Sprint Retrospectiva O Que É?

Não é novidade para ninguém que as empresas estão em constante movimento, não é verdade? Pois bem. Desde que a Revolução Industrial chegou ao nosso mundo, com a revolução das máquinas, a criação do motor à vapor (e, consequentemente, do trem), o ser humano vem com ideias para fazer com que a indústria fique cada mais competitiva e, ao mesmo tempo, mais flexível e rentável.

Quando estamos estudando sobre a história da indústria acabamos por perceber que o ser humano sempre buscou satisfazer os seus desejos, os mais insanos e também os mais básicos. É por conta dessa busca incessante por novas maneiras de se fazer alguma coisa é que estamos aqui hoje. Se não fosse isso, muito provavelmente estaríamos extintos ou não estaríamos tão evoluídos desse jeito.

É fato que a industrialização do nosso planeta deu uma guinada bastante grande a partir da segunda parte do século XX, tendo isso refletido diretamente na industrialização do século XXI, na qual a agilidade, a criatividade s, sobretudo ,a atenção aos custos estão sendo cada vez mais cobrados.

As Startups

Startups

Startups

Nós estamos percebendo que há uma grande movimentação em torno das startups, empresas que são criadas por pessoas com poucos recursos mas que tem ideias inovadoras, sendo geralmente absorvidas por empresas maiores quando o negócio começa a engrenar. Geralmente, essas startups começam suas atividades em instituições de ensino superior, como uma forma de trabalho dos alunos. Um exemplo disso é a AgroSmart, empresa que foi criada por alunos da Universidade Federal de Itajubá, a UNIFEI, e, hoje, é referência em um sistema inteligente de irrigação de plantas.

Para que essas startups possam funcionar de maneira adequada, é necessário que haja uma organização em relação à reuniões ou algo do tipo. E, uma das maneiras de organizar tais reuniões é utilizar métodos mais eficazes para tal. Um desses métodos é, sem dúvida, o uso do SCRUM. Mas você sabe como funciona essa ferramenta? Aqui nesse artigo, iremos mostrar um pouco mais para você sobre o que é o SCRUM e suas áreas, além de dar uma explicação sobre a Sprint Retrospectiva. Confira a seguir.

O Que É SCRUM?

O SCRUM nada mais é do que um método muito empregado em empresas responsáveis pelo desenvolvimento de softwares em geral, já que o planejamento está interligado com os anseios das startups. Em se tratando do SCRUM, ele possuí divisões internas, que são conhecidos por sprints. A sprint, por sua vez, representa um Time Box dentro do projeto, que deve ser executado para que o projeto inteiro possa dar certo. Para que tudo isso aconteça, é bastante necessário que exista uma lista com as prioridades que devem ser colocadas no projeto. Essa lista é conhecida pelo nome de Product Backlog.

Quando uma sprint começa a ser implementada, é necessário fazer uma Sprint Planning Meenting, ou seja, é uma reunião na qual o planejamento fica por conta do Product Owner, que vai fazer um verdadeiro pente fino das solicitações do Product Backlog, priorizando aquilo que ele acredita que será importante para o projeto.  A equipe que está junto com o Owner pega a lista editada por ele e analisa quais serão as solicitações que já poderão ser incluídas nesse sprint que se inicia. Assim que isso consegue já ser determinado, tais solicitações saem do espectro do Product Backlog e passam para o Sprint Backlog.

Sistema SCRUM

Sistema SCRUM

A Importância das Reuniões Diárias

Vale lembrar que a sprint é diária e, a cada fim dessa sprint, se faz necessária uma reunião com todos os membros do projeto, para que seja contado um pouco do que foi feito até agora. Apesar de parecer bastante extenuante, já que são reuniões diárias com o intuito de fazer com que cada membro saiba o que está rolando com o andamento das outras áreas. Na verdade, isso é justamente o contrário: as reuniões diárias têm uma duração de, no máximo, quinze minutos. E, em se tratando de esforços econômicos e de pessoal, a intenção dos sprints é justamente fazer com que esses esforços sejam economizados.

Pense só: você não acha que é mais fácil fazer com que possíveis problemas do projeto sejam corrigidos durante o processo do que chegar no final do projeto todo pronto e encontrarem possíveis problemas? Pois é. Muita gente acredita que esse é o melhor caminho também. E nada melhor do que chegar nesse caminho por meio da percepção dos outros membros sobre o que foi feito no projeto. Pois, quando estamos executando, dificilmente encontramos problemas logo de cara. Outras pessoas que não estão familiarizadas com o processo podem acabar por perceber esses erros logo de cara. Essa reunião geralmente é realizada na parte da manhã, sendo conhecida por “Daily Scrum”. A sua realização na parte da manhã se justifica por que as pessoas que participam desta reunião no início já tem uma percepção maior do que o espera naquele dia de trabalho, ajudando a fazer com que todos entrem na sintonia de dar o seu melhor nos projetos.

A Sprint Retrospectiva

Sprint Retrospectiva

Sprint Retrospectiva

Depois que as pessoas concluem um sprint, elas sentam e revisam ele completamente, já que, a partir disso, também fica mais fácil identificar possíveis vícios em se tratando do projeto. Depois disso, entra a parte do Sprint Retrospective, que se caracteriza como a caça pelo que funcionou durante a execução daquela sprint. Ou seja, é o momento para os membros do grupo dizerem o que ficou bom naquele projeto, o que não ficou bom, se os métodos utilizados foram suficientes para sanar os problemas, enfim. A partir disso, eles podem planejar uma nova sprint, com uma nova temática de trabalho, passando a empregar todos os processos que deram certo na sprint anterior. Vale a pena ficar atento que, apesar de um processo ter dado bom em uma sprint, a sua aplicação em outra sprint não é garantia de que realmente vai dar certo. O bom é sempre ter uma avaliação, sucinta, para saber se ela é, de fato, válida.

Depois de tudo isso finalizado, é hora de passar para a próxima sprint, iniciando todos os outros parâmetros (confecção do Product Backlog, entre outros).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.