Sim, é possível! Porém existem diversas prerrogativas que podem definir se o conteúdo pode ou não ser monetizado. Existem blogueiros que apostam no lucro via ADSENSE, ao ponto que também há especialistas em blog que apostam em novas formas de gerar lucro que não poluem a interface, ou seja, sem provocar uma avalanche de anúncios. De qualquer maneira, quando usuários compreendem que a quantia não surge na conta de forma mágica, mas depois de trabalho árduo, então aprendem a lição mais importante no setor.
Qualidade na Primeira Impressão
A segunda lição para monetizar na internet se encontra no trabalho da estrutura geral que existe na página principal que de certa forma consiste no rosto do projeto. Por exemplo, quando existe estrutura trabalhada de forma estética e com descrição de produtos feita com qualidade há maiores chances de o usuário fazer o acesso. Porém, quem aposta no ambiente apenas como outdoor de produtos de forma certa vende menos por passar menor confiança aos internautas.
Questão Propaganda: Audiência e Dinheiro no Blog
Donos de blogs em início de carreira podem pensar que sobrecarregar o site com anúncios pode ser a melhor forma de monetizar. Porém, assim como funciona na TV, poucos estão dispostos a ver comerciais no conteúdo. Ou seja, quanto maior o número de propaganda mais chances existem de usuários desistirem de fazer o acesso, em principal quando existem outros espaços que oferecem conteúdos parecidos, mas sem excesso de comercial no blog, causando assim o problema de baixa na audiência.
Questão de Conteúdo: Valor da Informação
As pessoas não se conectam na internet para ficar sem fazer nada. Para cada clique existe um objetivo que na maioria das vezes tem a busca por informação. O ambiente virtual que tem o conteúdo informativo exposto com melhor qualidade aumenta as chances de conquistar audiência e por consequência atingia a primeira lista dos principais buscadores na internet, como o Google, por exemplo. A informação pode ser desde a procura por produtos ou serviços como a comunicação na rede social. Por mais que seja difícil, também a principal dica para ganhar dinheiro no blog esteja na qualidade. Por exemplo, blog com artigos que traz vídeos, áudio e texto sobre o assunto aumenta as chances de ganhar em audiência, de forma principal quando quem escrever sobre o assunto tem nível especialista e traz balanços históricos qualitativos ou novidades na área. Não se esqueça de que em termos de blog é melhor focar em um assunto específico no sentido de monetizar ao máximo. No mundo do enfoque de blogs os empresários deve escolher um das duas formas elementares para ganhar audiência: Focar em assuntos com pouca ou muita concorrência.
Escolher o Assunto Perfeito: Baixa Concorrência
Não basta gostar de determinado assunto se na internet existem centenas de sites e blogs que falam o mesmo. Existem especialistas que se concentram em buscar demandas e depois lançar o produto no sentido de monetizar e lidar o nicho informativo no futuro. Por exemplo, um empresário de blog tem a ideia de lançar ambiente com notícias esportivas. Depois de fazer a pesquisa percebe que entre os diferentes esportes não existe a cobertura para o boxe de forma especializada. Pronto, a pessoa tem em mãos uma demanda informativa que não foi captada por portais ou grandes empresas do setor. Ao construir o blog e trabalhar com texto, áudio, fotos e vídeo as principais marcas de materiais esportivos de boxe devem fazer o contato para lançar novas formas de publicidade que geram alta rentabilidade para um blog cujo trabalho é feito por poucas pessoas.
Escolher o Assunto Especialista: Muita Concorrência
Quem confia no próprio nível especialista e não deseja escrever sobre assunto que não domina pode entrar em conflito direto na concorrência contra críticos com renome no mundo virtual ou na imprensa em geral. Como vantagem existe o fator da qualidade de conteúdo, ou seja, se os artigos têm novidades com maior valor de relevância ou observações peculiares de problemas específicos na área do que os grandes portais, o sucesso vai chegar de forma rápida.
Publicidade em Blogs: Conteúdo Imparcial ou Parcial
Quem foca em um assunto e coloca a qualidade de forma superior a quantidade tem maiores chances de chamar a atenção da publicidade do setor privado, desde que os resultados de sucesso na audiência sejam nítidos. Existem diversas formas de contatos estabelecidos, desde e-mails até comentários. Há empreendimentos que pagam para blogueiros escreverem pontos positivos sobre produtos ou serviços – esse pode ser uma forma interessante de ganhar renda, embora também exista o risco de diminuir o nível de parcialidade e por consequência perder na audiência de massa. Claro que conforme o projeto ser parcial pode ajudar em monetizar o site. Por exemplo, quem faz um blog de macroeconomia defendendo o liberalismo e apontando críticas de intervenções do governo na economia pode ganhar o apoio publicitário de empresas que possuem o mesmo ideal. Cabe ao dono do blog ter a sensibilidade para entender quais os melhores caminhos monetários de acordo também com a sua visão ideológica do mundo. Ou seja, vale a pena fazer algo apenas para ganhar muito dinheiro ou a ganhar quantias consideráveis no longo prazo ao fazer a cobertura informativa de acordo com o que acredita ser o conceito certo para melhorar a sociedade.
Usar Recursos Tecnológicos Para Blogs
Nos dias atuais existem recursos tecnológicos que podem ajudar no blog a ganhar qualidade e por consequência audiência. Por exemplo, há programas online que trabalham para saber se existem cópias nos artigos, um dos piores problemas para quem quer fazer ciberespaço rentável, visto que os buscadores penalizam ambientes virtuais sem conteúdo exclusivo. Outro recurso que pode ajudar são os programas online que servem para buscar as principais palavras chaves que estão sendo buscadas na internet sobre determinado assunto. Por exemplo, ao colocar no buscado o termo “mercado de trabalho” surgem opções diversas: Crise no mercado de trabalho, como acessar o mercado de trabalho, como se preparar mercado de trabalho, entre outros. Ao fazer artigos que preenchem as dúvidas e colocando as palavras-chave de forma correta aumentas as chances de liderar rankings do Google e por consequência evoluir a audiência;
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier