Viciados em Smartphones

Os Smartphones chegaram ao mercado mundial há alguns anos e hoje acabam sendo uns dos aparelhos eletrônicos mais consumidos em todo o mundo. Porem, esse alto consumo e necessidade de estar sempre com o aparelho mais novo e tecnológico possível, está afetando diretamente a vida de diversas pessoas em todo o mundo.

O uso de Smartphone foi pensado para que as pessoas pudessem realizar algumas funções que antes exigiam muito mais esforços, e mais aparelhos, pudessem utilizar um só celular, e que nele fosse possível realizar diversas atividades que antes necessitariam de um computador, calculadora, câmera fotográfica e diversos outros.

Porém, essas novas funções que são sempre adicionadas aos aparelhos acabaram fazendo com que as pessoas se tornassem quase que dependentes de todo o Smartphone, para que pudessem realizar tarefas básicas, ou até mesmo processos mais complicados. Com isso, o processo de dependência desse aparelho acabou se torando grande, e isso afeta diretamente o convívio social de algumas pessoas, bem como o caminhar de sua vida, de uma forma saudável.

Essa dependência constante pelos aparelhos eletrônicos parece que cada vez mais, vem chegando a seu máximo ápice, e isso preocupa diversos especialistas ao redor do mundo. A empresa Google solicitou que uma pesquisa com seus usuários fossem realizada, e a partir dos resultados da mesma, a empresa responsável pela pesquisa, OTX pôde constatar que os usuários quase que em sua maioria, totalizando cerca de quarenta por cento, relataram que utilizam tanto o seu aparelho eletrônico, que muitas vezes acabam realizando suas atividades pessoais, como ir ao banheiro, juntamente com o aparelho.

Uso Intenso do Celular

Uso Intenso do Celular

A Utilização Excessivas Dos Aparelhos Celulares

Apesar desse ser um processo que é muito criticado, por diversas empresas, sejam elas relacionadas a área da saúde, ou mesmo do desenvolvimento tecnológico, existem alguns aplicativos que acabam sendo desenvolvidos para que os usuários possam utilizar enquanto estão no banheiro, na maioria das vezes alguns jogos que são considerados um passatempo, e assim fazem com que o usuário se sinta entretido por seu aparelho digital. Esse dado obtido por essa empresa de pesquisa, pode demonstrar o quão preocupante acaba sendo esse vicio relacionado ao uso de Smartphone hoje.

Além desse importante dado, a pesquisa pode também constatar que seus usuários muitas vezes preferem utilizar o Smartphone, do que um aparelho maior, como notebooks e computadores de mesa. Um processo que acaba influencia bastante esse comportamento dos usuários são as funções que acabam sendo atribuídas a esse aparelho. Como exemplo podemos citar o desenvolvimento de planilhas, a possibilidade de produção de textos e apresentações, que antes acabam sendo exclusivas desses aparelhos. Hoje, a partir de seu Smartphone é possível realizar essas funções, com desempenho total, o que acaba facilitando muito o tempo dos usuários, já que o aparelho está sempre conectado a sua mão, facilitando o processo de edição, e até mesmo o compartilhamento dessas informações.

Cerca de 93% dos usuários dessa plataforma, acabaram afirmando que essa é uma opção muito mais vantajosa para os mesmos, que hoje muitas vezes têm a possibilidade de substituição dos aparelhos considerados antigos, por novos celulares, que irão desempenhar funções quase que na mesma velocidade, facilidade e intensidade de computadores.

As possibilidades que são inseridas dentro desse pequeno aparelho são infinitas, possibilitando que cerca de 72% dos usuários afirmem que preferem realizar compras por meio de seu Smartphone, de forma online, do que ir até um estabelecimento físico.

O Brasil é um dos países que mais consomem esse conteúdo tecnológico, disponibilizado pelos aparelhos eletrônicos, constatando então que o vício no Brasil, desses aparelhos, é considerado grande.

