Design e Planejamento de Games

A forma como nos divertimos hoje é brutalmente diferente da forma que nossos pais ou avós viviam em suas respectivas épocas. Ou seja, enquanto antigamente nossos pais se divertiam nas ruas com jogos como futebol ou amarelinha, hoje nós temos a nossa disposição um verdadeiro arsenal de entretenimento, que está se findando em uma ferramenta comum: a internet.

Designer de Games

Designer de Games

Quando a internet foi concebida, em meados dos anos 1960, não se imaginava que o seu uso iria se difundir tanto entre as pessoas, já que o fim para que foi criada a Grande Rede era totalmente militar, com objetivos claros de traçar métodos e planos estratégicos. Basicamente, a internet voltada para o militarismo tinha a função de fazer o que já fazemos hoje: comunicar com pessoas que estejam em grandes distâncias uma das outras de uma maneira fácil e instantânea.

E, assim foi, até que no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, é que foi estudada a capacidade de a internet ser utilizada com meios econômicos, e assim, nos EUA, os primeiros internautas começaram a vasculhar a grande rede em busca de oportunidades. E foi assim que Jeff Bezos, conseguiu montar o que seria um verdadeiro conglomerado de compras online do mundo: a Amazon. E, com o êxito das compras via internet, não tardou muito para as outras lojas começarem a fazer o mesmo e, hoje, praticamente toda grande rede de varejo possuí o seu comércio eletrônico, sendo que esse vem dando maiores resultados que o comércio varejista físico.

A internet possibilitou, também, que várias profissões ligadas à computação pudessem crescer e reservar o seu espaço ao Sol. E é justamente isso que os especialistas em Design e Planejamento de Games fazem, já que sua profissão tem muita visibilidade no mundo online. E, aqui, nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa profissão que está se consolidando como uma das que mais surtem resultados aos seus profissionais, bem como algumas informações bastante interessantes sobre os jogos. Confira:

A Profissão De Design e Planejamento De Games

Como o próprio nome já pode entregar a profissão, o responsável pelo Design e Planejamento de Games tem por finalidade executar todo o desenho e modelar a arte de como deve ser um jogo, tais como desenvolver graficamente os personagens, o cenário e todos os elementos que tiverem pertinentes à parte gráfica. Além disso, como também pode planejar, ele tem uma participação bastante significativa no que diz respeito à introdução de história, possiblidade de revisar a história, além, é claro, de gerenciar aspectos de efeitos no jogo, bem como, também, a sua trilha sonora, podendo ser um supervisor dessa área. Por falar em trilha sonora, essa é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento de um jogo, já que ela pode determinar se um jogo será épico ou se está fadado ao fracasso. Embora muitas pessoas sequer ouvem as trilhas sonoras do jogo, colocando em modo silencioso, outras pessoas apreciam e muito as trilhas sonoras, ainda mais quando elas conseguem “marcar” o jogo de alguma forma.

Um caso bastante interessante sobre a trilha sonora de games nos remete aos anos 1990, quando o cenário gamer mundial era dominado por apenas uma empresa: a japonesa Nintendo, dona de relíquias como o simpático encanador Mário, podendo ele ser considerado como o maior símbolo de games de todos os tempos, que é conhecida pela qualidade dos jogos que são desenvolvidas para os seus consoles, sendo que o seu console mais vendido até hoje foi o Super Nintendo, que ficou em produção ente os anos 1990 e começo dos anos 2000.

A Nintendo preza muito pela qualidade da história dos jogos, e, principalmente nos jogos lançados para Super Nintendo, que um outro aspecto acabou consagrando a produtora: as trilhas sonoras de seus games. Talvez a mais famosa seja a do jogo Donkey Kong Country 2: muitos fãs da Nintendo lembram com carinho das músicas executadas no jogo, muitos chegando a salvar em seus computadores ou celulares.  Ou seja, o desenvolvedor e planejador de games deve estar sempre antenado que não é válido apenas uma qualidade de imagem melhor ou uma história elaborada: a trilha sonora também tem uma importante parcela para que um jogo possa se transformar num fenômeno.

Aqui no Brasil, os cursos voltados para o desenvolvimento e design de jogos começou no ano de 2003, e os cursos oferecidos tem uma duração de quatro anos. Elas preparam os alunos para que ele possa ter noções de ferramentas e outros aspectos que serão bastante úteis na vida profissional dos alunos. Isso sem contar que, atualmente, o setor de informática e de tecnologia vêm crescendo a níveis assustadoramente grandes. Ou seja, quando se trata de mercado de trabalho, os profissionais dessa área dificilmente ficam sem emprego.

Mas, atenção: se você está optando pelo curso de design e planejamento de games com o intuito de fugir de matérias de exatas, tenho uma péssima notícia a dar: entre as disciplinas estudadas, são cobradas matérias que envolvem a matemática e a física. E, depois de passado esse período, começam as matérias que, de fato irão te fazer gostar de ser um desenvolvedor: desenho 3D, programação, roteiro, texturas, modelagens e, até mesmo, empreendedorismo, uma matéria que está sendo cada vez mais requisitada em, praticamente, todos os cursos. Poucas são as Universidades que empregam o empreendedorismo em suas disciplinas, como é o caso da Universidade Federal de Itajubá, a UNIFEI, que é reconhecida nacional e internacionalmente por promover o empreendedorismo em, praticamente, todos os seus cursos.

É esperado que o desenvolvedor goste de jogar e, além disso, seja capaz de traduzir os jogos para que eles possam rodar em diferentes consoles, além de ter a mente sempre aberta para atualizações. Pois, como bem acompanhamos, o mundo está em constante evolução, e isso não se limita somente a nós. Se estende para tudo o que temos ou fazemos. Por isso, é importante que o profissional tenha sempre em mente que a atualização acadêmica de temos em tempos é necessária, numa área onde as atualizações ocorrem semanalmente (em alguns casos, diariamente).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.