Os códigos de barras são legíveis por máquina na forma de barras em preto e branco, que são usadas principalmente nos negócios para um melhor funcionamento e facilidade de gestão. Os sistemas de códigos de barras são usados para fins comerciais, principalmente quanto à precisão e por serem mais simples de processamento. Este sistema é o preferido pelos varejistas e empresários por causa de seu número reduzido de equipamentos e por ter um processamento mais rápido. O leitor de código de barras forma o equipamento principal neste sistema automatizado, uma vez que lê e identifica os códigos de maneira precisa. Existem diferentes tecnologias de digitalização utilizadas nos sistemas de código de barras, algumas das quais estão listadas abaixo.
Scanners
Esta é a tecnologia de código de barras mais utilizada, que tem um feixe de laser para ler os códigos. Devido à sua maior eficiência, os scanners a laser são utilizados na maioria das operações de negócios. Parece um pouco caro, mas proporciona um excelente desempenho, com manutenção reduzida. A precisão importa muito quando se trata da automação de código de barras e é plenamente atendida pelos scanners a laser. Outra vantagem desta tecnologia de digitalização é que ela pode capturar as imagens a partir de uma distância maior, quando comparada a outras tecnologias de digitalização.
Scanners de Projeção
Este tipo de tecnologia de digitalização funciona semelhante ao código de barras a laser, mas permite uma rápida leitura de códigos de barras em qualquer direção. Um padrão de barras é produzida neste sistema, o que faz com que o scanner de código de barras leia códigos de qualquer ângulos diferentes. Uma grande vantagem dos scanners de projeção é que ele pode ser implementado de maneira muito simples para fins industriais. Este sistema automatizado tem um conjunto de espelhos rotativos que fornece a automação dos código de barras com maior eficiência em um ritmo mais rápido.
Caneta
Um fotodiodo colocado junto com a fonte de luz é a característica deste tipo de leitor de código de barras. Sendo usado em aplicações simples, o fotodiodo mede a intensidade da luz refletida e garante a leitura do código de barras mais rapidamente. Uma caneta ou bastão é usado para se deslocar entre as barras pretas e brancas e gera uma forma de onda, que é decodificada pelo scanner de uma maneira melhor.
Scanners 2D
Sendo uma das conquistas da tecnologia recente, os scanners 2D requerem uma câmara para a leitura de códigos de barras em forma de imagens. Este tipo de tecnologia de digitalização lê os códigos de barras mais rapidamente e os decodificam usando o processamento digital de imagens para os computadores lerem. Os códigos de barras são comuns hoje em dia por causa de sua eficiência operacional, precisão e tecnologia avançada. Além disso, os códigos de barra implementados em telefones celulares estão sendo usados hoje em shoppings, lojas de varejo, reserva de bilhetes online e para muitos outros fins.