A parte que analisa diretamente como funciona o desenvolvimento de diversos tipos de softwares e também o processo de gerenciamento de produtos finalizados a partir desse conceito, é designada diretamente como um tipo de especificação que visa instruir e identificar a partir da identificação de determinado usuário, quais são suas responsabilidades e qual sua função dentro do desenvolvimento de um certo tipo de trabalho. Esse usuário pode ser chamado e considerado muitas vezes como um tipo de usuário final, ou até mesmo o usuário relacionado ao sistema dentro do desenvolvimento desse tipo de software.
As história de usuário podem então facilitar e agilizar muito o processo e construção de determinado tipo de desenvolvimento de metodologias relacionadas ao processo exclusivo de desenvolvimento de alguém software. O desenvolvimento dessa metodologia é verificado a partir da analise de alguns requisitos que serão considerados básicos dentro desse processo.
Esse tipo de metodologia está presente muitas vezes dentro de um processo de desenvolvimento do Scrum, um processo metodológico que visa realizar os projetos de softwares e desenvolvimentos de projetos de uma forma muito mais rápida e fácil, para os próprios desenvolvedores, e também para o cliente final e os investidores diretos do projeto.
Esse tipo de ação do documento de histórias de usuário é um processo que pode ser realizado de uma forma muito fácil, onde com um simples bloco de nota voe poderá inserir quais são os dados do usuário, sua função desenvolvida no projeto, o porquê da atribuição de determinada função ao usuário entre outras informações, podendo assim facilitar a visualização direta de todo o processo.
As historias de usuários podem muitas vezes facilitam diretamente o processo de desenvolvimento de algum projeto, seja ele de qualquer âmbito, já que dá ao usuário uma oportunidade de verificar e seguir as instruções geradas a partir de informações pré-selecionadas.
A Criação Dos Documentos De Histórias De Usuário
Como o processo de utilização das histórias de usuários é um processo que visa principalmente facilitar todo o escopo da visualização do projeto desenvolvido, quando falamos da criação do processo do próprio documento de histórias de usuário podemos observar que na maiorias das vezes acaba sendo um processo conjunto, onde existe a participação direta dos desenvolvedores dos projetos e o cliente em si, ou um representante do mesmo. Além disso, os gerentes, ou donos do produto, quando analisamos que a história de usuário será inserida no contexto do Scrum, costumam estar presentes.
Com esse time formado em uma reunião, todas os desenvolvedores juntamente com as demais pessoas poderão firmar um conceito que entrará de acordo com a ideia de todos para que haja a formulação das historias de usuário. Para a criação do mesmo, geralmente os desenvolvedores e supervisores do projeto realizam algumas perguntas para o cliente, afim de saber qual o resultado final esperado pelo mesmo, e com ele pretende acompanhar o desenvolvimento de seu projeto.
O Documento
Para a criação desse documento de história de usuários geralmente pode-se observar um modelo clássico, que acaba sendo muito utilizado em diversas empresas que atuam nesse ramo.
Para isso, os dados devem ser preenchidos de acordo com as informações que os desenvolvedores e clientes desejem, mas que como um processo de guia, muitas vezes acabam sendo seguidos por um modelo específico que poderá indicar aos desenvolvedores e clientes qual o resultado final de seu produto.
Existem algumas plataformas que oferecem alguns tipos de estudos dos casos, e assim facilitam o entendimento de todo o processo de desenvolvimento desse documento.
Documento De Histórias De Usuários Exemplos
Podemos então exemplificar como o documento de história do usuário poderia ser realizado em uma reunião entre essas pessoas, demonstrando assim que apesar de ainda não ser tão utilizado por empresas, a criação e utilização desses documentos é realmente muito simples e objetiva.
Quanto a um administrador de uma empresa, ele poderá escrever em seu documento qual será sua aspiração para o desenvolvimento de um determinado negócio, e como o mesmo deseja realizar esse processo.
Eu como administrador (do projeto/empresa) assumo que tenho como meta principal (qual a finalidade seu processo) para que assim (a meta final).
Dessa forma todos os outros encarregados de casos diferentes poderão observar diretamente como e porque esse tipo de ação estará sendo realizada, e de qual forma você pretende supervisiona-lo, atribuindo assim sua própria função principal.
O desenvolvedor do projeto também é capaz de realizar esse tipo de ação, exemplificando de uma maneira muito simples todo o seu processo, como por exemplo:
Eu como desenvolvedor direto (do projeto em si) afirmo que tenho como meta (qual será sua principal função dentro de todo o desenvolvimento final desse processo) para que assim (especifique aqui como você espera que o cliente e supervisores analisem o resultado final do projeto em si)
É muito fácil realizar a documentação direta desse tipo de ação, e ela pode ser realizada de diversas formas, seja digitalmente, em documentos especialmente desenvolvidos para essa situação, ou até mesmo em anotações consideradas mais simples e que foquem no desenvolvimento do projeto.
Para que todo esse processo da criação desse documento possa sair de uma forma mais elaborada, existem alguns passos que podem ser devidamente estudados e analisados, e os mesmo podem ser encontrados nesse link https://www.analisederequisitos.com.br/como-escrever-user-story-fantastica/.