Como Reduzir a Taxa de Rejeição de um Site?

Taxa de rejeição é a inimiga de cada site por representar percentual de visitantes que visualizam a página de forma rápida e descartam o consumo da informação por algum motivo. Pode ser frustrante e caro, de modo principal a quem já investiu tempo e dinheiro em SEO e anúncios pagos para receber os visitantes no site. Nenhum empreendedor quer que o trabalho duro vá para o lixo uma vez que a pessoa atinja a página, mas não consuma o valor informativo. As empresas precisam se certificar de encantar as primeiras impressões dos visitantes a fim de reduzir a taxa de rejeição e manter a pessoa envolvida com a marca. Para ajudar a combater as taxas de retorno existe lista de considerações de usabilidade que podem ser usadas para diminuir a taxa de rejeição do site e melhorar a retenção do visitante. De layouts especiais para carregamento mais rápido, há série de maneiras de manter os internautas no gancho.

Como Reduzir a Taxa de Rejeição de um Site?

Como Reduzir a Taxa de Rejeição de um Site?

1-Consciência de Posicionamento no Anúncio

Em termos gerais ninguém gosta de olhar para a publicidade, mas a realidade é que muitos sites não poderiam sobreviver sem elas. Os anúncios são o mal necessário que permitem aos provedores de conteúdo ganhar dinheiro, mas muitas propagandas podem ser chatas em excesso aos leitores e prejudicarem o fluxo da audiência. Publicidade próxima da navegação no site pode causar cliques acidentais que forçam os visitantes a deixarem a página não de forma intencional, causando frustração. Muitos anúncios acima da dobra do layout significam que os leitores têm mais a percorrer antes de chegar ao coração do ciberespaço. Além disso, propagandas que interrompem o conteúdo ou se apresentam como se fossem uma parte do ambiente virtual podem causar confusão e frustração. Mantenha a publicidade de forma destacada, mas longe o suficiente do caminho que os visitantes podem usar no site em virtude do conteúdo.

2-Contraste é Chave

Ninguém vai ficar em um local que não pode ler. De todas as maneiras de aumentar a acessibilidade de um site, talvez a maior e mais fácil esteja no uso do bom contraste. Não apenas torna o ambiente virtual mais acessível aos visitantes que podem ter dificuldade de enxergar, mas também tem efeito global ao fazer o conteúdo importante ser encontrado com maior facilidade, aumentando a concentração de quem está lendo. O contraste pode ser poderosa ferramenta para direcionar a atenção do leitor para onde quer que vá. Pessoas estão acessando a web via dispositivos móveis, o que significa que o site será visualizado em variedade de resoluções de tela. Independente do número de condições de iluminação o conteúdo informativo precisa ser o mais legível possível.

2-Contraste é Chave

2-Contraste é Chave

3-Navegação Qualitativa

Assim como ninguém vai ficar em um local que não pode ver, também não deve permanecer em lugar que não se pode navegar com qualidade. A navegação deve ser proeminente, clara e de fácil acesso. Considere o uso da barra lateral ou links de topo do rodapé em resoluções pequenas para estimular clique alvos. Evite menus que fornecem alternativas, visto que são inacessíveis em dispositivos sensíveis ao toque. Caso o site tem grande quantidade de conteúdo se faz necessário incluir a funcionalidade de busca e um mapa do site para ajudar aos visitantes a encontrar com facilidade a informação que está procurando.

4-Cuidado! Confusão!

Uma das maiores causas de uma alta taxa de rejeição é a confusão visitante. Se um visitante novo no site tem que descobrir ou caçar informações dizendo o que o site faz, então foi acesa a bandeira vermelha imediata. Propósito do site deve ser evidente e expresso de forma clara, tanto na concepção como no conteúdo. Páginas de turismo podem ser ótimas maneiras para dar informações adicionais para usuários que querem aprender mais, mas não deve ser uma necessidade de entender sobre o seu produto, serviço ou site. Use manchetes e gráficos para destacar os recursos e informações importantes chave. O conteúdo deve ser organizado e completado em tal maneira que guia o leitor através da experiência.

4-Cuidado! Confusão!

4-Cuidado! Confusão!

5-Respeito aos Usuários

Depois que o visitante está envolvido com o conteúdo não é necessário fazer nada para interromper o fluxo. Anúncios intersticiais, pop-up dentro do seu conteúdo de texto, interrupções para falar com representantes de chat ao vivo ou se inscreva para receber boletins informativos podem virar a opinião positiva do leitor em questão de segundos. Trate os usuários com respeito. Permite utilizar o site para a finalidade com apresentação organizada de conteúdo e informações divulgadas de maneira clara.

6-Cuidados: Acesso Móvel

O acesso móvel permite aumento do tráfego ao passo que cria novas preocupações sobre a leitura e navegação. Se o site recebe uma grande quantidade de tráfego móvel construa o site em torno de um layout responsivo, que utiliza técnicas, como consultas de mídia CSS para reorganizar e expandir o conteúdo com base em resolução da tela. Não se esqueça de alta resolução de imagens e folhas de estilo para a exibição. Isto melhora a nitidez da imagem e fidelidade, tornando o site muito fácil de ser visualizado em tela pequena com dispositivos que suportam a tecnologia display. Dependendo da finalidade, complexidade e funcionalidade do site, várias versões de visualização de tela devem estar disponíveis. No entanto, para a maioria dos sites da web, um projeto ágil é uma ótima maneira de garantir fácil acesso a grande número de dispositivos.

6-Cuidados: Acesso Móvel

6-Cuidados: Acesso Móvel

7-Monitoramento da Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição do site é fácil de controlar com ferramentas como o Google Analytics. Tais ferramentas podem mostrar as taxas em diferentes páginas do site e forma sobre como o usuário chegou ao ciberespaço (busca orgânica, busca paga, anúncio, banner), mudanças ao longo do tempo e outros dados para que se possa cavar para encontrar vazamento que causa reveses no acesso do ciberespaço.

Como regra geral, uma taxa de retorno de cinquenta por cento é a média. Se você ultrapassar sessenta por cento, deve estar preocupado. Superior a oitenta por cento, existe um grande problema. O desenvolvedor que constrói poderia ter trabalhado de forma exclusiva no Firefox não consegue verificar o desempenho no Internet Explorer, Safari e Google Chrome. Fique atento!

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.