Dicas Para Fotografar Objetos

Você com certeza já parou para observar uma propaganda de algum produto que você usa, seja perfume, sapatos, produtos de limpeza e muitos outros. Acontece que se você observar bem, muitos desses objetos são fotografados de maneira diferente e saber fazer isso faz uma diferença muito grande na hora de montar uma publicidade, seja apenas um banner, catálogo ou até mesmo propaganda audiovisual. Se você é um fotógrafo profissional, com certeza deve ter aprendido essa técnica em seu curso de formação, mas se você é apenas um curioso, pode ter se perguntado algumas vezes como essas fotografias são feitas. Alguns cuidados devem ser tomados para que essas fotografias sejam feitas e se você deseja se tornar um fotógrafo de objetos, deve começar estudando sobre o assunto desde cedo. Então que tal conhecer um pouco mais sobre essa técnica e saber como começar a fotografar objetos para campanhas publicitárias? Mais abaixo você conhecerá um pouco mais sobre como fazer isso e quais as principais dicas para que seu trabalho seja feito com muita qualidade e precisão. Lembrando que não são somente as dicas abaixo que vai torná-lo um profissional da área, pois existe todo um cuidado principalmente com o manejo do objeto.

Primeiros Passos

Se você quer fotografar objetos e ainda não começou um curso de especialização no assunto, pode começar a fotografar em casa mesmo com os objetos que tem a sua disposição. Você pode começar com uma taça vazia. Começando a fotografar bem taças vazias, a ponto de deixar as suas fotos disponível para qualquer fabricante usar em seus catálogos, com certeza vai ser um mega pontapé na sua profissão. Isso se dá porque as taças geralmente são objetos de um nível imenso de reflexão e como todo objeto fotografado não pode conter nenhuma indicação do que se passa do lado oposto, obter um bom resultado acaba por ser um bom exercício. Para ressaltar o contorno da taça, você pode trabalhar diretamente a contraluz do objeto. Isso vai fazer com que a ideia de transparência seja reforçada e você tenha como resultado, um objeto brilhante e com um reflexo que favoreça a sua beleza. Um diafragma fechado, um refletor base localizado acima da taça e com o foco voltado para o fundo é o ideal para realizar esse processo. Com apenas essas duas peças, você vai conseguir deixar um degradê em escala de cinza um pouco claro na sua foto, o que dá um efeito bem bonito. Geralmente as fotos de produtos são solicitadas com fundo branco, pois isso facilita o trabalho do produtor do conteúdo publicitário que geralmente é feito no Photoshop, Corel Draw ou Illustrator. Então fotografar uma taça transparente ou qualquer outro vidro sem coloração, com um fundo branco, acaba tornando-se uma tarefa que vai exigir bem mais cuidado de você. O uso de um espelho pode ajudar muito o resultado.

Contraluz

Como citamos mais acima, trabalhar a contraluz de um objeto faz toda a diferença, principalmente se ele não possui cor, se é um objeto de vidro ou plástico transparente. A contraluz pode ser trabalhada com um refletor base que é sempre colocado acima do objeto e com o foco voltado para o fundo do cenário a ser fotografado. Se você usar rebatedores colocados sempre em cada uma das laterais do objeto a ser fotografado faz com que o volume do objeto seja aumentado, já que por ser transparente ele não se ressalta naturalmente. Você também colocar um pequeno espelho sempre à frente do frasco, refletindo a marca ou o nome do produto, caso não tenha pode ser um determinado ponto, isso faz toda a diferença. A iluminação já é feita por softboxes nas laterais da cena que será fotografada para eliminar todos os reflexos e destacar mais o objeto a ser fotografado.

Contraluz

Contraluz

Equipamento

Falar de equipamento para fotografia de objetos é muito relativo de fotógrafo para fotógrafo, pois cada um adapta melhor o seu estilo de trabalhar de acordo com a sua necessidade. Mas ao mesmo tempo em que existe essa adaptação, existem outros equipamentos que são totalmente indispensáveis, pois sem eles você não produzirá um conteúdo com qualidade. Se você não está com grana disponível para montar um estúdio para esse tipo de trabalho, pois sabemos que o material custa bem caro, usar a criatividade nessa hora conta e muito para improvisar e ter o melhor resultado possível para seus objetos fotografados. Você vai precisar claro, de uma boa câmera. Câmeras profissionais são indispensáveis e as marcas e modelos são os mais variados possíveis. Como a maioria dos objetos vai exigir o fundo branco para que a imagem seja trabalhada da melhor forma, uma tenda montada para servir de cenário é muito importante. Alguns profissionais utilizam madeiras, paredes ou até mesmo cortinas, claro que é uma boa saída, mas qualquer tipo de mancha que aparecer na foto, vai resultar na perda de qualidade do seu trabalho. O ideal é que você observe bem toda a região, se quiser pode até fazer fotos de teste para saber se não existe nenhuma mancha, rasgo ou até mesmo uma simples dobra no tecido.

Se você não tem condições financeiras de comprar uma tenda profissional, você pode improvisar uma usando caixa de papelão recortada e com algumas folhas de papel ou de tecido mesmo que devem ser presas aos orifícios das laterais, no fundo e na parte superior da caixa para que nenhuma luz entre, assim como também devem ser utilizados para o revestimento da caixa. Claro que esse é um processo de montagem bem trabalhoso e muitas vezes você precisará ter várias caixas em casa, pois dependendo do objeto você não conseguirá o resultado desejado apenas com uma. Apesar de trabalhoso, é bem eficiente para todas aquelas pessoas que buscam resultado de seu trabalho mas ainda não podem manter um padrão de estúdio mais elevado. Outro objeto indispensável para o seu trabalho é um tripé. Esse item vai causar a estabilidade da sua imagem, evitando que ela saia tremida ou qualquer tipo de desfoque, já que sabemos que um milímetro fora do programado faz toda diferença na fotografia. Além desse motivo, o tripé vai captar melhor os mínimos detalhes e deixá-los mais nítidos e perfeitos. Assim como indicamos mais acima, você pode não ter ainda condições de comprar um tripé e pode improvisar deixando a sua câmera em uma câmera em qualquer superfície totalmente plana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.