A Revolução no Modo de Jogar Videogame

Em 2010, a Microsoft, marcou uma verdadeira revolução no modo de jogar videogame com o lançamento do Kinect, sistema em que o jogador utiliza o próprio corpo para realizar as ações do game. O sensor que funciona plugado ao XBOX proporciona uma nova experiência para os jogadores de plantão, pois permite que seus movimentos sejam transportados para dentro da tela. O efeito é obtido através da combinação de câmeras e microfones, os últimos permitem até mesmo que o gamer dê ordens dentro do jogo.

Atualmente, o Kinect já é uma inovação bastante conhecida do público, no entanto, ainda é visto como um divisor de águas que tornou a experiência de jogo mais interessante e pessoal. Vamos entender melhor essa evolução dos games e a mudança da maneira de jogar?

Games Não São de Hoje

Há mais de quatro décadas os primeiros consoles de videogame começaram a ser comercializados e mais de 50 anos que começaram a ser desenvolvidos. Ao longo de todo esse tempo os videogames fizeram parte da vida de muitas pessoas, especialmente durante a infância delas. Obviamente ao longo das décadas os equipamentos foram sendo transformados e passaram a apresentar diferentes graus de interatividade.

As Cinco Grandes Gerações de Videogames

De maneira geral podemos dividir a história dos videogames e suas evoluções em cinco períodos distintos que são:

Primeira Geração

Nesse primeiro período os jogos eram desenvolvidos com poucos recursos gráficos sendo mais simples e oferecendo a diversão mais pura e simples. A grande estrela dessa época foi o Atari que era uma adaptação do Odyssey, primeiro videogame a ser comercializado. Inicialmente parecia que o Atari repetiria o fracasso do Odyssey, mas conseguiu conquistar um bom público, tem gente que até hoje diz que não há videogame melhor. Vale dizer que o Atari contava com uma série de limitações como poucas opções de jogos e gráficos bastante limitados. Dentre os jogos do Atari que ainda fazem sucesso estão Pac Man, Space Invaders e Pitfall.

Segunda Geração

Etapa em que os jogos passaram a apresentar visual mais bem elaborado sendo divididos em fases bem demarcadas e personagens com maior aproximação do público. A segunda geração dos games tem seu início na década de 1980 com a fundação da Nintendo que observou uma grande oportunidade na falta de controle de mercado da Atari.

O NES, mais conhecido como Nintendinho, se tornou um grande sucesso de vendas em pouco tempo. Os diferenciais que a empresa japonesa introduziu no mercado incluem gráficos mais bem elaborados, personagens carismáticos como Mário, jogos democráticos que podem ser jogados por vários perfis e fases bem definidas tornando o jogo mais emocionante.

O momento era tão profícuo nesse mercado que mais uma empresa japonesa entrou na competição, a Sega. Com um estilo gráfico semelhante ao do NES a empresa lançou o seu Master System. A empresa investiu também na criação dos seus próprios personagens carismáticos como o Sony. Prosseguindo em sua batalha pelo mercado as duas gigantes japonesas lançaram aprimoramentos dos seus videogames, o Mega Drive (Sega) e Super Nintendo (Nintendo). Nessa batalha especificamente a Nintendo levou a melhor produzindo o videogame mais vendido de todos os tempos.

A disputa pelo mercado se intensificou com a entrada da Sony, já consolidada no mercado de fabrico de eletrônicos. No ano de 1994 foi criado o console PlayStation 1 que em quesitos gráficos era muito parecido com os concorrentes, mas que promoveu uma revolução no modo de jogar videogame tornando mais simples a conexão com a televisão e o uso de CDs. A Nintendo lançou o Nintendo 64 como resposta e precisou aguentar as reclamações sobre os incômodos cartuchos. A Sega perdeu espaço no mercado mesmo tendo sido a primeira a lançar um game com conexão com a internet, o Dreamcast em 1999.

Terceira Geração

Jogos com maior realismo e com uso de gráficos 3D se destacaram nessa geração. O marco inicial dessa geração dos games foi em 2001 quando a Sony lançou o seu PlayStation 2 e a Nintendo apostou no seu GameCube. Um dos fatos mais relevantes que devem ser citados desse período foi o surgimento de uma nova empresa no circuito, a Microsoft com o seu XBOX. A Sony investiu muito no desenvolvimento de jogos com gráficos mais realistas e com mais dinamismo. Além disso, a ideia de conectar o console e jogar online começou a ganhar mais força. A Nintendo concentrou seus esforços em oferecer maior diversão com seus consoles. O XBOX embora não tenha sido um grande sucesso logo que chegou ao mercado mostrou que merecia ser respeitado por sua qualidade de gráficos.

Quarta Geração

Os jogos passaram a poder ser jogados no modo online de maneira que se tornasse possível maior interatividade. Nessa fase a Nintendo se consolidou como uma empresa diferenciada para um público mais específico enquanto que a disputa pelo primeiro lugar em preferência do público ficou com a Microsoft e a Sony. O realismo ainda se manteve como uma obsessão nessa etapa, contudo, passaram a ser trabalhados outros quesitos como a melhora da resolução HD e jogos com 3D.

A Nintendo mostrou grande evolução no que diz respeito à realidade aplicada aos seus jogos, os seus manetes passaram a utilizar mais do que botões, o Wii demanda a realização de movimentos específicos pelos jogadores. Essa conectividade de movimentos e jogo se tornaria a base fundamental para o desenvolvimento do Kinect. Sony e Microsoft estão focadas em produzir cada vez videogames mais tecnológicos.

Quinta Geração

Última etapa de evolução dos games se caracteriza pelo fim do uso de manetes e pela qualidade HD das imagens. O principal destaque dessa geração de games é com certeza o desenvolvimento do Kinect que apresenta diferentes significativas quando comparado com o Wii. O primeiro consegue identificar e diferenciar os jogadores por seus rostos e os movimentos são captados sem a necessidade de segurar os controles nas mãos. O Kinect não permite que os jogadores realizem os movimentos sentados em frente à TV, algo que já elimina as reclamações de que as crianças não se exercitam enquanto jogam videogame. Se você perguntar para qualquer aficionado por games ouvirá dele que o Kinect mudou a sua maneira de jogar videogame.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.