Mudanças são inevitáveis. Novos conceitos e ideias substituem as mais velhas, assim como as volumosas TVs mais velhas foram substituídas pelas TVs de LED, LCD e Plasma. Antes da chegada de filmes como Aladdin da Disney e de séries de televisão como Os Simpsons, a animação gráfica parecia ser um filme mudo de Hollywood. Um dos aspectos por trás do sucesso desses filmes e séries foram os animadores que os produziram.
A Animação Atualmente
Hoje em dia, a animação tem crescido muito mais do que antes. Ela não é apenas limitada aos cartoons ou aos filmes da Disney ou da Pixar, mas explodiu também na indústria de videogames. Além disso, há canais dedicados ao gênero e excelentes filmes em 3D, como Kung Fu Panda e Avatar. No entanto, a animação não é tão fácil como parece. Ser um animador não significa apenas desenhar bem em linha reta. Requer habilidades excepcionais de desenho, e, claro, várias aplicações diferentes de animação. Hoje em dia, um personagem de desenho animado, seja homem, mulher, animal ou qualquer outra coisa – deve ser adaptada às versões profissionais de uma série de pacotes de software. Na verdade, hoje, uma estação de trabalho computadorizada tornou-se muito comum, como um lápis e um caderno de antigamente.
Um Pouco do Ramo
Para o animador, a principal fonte para obter conhecimento e habilidades, ainda depende da arte nas escolas, instituições e faculdades. Mais importante ainda, muitos estúdios famosos e notáveis, como Disney, Dreamworks e outros, têm programas de bolsas muito interessantes para oferecer. Você deve se lembrar que a animação não se restringe à televisão e filmes. Ela se espalhou em escala muito maior e serve a várias indústrias, incluindo vídeo game, web design, representação arquitetônica, indústria de automóveis, catálogos de produtos, agências de publicidade, indústrias de brinquedos e muito mais. Para ser um animador profissional você deve procurar estudar e analisar todas essas indústrias para descobrir o que a maioria está pedindo. Se você quer começar sua carreira, prepare um portfólio completo de seu trabalho e envie para diferentes estúdios de animação.
Conclusão
A carreira de animador gráfico por computador é bastante semelhante à do designer gráfico. Uma vez que você ganhou uma experiência e um histórico diante do ramo, você pode certamente crescer ainda mais em termos de reputação no estúdio de animação. O importante é que este é um ramo em franca ascensão, com bastante recurso financeiro e que não cansa de abrir vagas para trabalho, mesmo que seja este sem muita experiência por parte da mão de obra. Os cursos não são tão caros assim e, certamente, você terá uma carreira saudável e longeva neste ramo de atuação, porta de entrada para muitas pessoas atualmente.