O sprint backlog é um artefato de grande importância dentro do movimento do scrum, e que pode fazer com que os resultados das ações traçadas dentro desse planejamento possam ser observadas de forma mais clara, facilitando o entendimento de todas as pessoas que fazem parte da equipe de desenvolvimento dos projetos em si.
Antes de analisarmos de forma completa o que é o Sprint Backlog, vamos entender como funciona a metodologia scrum, e também, qual a sua finalidade.
Sabe-se que hoje, o scrum é um dos métodos mais cotados para ser utilizados dentro de diversas empresas, e objeto de estudo e aprimoramento de diversas pessoas que buscam preencher vagas dentro das mesmas.
O Scrum, é um método que foi desenvolvido para ser utilizado dentro da indústria, fazendo com que os processos de construção de protótipos e softwares possam ser realizados de forma mais rápida, com menos perda de dinheiro e chances de erros.
O sucesso dessa metodologia se dá por diversos fatores, que podem abranger informações como o processo de sua construção e estruturação, e também na fase de aplicação do mesmo.
Um dos diferenciais da utilização desse processo é a distribuição de tarefas que cabem dentro do scrum; diferentemente de processos usuais utilizados em outras empresas, onde cada funcionário se torna responsável prontamente do desenvolvimento do projeto e apenas isso, no scrum, as pessoas selecionadas para fazer parte do time de desenvolvimento acompanham todo o processo de execução do projeto.
Além disso, a possibilidade de interação e mudanças ao longo do desenvolvimento do mesmo é muito maior do que as observadas em empresas onde essa metodologia não foi aplicada, reduzindo assim as chances de ao final do processo de construção de determinado produto, verificar-se que poderiam haver melhorias, e também descobrir problemas, fazendo com que seu processo de construção seja realizado novamente do zero.
O scrum é divido em diversas fases, que irão marcar como está situado o avanço do projeto. Essas fases são chamadas de Sprints; os sprints representam as fases necessárias até que o processo de entrega do projeto seja concluído.
Dentro dos sprints, existem diversas características que marcam e analisam como está o processo de andamento do projeto em si. Uma dessas características é o sprint backlog.
Agora que já entendemos de forma completa como se dá o funcionamento do scrum e suas principais características, podemos partir para o desenvolvimento do conceito do sprint backlog, e como ele funciona.
O Que É Sprint Backlog?
Dentro da metodologia scrum, existem algumas divisões que ocorrem com o intuito de classificar pessoas para se tornarem gestoras de sua equipe, um desses gestoras se chama Product Owner, e ficará responsável por desenvolver diversas funções dentro da execução do projeto, atuando basicamente como o gerente de sua equipe.
Esse indivíduo, no começo da execução de um scrum, analisa juntamente com os investidores qual a finalidade do projeto, suas espectadoras e também estipula algumas outras informações consideradas relevantes para o desenvolvimento do projeto.
Logo após esse processo, o mesmo deverá planejar quais serão as ações realizadas dentro de casa sprint, e que farão com que o projeto consiga ter andamento. Algumas informações nesse processo são de extrema importância, como por exemplo, o processo de análise de sua equipe de desenvolvimento. O product owner não deve estipular metas de trocado sprint que não poderão ser cumpridas pela sua equipe, já que assim, isso significaria um atraso.
Logo após estipular essas atividades, chamadas de product backlog, o indivíduo deve convocar uma reunião com os demais integrantes de sua equipe, e também seus clientes e investidores, a fim de que todos fiquem cientes de como está o desenvolvimento do projeto e quais serão passos tomados em cada ciclo de sprint.