A Pesquisa Da Revista Time

Uma pesquisa foi divulgada pela revista Time, que se juntou com a empresa Qualcomn para observar o comportamento de usuários de Smartphone de oito países do mundo. Estes responderam a varias perguntas, onde acabou sendo constatado pela equipe dessas companhias, que de todos os brasileiros que possuem um ou mais Smartphone, metades podem ser considerados pessoas viciadas nesse aparelho, e em sua tecnologia.

Essa pesquisa foi realizada de uma forma muito simples, quando analisada em um contexto. Isso porque, uma das formas de arrecadar os dados para a pesquisa, acabou sendo a verificação de quantas vezes um usuário desse aparelho realiza a checagem do mesmo, ainda que não houvesse nenhuma notificação, ou até mesmo chamada no aparelho.

Desespero Causado por Falta de Internet

Desespero Causado por Falta de Internet

A pesquisa constatou então que mais de 50% dos usuários desse aparelho no Brasil acabam checando o mesmo ao menos um vez, dentro de um período de trinta minutos. Dentro desses 58¢ para ser mais exato, cerca de 35% acabavam realizando essa checagem do aparelho ao menos uma vez, a cada intervalo de dez minutos.

A pesquisa ainda levou em conta os lugares considerados mais confortáveis ou favoritos para que o usuário possa checar seu celular, e acabou sendo constatado que na maioria das vezes, os usuários preferem realizar esse processo dentro de ônibus públicos, quando estão a caminho de suas casas, por exemplo, após o dia de trabalho. Esse acabou sendo elegido por cerca de 68% dos usuários totais, como o lugar mais confortável para se utilizar o aparelho.

Como segunda opção de cerca de 67% desses usuários, foi constatado que o momento em que o mesmo está em frente à televisão acaba sendo muito considerado, para utilizar seu aparelho eletrônico.

Os números de pessoas que utilizam seu Smartphone para realizar transações bancarias, compras e vendas de bens também não e considerado pequeno, já que a cerca de 40% dos usuários realizam esse tipo de movimentação diretamente de seu aparelho celular. Esse numero é considerado ainda maior quando falamos de uma taxa etária específica, como entre cerca de trinta e cinco anos de idade a quarenta e dois anos de idade, onde os usuários acabam realizando com maior intensidade esse tipo de ação, cerca de 52%, de todos eles.

Nomofobia

O vicio nesses aparelhos eletrônicos se apresenta hoje tão grande, que acabou sendo considerado uns transtorno, a Nomofobia.

O uso de aparelhos eletrônicos, como celulares acabou se instalando no cotidiano dos brasileiros e diversas outras pessoas do mundo, a partir da década de noventa, quando os primeiros modelos do mesmo acabaram sendo disponibilizados para venda.

Claro que no começo desse processo, os aparelhos eram considerados precários, quando comparado com os disponíveis hoje no mercado. Em sua maioria, eles acabavam inicialmente apenas realizando o processo de envio de torpedos, ligações telefônicas, e ao longo dos anos novas funções foram sendo adicionadas a seus aparelhos, como calendários, calculadoras, alguns jogos básicos e possibilidade de conectar-se com a internet diretamente de seu aparelho.

Essas são apenas algumas das funções que foram sendo adicionadas ao aparelhos, e que fazem hoje, o Smartphone ser considerado quase que obrigatório na vida de uma pessoa. As funções desses aparelhos acabam cada vez mais sendo consideradas essenciais por seus usuários, e o processo de compra dos mesmos acaba fazendo com que o processo de necessidade de troca dos mesmo se tornem em uma grande obsolescência programada.

Nomofobia, o Vício em Smartphones

Nomofobia, o Vício em Smartphones

Esse termo pode ser utilizado para definir com clareza o processo que vivemos hoje com a era dos Smartphone. Isso porque, novos aparelhos estão sempre sendo lançados e prometendo a seus usuários comerciais extravagantes e grandes divulgações, uma nova era da tecnologia, com funções e designs que são considerados por eles totalmente inovadores.

