O Daily Scrum é um evento que também é muito conhecido como Reuniões Diárias ou, no inglês, como Daily Meeting, podendo ser abreviado por Daily apenas ou também chamado de Stand-Up Meeting ou Daily Stand-Up ou, ainda, Scrum Diário, que faz uma mistura entre as línguas.
Essa reunião ocorre rodos os dias e dura por cerca de quinze minutos. Nela, são discutidas coisas como o que foi realizado e qual é o planejamento para até o próximo dia. Isso geralmente ocorre entre pessoas que pertencem a algum time ou equipe de projetos, por exemplo, e há inúmeras vantagens de realizar essa reunião todos os dias, favorecendo os pontos fortes, corrigindo os fracos e proporcionando maiores chances de o time avançar e cumprir seu objetivo.
Outros benefícios desse método é o aprimoramento da relação entre as pessoas que compõem a equipe, fazendo com que melhor a comunicação entre as pessoas, bem como o engajamento entre elas e entre as habilidades de cada um e os objetivos do coletivo. O método por trás do Daily Scrum se baseia, basicamente, em três pilares que são a inspeção (relacionada ao progresso), a adaptação (relacionada aos ajustes e aos impedimentos do planejamento) e a transparência, que está relacionado a manter todos os componentes do grupo cientes de tudo o que está acontecendo.
Por durar apenas 15 minutos diários, muitas vezes se torna algo muito mais acessível e favorável a todos do que extensas reuniões semanais que podem durar até mais de duas horas, além de haver grandes chances de esquecimento de pontos que deveriam ser explanados e resolvidos, mas que devido à passagem do tempo foram deixados para trás. Isso pode favorecer o fato de a equipe permanecer com alguns defeitos que acabam nunca sendo melhorados, deixando como se fosse um defeito permanente naquela equipe, o que acaba sendo uma grande fraqueza perante os competidores.
Outro benefício é o fato de que os problemas acabam não se arrastando e, portanto, os impedimentos para a progressão e para o desenvolvimento da equipe são rapidamente eliminados e substituídos por ações que são tomadas e soluções que são elaboradas e implementadas de maneira mais rápida do que se fossem realizadas em reuniões semanais ou quinzenais, por exemplo.
Os objetivos do Daily Scrum podem ser resumidos em um acrônimo em inglês, que é o GIFTS. A letra G é de Good Start, que está relacionada a iniciar bem o dia; a letra I é de Improvement, que tem como lema a promoção de uma melhoria contínua no planejamento; o F de Focus, está relacionado a fazer com que as pessoas se lembrem de manter o foco nas coisas que realmente são importantes para aquilo que se está fazendo; o T é de Team, que promove a união da equipe e tenta eliminar o sentimento de individualidade e o próprio individualismo entre as pessoas que trabalham entre si; e o S de Status, que tem como finalidade fazer com que as pessoas se comuniquem entre si sobre o que está acontecendo.
Além de estabelecer a questão do limite máximo de 15 minutos por reunião, uma vez que estudos mostram que após esse período as pessoas acabam deixando de prestar atenção nas coisas que estão acontecendo, fazendo com que elas desviem o foco do que é importante, essas reuniões devem ocorrer no mesmo local e no mesmo horário todos os dias. Tudo isso promove uma sensação de compromisso e de que aquilo faz parte de suas rotinas diárias. As faltas e os atrasos podem fazer com que seus responsáveis sofram algum tipo de punição, por exemplo, para fazer com que todas as pessoas se esforcem ao máximo para comparecerem.
As três perguntas que são respondidas durante as reuniões são as seguintes: “O que eu fiz ontem que ajudou o Time de Desenvolvimento a entender a meta em questão?”; “O que eu farei hoje para ajudar o Time de Desenvolvimento atender a meta em questão?”; e “Eu vejo algum obstáculo que impeça a mim ou o Time de Desenvolvimento no atendimento da meta em questão?”. Sendo assim, as pessoas acabam respondendo a essas questões ao longo dos 15 minutos de reunião e, para que isso fique o mais organizado possível, é interessante nomear alguém do grupo para servir de facilitador da discussão, favorecendo e otimizando a reunião.