As televisões evoluem a cada dia com a chegada de novas tecnologias. E se há algum aparelho eletrônico que não pode faltar em uma casa, é uma televisão.
Começaram simples, grandes e pesadas; foram evoluindo gradativamente para aparelhos finíssimos e cada vez mais leves. Ganharam alta definição e diversos tipos de tela.
Mas a nova evolução da televisão pode mudar o conceito da palavra e fazer muito mais do que exibir canais. As chamadas “Smarts TVs” chegaram com tudo no mercado, e, acredite, vieram para ficar.
Mas o que é uma “Smart TV”?
Uma Smart TV é um aparelho televisivo normal, exceto pelo fato de que pode conectar-se à internet banda larga e assim ganhar novas funções úteis e divertidas.
Esse tipo de televisão normalmente possui entrada para cabo do modem (a mesma entrada que tem atrás dos computadores) e também um receptor wireless ou suporte para um aparelho sem fio de internet.
Além de tais conexões, Smart TVs também possuem portas USBs de alta velocidade e configurações que podem até assemelhar-se às de um computador pessoal, com processador e tudo mais.
Uma vez conectada na internet banda larga, o usuário poderá navegar em sites em sua própria televisão de forma intuitiva e simples. Várias programações também podem ser adquiridas pelas Smart TVs, como canais extras e online. Se você gosta de baixar filmes ou assistir vídeos no Youtube, a tarefa fica muita mais cômoda em uma televisão do que em um monitor do computador.
É possível também baixar diversos gadgets de várias naturezas, como de comunicação (atalhos para redes sociais como Facebook e Twitter) e até mesmo pequenos jogos como os que jogamos nos navegadores, em Flash.
Interface e controles amigáveis
As interfaces gráficas da maioria das Smart TVs são baseadas em sistemas operacionais “OpenSource”, como o Linux, o Ubuntu, o Unix etc. Se você usa ou já está familiarizado com esses sistemas, não terá dificuldades para adaptar-se aos menus e navegar em sua televisão inteligente.
Outro ponto interessante desses televisores são os controles dos mesmos. Afinal, para navegar na internet é preciso de controles intuitivos e de fácil curva de aprendizado. Enquanto algumas fabricantes desenvolvem controles semelhantes ao do videogame WII (com sensor de movimento, do tipo “aponte e clique”), estas perdem pelo desconforto em clicar letra por letra em um teclado virtual na hora de digitar uma URL.
O mais confortável mesmo seria escolher uma televisão cujo controle possui um teclado QWERTY. Esses modelos possuem normalmente dois controles (um convencional e outro com teclado) ou então um controle híbrido.
Mas e o preço?
Sim, como sempre, o que desanima muitas pessoas na aquisição de uma Smart TV é o elevado preço das mesmas. Uma televisão mais simples, com poucas polegadas e acesso à internet, facilmente chega à casa dos quatro milhares.
Mas veja bem: isso até que é um preço leve a se pagar, quando você olhar pelo lado do conforto e praticidade de baixar um filme e instantaneamente poder assisti-lo em sua televisão, naquele sofá confortável e uma boa pipoca, não é mesmo?