Jogos de terror são um ponto comum para a maioria dos aficionados em games eletrônicos. Todo bom jogador gosta de passar um pouco de medo com alguns dos grandes títulos disponíveis no mercado, sejam eles clássicos ou recém-saídos do forno.
O que importa é se deixar levar pela atmosfera de medo e perigo que esses títulos deixam no ar. Aí vão cinco jogos que um jogador que se preze não pode deixar de jogar para merecer o nome de jogador de verdade.
Silent Hill
Poucos games conseguem transmitir um clima tão medonho quanto Silent Hill. O título japonês lançado em 1999 pela produtora Konami e escrito e dirigido pelo mestre do terror Keiichiro Toyama traz para os jogadores o contato com um mundo muito além de seus piores pesadelos.
O princípio básico de seu enredo que instiga medo nos jogadores é a perfeita ambientação e sonorização dos cenários do jogo. Os produtores conseguiram criar nos títulos da série um mundo de terror psicológico beirando a claustrofobia.
Há efeitos de ruído nas imagens, sons abafados e indistinguíveis além de cenas perturbadoras que podem beirar o grotesco em algumas situações.
Todos esses elementos colocados sob uma história complexa e cheia de segredos e mentiras consagraram Silent Hill em todos os seus capítulos como um dos mais importantes títulos de terror da atualidade.
Clock Tower
Clock Tower foge da mesmice de muitos games e expõe o lado mais humano dos personagens. Nesse clássico de terror também japonês o jogador encarna uma frágil e indefesa garotinha. O objetivo, fugir do mal espalhado por todo o cenário.
Os três primeiros títulos da série Clock Tower eram baseados no já obsoleto estilo point and click onde o jogador vai apontando o que o jogador deve fazer usando o mouse ou o controle. Uma evolução desse estilo pode ser encontrada no mundialmente famoso The Sims.
O quarto capitulo da série lançado para Playstation 2 em 2003 se difere pelos demais por usar câmeras em terceira pessoa no estilo cinematográfico. O jogador ganha controle direto sobre o personagem e o move através dos apavorantes cenários filmados sob ângulos que valorizam as cenas, e tornam a jogabilidade ainda mais assustadora.
Condemned: Criminal Origins
Condened foi mais um game que conseguiu fazer seu nome com a diferença. Seu estilo segue os grandes thrilers de terror psicológico acompanhando pequenas doses de susto e imagens chocantes. O game é uma espécie de CSI onde o jogador incorpora um investigador do FBI especialista em análise de cena de crime.
A história começa a ficar complicada quando o personagem se vê vítima de uma armação e começa a ser caçado por seus próprios colegas de profissão enquanto é obrigado a seguir a pista de um perigoso serial killer para provar sua inocência. Ele vai descobrir, porém, que está metido em algo muito maior do que ele poderia sonhar quando os primeiros casos de uma misteriosa e avassaladora doença começarem a surgir por toda a cidade.
Condemned coloca o jogador frente a um FPS totalmente fora dos padrões. Ao invés de armas pesadas e cenas de tiroteio, jogador irá enfrentar inimigos cara a cara com os próprios punhos ou o que tiver ao redor como arma.
Dino Crisis
Esse é do fundo do baú. Dino Crisis apareceu em 1999 para o Playstation One, e teve sua sequencia Dino Crisis 2 em 2000 ainda para o Playstation One. A terceira sequencia da série somente foi lançada par ao console da Microsoft Xbox, seguindo a linha anterior de gráficos impressionantes dadas as características técnicas dos consoles da época.
Dino Crisis se baseia principalmente no terror mais simples de todos: o susto. O jogador que se aventurar pelos corredores apertados do Centro de Pesquisas da Terceira Energia deve estar preparado para o perigo em cada esquina. De brinde o jogador ganha um enredo envolvente e cheio de reviravoltas com direito a finais variados e armas futuristas.
Resident Evil
De longe o meu game favorito e com certeza o queridinho de muitos outros marmanjos por aí também. Resident Evil seduziu os jogadores com uma história interessante e uma jogabilidade impressionante. Misturando apreensão, suspense, sustos, quebra-cabeças e cenas de ação o game se tornou a fórmula perfeita para um jogo envolvente e impressionante.
Hoje em seu quinto episódio oficial, a série conta com recordes de vendas e gráficos fantásticos. A história continua a todo vapor e os fãs já estão ansiosos pela continuação da saga da ameaça biológica.
Uma coisa todos esses jogos tem em comum, além de te deixar de cabelos em pé, é claro: seus títulos ganharam sucesso e continuaram por vários episódios. Alguns jogadores os jogam simplesmente por jogar, outros são apaixonados pelo gênero, mas o que importa é a diversão garantida e o medo também.