do cliente refere-se a funcionalidade que é realizada dentro do próprio navegador. Muitos sites tentam ser interativos de diferentes maneiras, e uma tal maneira é usar uma linguagem do lado cliente, como JavaScript. Tudo isso normalmente é usado para conseguir coisas como menus interativos e estilos que fazem os elementos em um site mudar a aparência e como você interage com eles usando o mouse e teclado – estes são geralmente realizados usando CSS (Cascading Style Sheets).