O computador se tornou uma ferramenta crucial para o nosso dia a dia, como podemos perceber atualmente, a maioria das empresas trabalham em função do computador e mesmo empresas que trabalha fora do segmento de informática ainda contam com o computador para manter controle de estoque e também para funcionar como uma central de vendas. Estudos afirmam que empresas que antigamente trabalhavam apenas com vendas pessoais e por telefone, agora também podem contar com a internet e com os mensageiros instantâneos, sendo uma forma rápida de entrar em contato com os clientes e o melhor, o serviço é totalmente gratuito, sendo um ponto bastante positivo. Para quem já está a par dos componentes que constroem um computador, sabem que quando falamos de armazenamento de arquivos consequentemente falamos do HD, sendo ele o principal responsável por guardar nossos documentos. Também denominado de Disco Rígido, esse componente pode funcionar de forma renovável, ou seja, a pessoa pode encher o HD de arquivos e depois deletar todos esses arquivos, porém diferente do que muitas pessoas imaginam, os arquivos não são apagados totalmente, ainda ficam “rastros” dos arquivos no HD, e com o tempo e modificação dos arquivos de um lado para o outro dentro do HD, pode fazer com que o mesmo fique cheio de dados, diminuindo a velocidade de seu trabalho. Muitas pessoas acreditam que a lentidão pode ser por falta de memória ou falta de processamento do computador, quando na realidade o processador, memória e HD trabalham de forma conjunta, e caso um desses componentes esteja trabalhando de forma lenta, consequentemente o computador não conseguirá manter o nível de processamento. Com o arquivo deletado ou modificado de pasta, o mesmo acaba não sendo armazenado inteiramente, ficando em vários pedaços dentro do HD, o que consequentemente tira muito espaço útil do disco rígido e também diminui a velocidade de processamento.
http://www.youtube.com/watch?v=OXMAyMQjt3IDesfragmentação – O Que é?
Como dito acima, o HD que recebe muitos arquivos no qual o usuário está sempre movimentando, seja para mudar de pasta ou até mesmo deletando, começa a juntar informações inúteis para o rendimento do computador, o que acaba se tornando um grande problema. Nesse caso precisamos da desfragmentação de disco para colocar todos os arquivos no lugar e potencializar tanto a velocidade de processamento quanto o ganho em espaço no HD, até mesmo porque alguns arquivos são armazenados em partículas que ficam soltas em praticamente todo o HD, e a desfragmentação faz com que essas partículas sejam reunidas. Diferente do que muitas pessoas imaginam, a arquivação dentro do HD acontece conforme o modelo e tipo de cada arquivo, ou seja, arquivos de imagem são armazenados em um local, arquivos DOC são arquivados em outro local e assim sucessivamente, visando dessa forma melhorar o controle em relação aos arquivos e também agilizar a abertura de pastas. Antes da desfragmentação esses arquivos ficam misturados e armazenados em partículas, ou seja, uma parte fica em uma parte do HD, outra parte em outra região do HD e assim sucessivamente.
Reflexo disso é a demora no processamento e também a dificuldade de abrir pastas, sendo que o sistema operacional fica lutando para apresentar informações sobre um determinada pasta, por isso manter o disco sempre desfragmentado é de suma importância para manter a qualidade e também a vida útil de seu HD, pois a final de contas o HD é elevado ao máximo quando conta com muitos fragmentos. Atualmente existem várias ferramentas oferecidas gratuitamente pela internet, algumas dessas ferramentas oferecem muita qualidade e bom desempenho em relação a desfragmentação, porém o Windows também oferece essa ferramenta em praticamente todos os seus sistemas operacionais. Essa ferramenta é muito simples de ser utilizada, porém deve ser aplicada principalmente em um momento onde o computador não será utilizado, pois dependendo do computador a taxa de processamento pode diminuir bastante pelo uso da ferramenta, além disso, a taxa de processamento da desfragmentação também pode cair, aumentando muito o tempo que a ferramenta utiliza para fechar o ciclo de desfragmentação. Uma dica interessante é utilizar a ferramenta quando você irá deixar o computador, sendo ideal fazer durante o período da noite, lembrando que caso seu HD tenha um grande período de uso, o ciclo irá demorar várias horas, principalmente se seu HD for muito grande, pois quanto maior o espaço, maior o ciclo de desfragmentação.
Como Utilizar a Ferramenta
A ferramenta de desfragmentação pode ser utilizada tanto através de softwares de terceiros ou através da própria ferramenta oferecida pelo Windows, nesse caso é necessário apenas clicar na partição que você deseja desfragmentar, lembrando que todas as partições devem ser feitas a desfragmentação, porém o disco C é com certeza o que mais necessita de desfragmentação. Para começar o processo clique com o lado direito do mouse na partição que você deseja desfragmentar, logo após irá aparecer informações sobre o disco, como espaço que estão ocupados e espaços que estão sendo utilizados. Logo na parte superior da página você irá se deparar com a aba “ferramentas”, essa acaba conta com algumas ferramentas e logo a segunda das três é a ferramenta de desfragmentar. Feito isso irá aparecer a ferramenta com algumas opções, entre elas as liberadas para selecionar está o botão “analisar” e “desfragmentar”, clique no botão “desfragmentar”, lembrando que na parte superior você também pode selecionar outros discos. Clicando no botão é necessário apenas aguardar, pois o programa irá fazer praticamente tudo.
Lembrando que ao clicar no botão “desfragmentar” o disco será analisado e assim que for totalmente analisado o programa irá perguntar se você deseja desfragmentar o disco. Basta clicar no botão “sim” para que a desfragmentação seja feita corretamente, lembrando que os dois procedimentos demoram algumas horas para ficar pronto. Após terminar a desfragmentação você deve desligar seu computador, ao reiniciar você irá perceber que o mesmo já está com processamento já está bem mais rápido.