Todo esse processo acaba fazendo com que os usuários dos aparelhos estejam sempre trocando por novos Smartphone os seus, que muitas vezes não oferecem um grande tempo de uso. Dessa forma, o mercado tecnológico cresce cada vez mais, e acaba abusando dos processos de vendas de muitos aparelhos, ainda mais quando falamos de aparelhos que são considerados estrangeiros, e quando vendidos no Brasil por exemplo, contam com uma grande taxa de imposto em cima do mesmo, fazendo com que seu preço seja considerado muito alto.

O consumo versus a troca quase que imediata dos aparelhos, além de tudo, ainda causa um processo de descarte tecnológico muitas vezes realizado de forma muito errônea, que acaba tendo grande influência no meio ambiente.

Todos esse processos acabam sendo causados a partir da dependência do ser humano hoje por seu aparelho celular, e por essas e outras razoes, hoje a Nomofobia é considerada uma doença que exige sim um acompanhamento psicológico, afim de tentar fazer com que os pacientes e usuários se desapeguem do vicio dos seus respectivos aparelhos celulares.

Segundo pesquisas realizadas pela UIT (União Tecnologia de Telecomunicações) o numero de aparelhos celulares desenvolvido e utilizados hoje em todo o mundo, conseguiu superar a marca de sete bilhões de aparelhos, o que pode ser comparado diretamente com o numero de pessoas que habitam todo o mundo, fazendo com que cada pessoa tenha a oportunidade de ter o seu próprio aparelho, quando relacionado ao número dos mesmos disponíveis em todo o planeta.

Os Anos Anteriores e a Tecnologia Hoje em Dia

Diferentemente de anos atrás, quando os computadores eram considerados os principais meio de acessos a rede de internet, os Smartphone hoje ocupam essa importante posição. Os Smartphone hoje acabam funcionado como diversos aparelhos, em um só, com funções de câmeras fotográficas, em suas maiores variações, que acaba fazendo muitas vezes com que usuários que são altamente ligados no mundo da fotografia, se mantenham sempre atento a esse tipo de novas tecnologias, bem como as atualizações disponibilizadas no mercado nesse ramo.

A facilidade do acesso a internet e meios de comunicações, faz também dos Smartphone um sonho de consumo para muitas pessoas, já que muitos processos relacionados a trabalho e entretenimento antes acabavam sendo disponibilizados apenas por computadores e notebooks.

Amigos Não Conversam Mais Por Conta do Vício em Celulares

Amigos Não Conversam Mais Por Conta do Vício em Celulares

O termo da Nomofobia tem origem do inglês, que retrata uma abreviação do termo no-mobile-phone phobia, ou seja, medo de não estar com seu celular, em sua tradução mais literária. Essa foi uma expressão que acabou sendo criada e desenvolvida no Reino Unido, e retrará o medo e desespero de uma pessoa quando ela não está perto de seu aparelho celular, ou com o mesmo disponível para o uso. Esse é um termo que acaba sendo utilizado então para descrever processos emocionais onde a dependência da utilização desses aparelhos é considerada muito grande.

Para que uma pessoa seja considerada portadora de Nomofobia, algumas caraterísticas acabam sendo consideradas, e podem apresentar diversas variações, dentre os pacientes analisados dentro dessa condição. Geralmente, todo o processo de dependência desses aparelhos acaba sendo considerado em cerca de 60%, ou seja, quando o mesmo for analisado por um especialista, o seu processo de dependência de seu aparelho celular pode chegar a esse número, sendo assim considerado então um paciente portador desse tipo de síndrome.

Uma pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chamada de Anna Lúcia King, realizou um projeto de pesquisa, onde acabou constando que cerca de 34¢ de todos os seu entrevistados afirmam que a dependência do seu aparelho eletrônico é algo muito grande em sua vida, podendo gerar nos mesmos até mesmo um processo de desenvolvimento de ansiedade, quando o aparelho não se encontra disponível para ser utilizado pelo mesmo.

Isso se torna um assunto muito preocupante, já que quase todos esses entrevistados, como uma analgia as pessoas de todo o mundo, sempre estão com seus aparelhos por perto, disponíveis para que sejam checados a qualquer momento.

