A mídia social se tornou um vício entre as pessoas. Ela mudou a nossa percepção coletiva de uma forma fragmentada e distorcida. Tanto é assim que a maneira como nos relacionamos com as pessoas on-line e na vida real mudou, e formou uma desordem complexa de comunicação, incompatível nos dois tipos de relacionamentos.
A Facilidade da Comunicação Virtual
A quantidade de tempo gasta por cada indivíduo, seja no Facebook ou no Twitter, se transformou em algo crescente. Multitarefa com o dia de trabalho, nos fins de semana e à noite, não importa onde você está online, já que isso inclui interagir com as redes sociais. Se você não responder, você ofende. As pessoas estão conscientes de que todos nós podemos acessar a mídia social em um determinado momento, de modo que deixar uma desculpa justificando o motivo pelo qual você não respondeu a um comentário, nem sempre é aceitável. Ao mesmo tempo, é incrivelmente difícil não se comunicar o tempo todo nas redes sociais. É um vício estar em contato constante por meio das redes sociais, e isso por si só é a principal forma de socialização e de manter contato com as pessoas.
A Realidade da Interação
A mídia social parece ser a última das alternativas quando se considera os níveis de interação real, bem mais profundos. É predominantemente destinado a ser claro, emocional e divertido e as pessoas não tendem a revelar muito sobre qualquer coisa de valor emocional real. Posteriormente, as pessoas se tornaram mais apáticas em relação aos seus relacionamentos. Quando a principal interação é feita através de uma plataforma social, que atua como uma embarcação para milhões de pessoas, não é de se admirar que o vínculo e sentimento de proximidade seja mínimo. A importância é colocada em áreas estranhas nas redes sociais.
“Mas é apenas o Facebook!”
Com o Facebook você acaba gastando seu tempo enviando várias mensagens para outras pessoas, enquanto você deveria passar o tempo com seus entes queridos. Quando você usa o Twitter, você passa a maior parte do seu tempo online enviando tweets a alguém que não deveria receber mais atenção do que as pessoas com as quais você convive. Então é trapaça estar no Tweeter e é infidelidade estar no Facebook? Bem, pode se dizer que sim, caso você esteja gastando tempo longe daqueles que você ama e o conteúdo de suas conversas seja considerado inadequado ao telefone ou na vida real.