Os Vilões do Desempenho

Todo mundo sempre sonhou em ter um computador com as configurações mais robustas possível, não é verdade? Isso porque, quando se tem um PC com todas as atribuições que o momento pede, será praticamente impossível que os programas não rodem nele. Ou seja, quanto mais a configuração do PC for boa, melhor será para você em termos de fluidez.

E, atualmente, as maiores fabricantes de computador estão atentas às novas tecnologias e ao anseio do mercado, lançado equipamentos que possam dar aquilo que todo mundo quer, que é estabilidade, rapidez, segurança e prazer ao usar. Uma das maiores fabricantes de computadores do mundo é a Lenovo, que, depois de comprar o setor de PC’s e notebooks da IBM, conseguiu trazer para si essa marca.

Mas, logicamente que nem tudo são flores. Existem algumas situações onde o computador não corresponde ao que nós tanto estamos esperando dele. Nessas horas, o importante é não perder a calma -embora seja uma tarefa fácil – e procurar os motivos para os quais o computador possa estar agindo de maneira incorreta ou que você não esperava. Então, quais são os vilões que dilaceram o desempenho do seu PC? Venha descobrir!

Os Vilões Do Desempenho

Muito se sabe que os computadores atuais estão cada vez mais conectados com os dispositivos moveis, e isso indica uma tendência que está sendo observada no mundo inteiro: o número de PC’s vendidos está descendo ladeira abaixo ano a ano, se mantendo firme apenas aqueles computadores top’s de linha que pode ser utilizado para trabalho. Nesse sentido, a tendência é o desaparecimento desses tipos de computadores para poder privilegiar a mobilidade.

Inclusive, o desempenho também pode ser afetado em dispositivos móveis e, as suas causas, são parecidas com as do PC convencional.

Antivírus

O antivírus, visto como o protetor dos seus dispositivos, na verdade, pode se revelar em um grande vilão. Isso porque ele costuma sugar uma grande parte da memória RAM do dispositivo, tomando como preferencial para esse app e deixando os outros funcionarem incorretamente. Deste modo, o recomendável é encontrar um antivírus que não seja tão danoso para o seu PC. No caso dos dispositivos moveis, o uso do Antivirus é descartado totalmente, porque, geralmente, os modelos de celulares vêm com 1 a 2GB de RAM, o que pode prejudicar o seu desempenho.

Processador Single Core

Esse é um grande problema, principalmente dos dispositivos móveis. O processador, quanto maio a quantidade de núcleos que ele tiver, mais rapidamente ele pode processar as atividades. Os modelos mais novos, no entanto, não sofrem com isso, pois a tendência os celulares saírem de fábrica com processadores octacore. Portanto, se você possuí um celular antigo com somente um processador single core, é melhor considerar trocar de aparelho.

Navegador Com Inúmeras Extensões

É praticamente um ritual: você entra no seu navegador e do nada já da de cara com trezentas páginas iniciais, com um buscador que você não lembra de ter colocado. Pois bem. Geralmente, isso é feito por conta de extensões, que aparecem do nada para serem instaladas no navegador (claro que existem as extensões benéficas). Mas, o acúmulo delas no navegador pode exigir mais de sua máquina, pois os navegadores -em especial, o Chrome – gostam muito da sua memória RAM e não poupam esforço para poder sugar o máximo que puder. Imagina, então, se ele levar boquinhas a mais para fazer um lanche? Portanto, é necessário remover a maior quantidade possível dessas extensões para que sua máquina fique mais rápida.

Programas Executados Simultaneamente

Você se gaba por ter comprado uma máquina de último tipo, que está pronta para rodar os mais diversos programas existentes na face desse planeta que se chama Terra. No entanto, você acaba esquecendo que, apesar de ser um bom PC, pode ser que ele não consiga processar adequadamente vários programas rodando ao mesmo tempo, e você cai na bobeira de fazer isso. Se o seu PC for parrudo, mas não o suficiente para rodar tranquilamente vários programas, travamentos, lentidões e lags podem ocorrer. Com isso, desative os programas que não estiver usando, para poder poupar memória RAM e, assim, poder direcionar essa memória para a atividade mais importante.

Uma outra coisa que pode ser a causa do mal desempenho da máquina é a desatualização do software ou dos drives, pois, quanto mais velho é o código, mas ele pode consumir os recursos do PC, pois as atualizações, em geral, vêm para suavizar o consumo. Então, deixe a preguiça de lado, pegue o seu amigo digital e veja se ele precisa de alguma atualização.

Vírus

Já falamos aqui que os antivírus podem ser grandes vilões do consumo não é verdade? Pois bem. O uso do antivírus, sobretudo, é importante, já que os vírus e outros arquivos nocivos ao PC podem fazer com que seu desempenho caia demais. Se você notar que o desempenho do seu PC anda muito a desejar, experimente fazer uma varredura com o seu antivírus, pois ele, com certeza, irá ajuda-lo a se livrar desse incômodo.

Sujeira

Impressionante. Até mesmo a sujeira pode ser a responsável por um desenvolvimento pífio da sua máquina. Com isso, o recomendando é que você mande a sua máquina, periodicamente, para estabelecimentos especializados em limpeza de eletrônicos, pois ele irá saber como mexer com a sua máquina, a deixando limpa e, por consequência, mais rápida. Em alguns casos, até animais são responsáveis por um desempenho abaixo da média. Alguns relatos pela internet contam que, uma vez, o PC de um deles estava totalmente lento, com vários problemas para executar os programas e outros comandos que eram imprescindíveis. Depois de tentar tudo no software, achando que esse era o problema, ele resolveu analisar o gabinete do seu PC. Ao abrir, a surpresa: uma ratazana morta em cima da placa mãe. Ele retirou o animal, fez uma limpeza minuciosa da placa mãe e, imediatamente, ela voltou a funcionar sem mais problemas. Mas, atenção: não vá fazer a limpeza você mesmo, pois isso é trabalho somente para profissionais. Sem o conhecimento adequado, você pode acabar danificando o seu computador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • E quem disse q processador single core faz uma coisa de cada vez ?

    ele faz uma tread por vez, mas tarefas faz e muitas, sendo o S.O encarregado de dividi-las.

    A cpu single é sobrecarregada sim, mas não do modo como você se referiu.

    Alex 30 de janeiro de 2011 0:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.