Dependência e Vício Precoce

O uso de aparelhos eletrônicos como os Smartphone é considerado ainda mais intenso quando falamos de jovens e adolescentes. Porém, todo esse processo acaba hoje sofrendo uma mudança, pois a nova geração mundial, consegue obter o acesso a esse tipo de tecnologia cada vez mais cedo.

Anos atrás, para que um adolescente pudesse ganhar seu primeiro aparelho celular, eram preciso que algumas ações fossem realizas, muitas vezes o recebimento de boas notas na escola, o bom comportamento dentro e fora de casa, além do processo de condição financeira dos pais, o que fazia de certa forma, com que esse processo de entrada no mundo tecnológico acabasse sendo de certa forma monitorado pelos pais.

Além disso, geralmente os adolescentes obtinham acesso restrito e monitorado a redes sociais, que em sua maioria acabam oferecendo risco a integridade de muitos dos adolescentes, pela possibilidade de violação de privacidade, além de possibilidade de contato com criminosos, de forma não intencional, quando falamos dos adolescentes. Todo esse processo de risco oferecido aos mesmo na internet faz com que os pais se mantenham atentos até hoje na movimentação de seus filhos em redes sociais, mas de forma mais branda.

Porém, com as novas funções disponibilizadas no meio da internet, e que podem ser utilizadas diretamente nos Smartphone, os bebês de hoje em dia acabam sendo colocados a frente das mesmas de forma muito precoce.

Nomofobia no Camping em Meio à Natureza

Nomofobia no Camping em Meio à Natureza

Diversos estudos combatem o uso excessivos de vídeos de plataformas digitais, jogos interativos, mesmo que sejam direcionados para o desenvolvimento da criança. Isso acontece por que hoje em dia, a quantidade de pais que acabam necessitando se abster de estar em casa em tempo integral, para que possam trabalhar, façam que seus filhos se mantenham entretidos a qualquer forma.

Esse acaba sendo um processo muitas vezes justificável, mas pode sim fazer com que o desenvolvimento da criança seja desacelerado. Deixar um bebe parado em frente a uma rela de celular, assistindo vídeos musicais por longos períodos não é saudável para o mesmo, já que pode desencadear ao longo dos anos um processo de necessidade constante na utilização desse tipo de tecnologia, causando então a possibilidade do desenvolvimento de condições características a Nomofobia.

O acesso livre a internet e utilização desses aparelhos pode ser um problema muito grande na vida dessas crianças e adolescentes, isso porque o processo de desenvolvimento social em sua maioria, acaba sendo atingido diretamente pelo uso excessivo desses aparelhos ao longo dos anos. O quanto antes essa utilização ocorre na vida das crianças, maior acaba sendo diretamente a chance de desenvolver um processo de dependência desses aparelhos.

Os Adolescentes e a Livre Demanda no Mundo Tecnológico

Os adolescentes por sua vez, podem acabar apresentando comportamento que irão ter influências grandes no seu desenvolvimento social, como por exemplo, a perca da habilidade de se relacionar de forma interativa com outras pessoas, já que o uso excessivo de seu Smartphone acaba sendo muito mais atrativo para o mesmo. Além disso, a dificuldade que os mesmos terão de conseguir solidificar uma amizade, nessa época que é muito importante em sua vida, acaba também sendo muito grande, além de atrapalhar diretamente os relacionamentos afetivos dos mesmos, que irão preferir ficar conectados em seus celulares, ao dar atenção para o seu parceiro.

As sequelas que atitudes assim acabam deixando na vida dos adolescentes podem ser catastróficas, ainda mais quando falamos de uma pessoa que já apresentada algum transtorno mental, como depressão ou um processo de ansiedade. Para eles, todo o processo de desvinculação desses aparelhos acaba sendo muito mais difícil e complicado.

Problemas relacionados a saúde podem acabar sendo desenvolvidos também a partir da alta utilização desses aparelhos, como problemas relacionados a visão do usuário, que acaba muitas vezes utilizando seu aparelho em uma luz mais baixa, de forma constante. Isso por de fazer com que as retinas e outras partes do seu olho sejam atingidas, já que o mesmo estará sobre um processo constante de desenvolvimento de esforço.

