O Que é e Como Funciona Essa Tecnologia
O Bluetooth foi crido com o intuito de fornecer um canal de comunicação rápido, barato, com segurança e que apesar de tudo fosse simples, para que pudesse ser utilizado nos mais diversos aparelhos: computadores, celulares e periféricos, entre outros dispositivos. O Bluetooth é uma tecnologia que não consome muita energia, o que é fundamental no caso de celulares e outros dispositivos móveis. A forma de transmissão do Bluetooth é através de ondas de rádio, que adotam um padrão aberto que seja operante em qualquer lugar do mundo. A faixa escolhida foi a ISM (sigla para Industrial, Scientific, Medical), pois opera em vários países. A freqüência da faixa ISM é de 2,45 GHz, com pequenas variações em determinados lugares. A eficiência e as vantagens do Bluetooth o tornaram um padrão mundial para comunicação entre aparelhos sem fio.
História do Bluetooth
A Ericsson começou a estudar uma tecnologia de transmissão de dados em 1994. O foco era descobrir uma tecnologia de transmissão de dados que utilizasse sinas de rádio e permitisse um baixo custo. A tecnologia interessou outras empresas, e em 1998 a Ericsson, IBM, Intel, Nokia e Toshiba formaram um consórcio para padronizar e melhorar o Bluetooth, o Bluetooth SIG.
O nome Bluetooth foi adotado como homenagem a um monarca da Dinamarca (Harald Blatand, cujo apelido era Harald Bluetooth), que unificou a Dinamarca (como o Bluetooth “unifica” os dispositivos, os fabricantes adotaram essa referência). O logotipo utilizado para simbolizar a tecnologia é união de dois símbolos dinamarqueses que significam as letras iniciais do nome do monarca.
Como o Bluetooth Funciona
Dois aparelhos que possuam a tecnologia Bluetooth podem transmitir dados (desde que a funcionalidade esteja ativada e os aparelhos estejam dentro do limite de proximidade): basta colocar um aparelho próximo ao outro e começar a transferência.
O limite de distância é calculado de acordo com a classe à qual o Bluetooth pertence (são três classes):
- Primeira Classe: até 100 mW de potência, alcance de 100 metros.
- Segunda Classe: até 2,5 mW de potência, alcance de 10 metros.
- Terceira Classe: até 1 mW de potência, alcance de 1 metro.
No caso de dois dispositivos que pertencem a classes diferentes precisarem transmitir um arquivo, isso pode ser feito sem problemas. No entanto, o raio de alcance a ser obedecido deve ser o da categoria do parelho que possui menor alcance. A taxa de transmissão do Bluetooth é relativamente baixa, embora seja satisfatória para maioria dos dispositivos. Veja as taxas de transmissão de acordo com a versão:
- A versão 1.0 podia transmitir dados a velocidade máxima de 1 Mbps.
- A versão 2.0 consegue chegar a uma taxa de 3 Mbps.
- A nova versão 3.0 consegue atingir taxas incríveis de até 24 Mbps.
José Neto.