Como Lidar com os Problemas de Disco Rígido e Monitor

O disco rígido do computador é, em última análise, essencial para manter todos os seus arquivos, pastas, programas e informações.

disco rigido-1

Como Lidar com os Problemas de Disco Rígido e Monitor

Se o disco rígido está com defeito, pode ser um problema enorme. Normalmente, as unidades de armazenamento apresentam defeito após longos anos de uso do computador. Ter uma unidade defeituosa pode tornar o PC, de algum modo, inútil. Se você está planejando substituir o disco, talvez seja melhor comprar um PC novo ou construir o seu próprio modelo, se você souber.

Sinais de Defeito no Disco Rígido

Alguns dos sinais comuns de que um disco rígido está em vias de quebrar: acesso muito lento para transferência de arquivos, problemas ao iniciar, arquivos corrompidos ou danificados e muito barulho ao acessar o disco rígido.

Se o ruído fica muito mais alto do que o habitual, o seu disco rígido pode estar insinuando que há algo errado com ele. Se você percebeu algum destes sinais, a primeira coisa importante a fazer é copiar todos os arquivos importantes para uma mídia diferente, o mais rapidamente possível, para evitar a perda de dados. Interrompa o uso de suas atividades normais com o disco rígido.

disco rigido-2

Sinais de Defeito no Disco Rígido

No entanto, se você não notar qualquer um destes sinais, mas você ainda quer descobrir se realmente há algo errado com o seu HD, você pode usar uma ferramenta para testá-lo. Visite o site do fabricante e baixe uma ferramenta que pode lhe ajudar a testar sua integridade. Depois de descobrir que seu disco rígido está com defeito, pare de usá-lo imediatamente. Suas opções incluem agora substituir a unidade ou simplesmente comprar um novo computador.

Quando o Problema é no Monitor

Se você está lidando com um monitor que não liga, há algumas boas maneiras em que você pode corrigir o problema. Os problemas de tela têm, muitas vezes, razões menores, tais como cabos soltos ou desconectados do monitor, mas se seu monitor já é dos mais antigos, o problema pode estar relacionado com a placa gráfica. Você tem que saber primeiro o motivo principal de seu monitor não exibir nada.

Verifique os cabos. É uma coisa muito básica que se deve fazer na maioria dos casos de problemas no PC. Verifique também se o monitor tem alimentação suficiente e se está recebendo um sinal do seu computador.

disco rigido-3

Quando o Problema é no Monitor

Substitua o monitor por um outro para ver se o problema é apenas o monitor ou se é a placa gráfica. Se a placa gráfica é o problema, você terá que ver se ela está encaixada corretamente na placa-mãe. Se for, então você pode ter que substituí-la por uma nova placa de vídeo.

Se o seu monitor precisa ser substituído, é melhor não tentar mexer dentro dele. Evite abrir porque é muito perigoso tentar resolver os problemas e muitas vezes não compensa recuperar os componentes em uma eletrônica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.