Nomofobia Causada Por Redes Sociais e Smartphones

Nomofobia Causada Por Redes Sociais e Smartphones

Além disso, dores musculares e processos de desenvolvimentos de dores nas regiões dos dedos das mãos acabam sendo constantes em pessoas que utilizam de forma excessivas esses aparelhos, já que na maioria das vezes, as pessoas se encontram em posições consideradas prejudicais para a coluna, e com o processo de digitação constante nossa parelhos, alguns outros problemas podem surgir, com tendinites.

Além disso, o processo de desenvolvimento de sedentarismo e obesidade está altamente relacionado ao uso de aparelhos celulares, que muitas vezes acabam sendo mais atrativos para as pessoas do que uma atividade física, ou prática de algum esporte. Dessa forma, ao longo dos anos, os músculos do corpo se tornam mais fracos, e existe uma grande possibilidade de que o mesmo ganhe um aumento de massa corporal, podendo chegar então, a má alimentação, em um processo de obesidade.

Uma da causas que acabam se tornando muito preocupantes quanto ao vício em aparelhos celulares, é referente a utilização dos mesmos em momentos inapropriados, como reuniões de trabalho, durante o expediente, e o mais arriscado, enquanto está se dirigindo.

A utilização dos celulares enquanto se encontra no transito é considerada proibida, e passível de penalização jurídica, mas mesmo assim, essa acaba sendo uma das maiores causa de acidentes no país, já que as pessoas em sua maioria enquanto estão utilizando seu aparelho no transito se distraem, e podem causar um acidente, muitas vezes fatal.

Sintomas Da Nomofobia

Existem algumas ações que podem ser consideradas sintomas de um processo de dependência desse tipo de aparelho, e para que esse seja um tipo de síndrome prevenida, é necessário que se mantenham atentos ao processos que essas pessoas acabam se inserindo. Na maioria das vezes essas acabam sendo dicas dadas por alguns especialistas, para que os pais de jovens e adolescente se mantenham atentos.

  • Geralmente pessoas que estão submetidas ao processo de dependência de aparelhos celulares se mostram muito incomodadas quando existe a necessidade de se manter afastada de seu aparelho, seja em período de aulas, trabalhos, jantares, e até mesmo em algumas viagens, onde não é possível se manter conectado a todo o momento.
  • Além disso, as pessoas geralmente acabam utilizando o aparelho celular como forma de consolo para alguma situação considerada desagradável, ou mesmo quando se encontra triste.
  • A ansiedade toma conta do cotidiano de uma pessoa que não está com acesso liberado a seu aparelho eletrônico, seja ela adulta ou jovem, além de se demonstrar muito incomodado quando não há sinal de nenhuma notificação referente a utilização das redes sócias, ou mesmo mensagens de seus amigos e conhecidos.
  • Se mantem muito relutante quanto o desligamento dos aparelhos, quando solicitado.
  • O atraso para compromissos se torna parte do cotidiano de uma pessoa que sofre dessa dependência, já que a mesma prefere muitas vezes ficar em sua casa utilizando seu celular, ou acaba se atrasando pela mesma causa.
  • O enorme gasto com planos de celular e internet é também uma característica desse tipo de comportamento, já que muitas vezes isso acaba fazendo com que o individuo se mantenha constantemente conectado.
  • Redução no desempenho escolar e no trabalho acaba se tornando uma consequência muito desagradável desse processo, já que a atenção das pessoas muitas vezes acaba ficando voltada para seu aparelho eletrônico.
Jovem com Nomofobia

Jovem com Nomofobia

É muito importante que pessoas que se sintam dependentes de seus aparelhos eletrônicos, tentem sempre que possível ficar por um tempo longe, ou utilizar de forma mais saudável seu celular. Com o tempo, esses períodos podem ser aumentados e se tornarem frequentes na vida do paciente, que poderá aos poucos se considerar livre da utilização e vicio em seus aparelhos e celulares. Além disso, o acompanhamento psicológico acaba sendo muito indicado nessas situações, e a partir disso, pode-se surgir boas melhoras, quanto ao uso dos Smartphone de forma excessiva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.