As Formas Mais Comuns de Ciberataques

Grande parte dos ciberataques acontece por causa de motivos políticos ou financeiros. Por exemplo, hackers pode se reunir para atacar site do governo e tornar o ambiente inacessível para fazer o trabalho, o que congela qualquer forma de atividade na era da internet. Também existe paradigma no qual quadrilhas se organizam para fazer ataques no sentido de roubar dinheiro das contas de bancos, como acontece de forma pontual em sistema de bancos virtuais, caso do PAYPAL, por exemplo.

As Formas Mais Comuns de Ciberataques

As Formas Mais Comuns de Ciberataques

Ataques Políticos na Internet

No noticiário já não representa novidade saber que o site de grandes empresas ou governos recebeu ataques de hackers que estavam protestando por causa de alguma motivação de caráter social que objetiva o bem da maioria e não apenas de pequenos grupos de pessoas. O sistema eleitoral do Brasil tem como ponto positivo o reconhecimento mundial não apenas por causa do método de sistema como também no conjunto de especialistas que evitam acontecerem ataques durante os dias de eleições que pode chegar o quadro dos milhões por hora. No segundo semestre do ano de 2013 surgiu boatos de que o Brasil tinha sido espionado por Estados Unidos não apenas no aspecto político como também da economia. Dilma cobrou explicações do Obama sobre os documentos que evidenciavam o fato levado ao público por homem que trabalhava na CIA. Ficou inclusive marcada viajem na qual a presidente iria se encontrar com Barack nos Estados Unidos, mas o encontro foi cancelado por motivo não explicado. O documento que vazou para a internet coloca o Brasil na lista de países indefinidos quanto ao fato de aceitar a aliança norte-americana em favor dos EUA no controle econômico mundial. Entre os casos de ataques dos hackers com motivação política vale o destaque ao Grupo ANONYMOUS que como peculiaridade não tem líder que controla as invasões, mas grupos de indivíduos que objetivam exterminar a corrupção e atos contra os direitos humanos feitos por nações que estão no controle econômico do mundo. Caso emblemático está no WIKILEAKS que começou a divulgar os documentos que o Grupo conseguia ter acesso. O dono do projeto se encontra preso e em meio a dezenas de inquéritos. Com o aumento das formas comuns de ciberataques no setor da política os governos se unem para aumentar a censura e capturar os hackers que participam de grupos anarquistas na internet e que possuem o objetivo de retirar os políticos do poder.

Espionagem Industrial: Formas Comuns de Ciberataques

No mundo da concorrência e demanda de indústria a espionagem cibernética acontece de forma natural. Por esse motivo que grandes companhias investem alto no grupo que serve para defender a informação com uso da tecnologia. Especialistas em ataques do gênero consegue o acesso aos sistemas matrizes com conteúdo informativo e copiar não apenas as palavras como também gravações de vídeo e áudio. Com o tempo os ataques ganham em refinamento e a defesa precisa se atualizar para conseguir desarmar com êxito e sem colocar a inteligência da empresa em risco. Empreendimentos de renome compreendem existir necessidade de investir alto no setor.

Motivos Financeiros: Formas Comuns de Ciberataques

Representa a forma comum de ataque cibernético e que pode atingir qualquer tipo de pessoa, desde político até o feirante. Ao salvar músicas e vídeos na internet podem existir vírus que servem para copiar os dados pessoas e financeiros que são usados de forma posterior para fazer golpes ou saques no banco. Ter vírus básico para trabalhar na internet consiste em dica básica para quem acessa o mundo online e entra na conta bancária ou realiza compras no mundo virtual. Bancos pressionam o poder público a existirem medidas que servem para diminuir a prática que não tem prazo para terminar na internet. Instituições bancárias sofrem prejuízo por não ter a defesa contra ataques e por causa da necessidade de ressarcir o dinheiro pra não perder o cliente ou ter problemas com a justiça dos consumidores. Especialistas apontam que o inventor que conseguir sistema de segurança perfeito tem as chances de ficar bilionário da noite ao dia por causa da demanda mundial que existe por causa do serviço.

Motivos Financeiros: Formas Comuns de Ciberataques

Motivos Financeiros: Formas Comuns de Ciberataques

Índices de Ataques Comuns dos Hackers

Especialistas estudam por anos para saber quais os principais índices que evidenciam existir ataques em blocos nos espaços virtuais. Por exemplo, quando o administrador percebe que do dia para noite a audiência do público aumenta existe a necessidade de investigar com maior riqueza de detalhe por causa das chances de existirem ataques de hackers. Esses tipos de ataques acontecem por causa do sistema botnet no qual hackers conseguem vai o controle de múltiplas máquinas ao mesmo tempo. Com o excesso de criminosos fazendo o ataque na mesma página existem chances de acontecer problemas no servidor que trava de forma semelhante quando o computado está ligado com lista extensa de programas abertos. Uma das formas de coibir esse tipo de problema está em solicitar a barragem dos acessos dos números de máquinas suspeitas, o que pode ser feito de forma rápida ao entrar em contato com a administradora do servidor. Por causa da grande concorrência que existe por audiência na internet os pequenos projetos com alta audiência sofrem danos de ataques por hackers contratados por grandes empresas de comunicação que se sentem ameaçadas. Essa consiste em prática usual do grupo ANONYMOUS, ou seja, convocar o máximo de pessoas para fazer ataques ou mesmo o acesso no sentido de corromper o servidor que começa a travar.

Com o grande número de acessos ou ataques por segundo os defensores do sistema atacado não conseguem se defender com qualidade e o objetivo do grupo acontece com êxito para roubar a informação confidencial e divulgar ou apenas prejudicar o acesso aos sites institucionais de empresas e governos medidos como imperialistas. Com a globalização a força da tecnologia faz com que a mesma seja usada por grupos contra organizações. A internet também representa palco no qual os especialistas do poder privado e público travam batalhas contra especialistas em internet que realizam ataques em nome da maioria da opinião do povo ou por conta da necessidade da ganância e aventura.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.