Gente, analisem comigo: o tempo é uma das coisas mais preciosas e sagradas que temos em nossa vida, não é mesmo? Por causa disso, não hesitamos em economizar o maior tempo possível em nossas atividades, sejam elas quais forem: trabalho, estudo, diversão, enfim. Tudo deve estar milimetricamente planejado para que consigamos fazer tudo em um tempo hábil e não deixar nada para trás.
Só que, como bem sabemos também, os tempos são outros: muitas pessoas deixam de fazer suas coisas por não conseguirem se organizar com as milenares técnicas que são passadas de geração para geração para serem aplicadas em nossas vidas profissionais principalmente. Nós temos sempre que lembrar que os novos tempos demandam novas técnicas a serem pensadas e realizadas, a fim de ajudar a treinar o nosso tempo e fazer com que se consiga arranjar tempo para, praticamente, tudo.
E, já que estamos falando em como organizar o nosso tempo, você já ouviu alguma vez falar em Scrum? E em Sprint? Não? Nunca? Pois a hora de aprender um pouco mais sobre essas ferramentas é agora. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o Scrum e o Sprint, bem como, também, irá aprender como aplicar essas ferramentas em sua vida profissional.
O Scrum: Primeiras Impressões
Imagine a seguinte situação: você está indo para mais um dia de trabalho. Chegando lá, você descobre que fará parte de uma comissão para planejar um novo produto a ser realizado. Papo vai, papo vem, você vê, também, que não terá encontros para decidir sobre esse projeto, que será realizada uma reunião geral no fim da semana para apresentar os resultados.
E se rolar alguma dúvida? E se você não tiver certeza do que está fazendo? É muito bom levar tudo isso em consideração, haja visto que algum deslize pode acometer todo o projeto e, assim, muitas coisas podem acontecer com você, inclusive perder o seu emprego. E se eu disser para você que é possível fazer um trabalho desse tipo de uma maneira bastante sustentável, fácil e rápida? Pois é, é possível!
Funcionamento do SCRUM
O SCRUM é uma ferramenta que se baseia em dividir um projeto a ser realizado em diversas áreas com poucas pessoas em cada área. Segundo o princípio do projeto, quanto menos pessoas envolvidas nas áreas, mais o projeto pode andar. Aí, o que acontece a partir daí: ele dita as regras que devem ser feitas no projeto mas estabelece uma coisa que é sagrada: toda manhã (ou toda a noite) é necessário que haja uma reunião entre todas as áreas e que os membros dessas áreas sejam encorajados a conversar.
Isso mesmo: eles devem debater entre si quais foram as metas que eles conseguiram bater, bem como, também, qual foi a metodologia utilizada para alcançar esse tipo de meta, entre outros. Mas, o mais importante disso tudo é que as áreas deve colocar nessas mini reuniões tudo aquilo que não pode ser executado ou que vocês, por ventura, não tenham conseguido fazer. Isso porque, com essas falhas expostas, você pode ter uma ajuda de outras áreas, bem como, também, elas podem identificar as falhas e te instruir no que fazer.
Essas reuniões do Scrum não costumam ser demoradas, acontecendo, praticamente, em 15 ou 20 minutos. Mas, não se esqueça: no outro dia, uma outra reunião de mesmo teor. Aí você poderá ter a chance, mais uma vez, de explanar os problemas ou se, de fato, conseguiu realizar aquilo que você queria.
Uma das vantagens do Scrum é, justamente, ajudar o idealizador do projeto a economizar tempo, dinheiro e mão de obra: é muito mais fácil e barato identificar problemas no projeto quando ele ainda estiver sendo discutido: imagina só você fazer o projeto todo bonitinho e redondinho e, do nada, ao final do projeto, você identificar um problema, digamos, bobo, que poderia ter sido resolvido antes mas, agora, compromete todo o projeto? Ai não dá, não é mesmo?
O Sprint
Em paralelo ao Scrum, está o Sprint: em conjunto com o Scrum, o Sprint pode fazer um grande trabalho em criar diversos tipos de áreas para um projeto e organizá-lo de uma forma melhor: o sprint cumpre o papel visual do projeto planejado pelo Scrum: ele consiste em organizar uma apresentação com vários tópicos com o intuito de mostrar para todos o andamento de um projeto, bem como, também, deixar a todos os outros membros da empresa que não fazem parte direto da comissão a par de como o projeto está caminhando.
Integração Dos Funcionários
Para que essas pessoas entendam o Sprint, no entanto, elas já devem estar mais ou menos entendidas sobre o foco do projeto, bem como, também, estarem atentos às essas apresentações para que, qualquer erro que possa vir ou visualizar, ele possa opinar sobre sugerindo uma revisão. O momento que ele irá fazer isso será na parte do review, que também faz conjunto com o Sprint.
No link a seguir, que está em inglês, você pode conhecer um pouco mais sobre Sprint Planning Timebox:
https://www.scrum.org/forum/scrum-forum/15375/sprint-planning-duration