F1 2010: Gráficos Espetaculares e Inteligência Artificial Farsante

Formula 1 2010 veio para quebrar paradigmas entre os simuladores de corrida. A produção do jogo caprichou nos detalhes e entregou um dos jogos com visual mais impressionante já visto, certamente o mais realista de todos os simuladores de Formula 1.

O pecado do ano, no entanto, foi apostar que ninguém ia perceber a inteligência artificial mais mentirosa de todos os tempos, ou melhor, a ausência de inteligência artificial no simulador.

Já Dirigiu um Carro de Fórmula 1 de Verdade?

Se você ainda não pegou no volante de um carro de Fórmula 1 de verdade essa pode ser sua chance. Não me entenda mal, o jogo da Codemasters não vem com uma passagem aérea para algum autódromo e passe livre para a garagem da Ferrari, mas não estamos muito longe disso. Na frente de uma tela de alta definição e com um pouco de empolgação você vai se sentir de fato dirigindo um dos barulhentos carros da categoria máxima do automobilismo com Formula 1 2010.

Jogo

A equipe da Codemasters não se esqueceu de nada: visual impecável, mudança climática repentina, chuva completamente convincente, plateia nas pistas, mecânicos nos boxes, coletivas de impressa e muito mais em um visual impecavelmente bem trabalhado. A sensação de imersão visual ao colocar as mãos em um controle em frente a Formula 1 2010 é completa.

E não é só no visual que a Codemasters se empenhou. Há muito tempo não se via um simulador de Fórmula 1 totalmente licenciado e atualizado. O desenrolar das temporadas de corrida é realmente emocionante e envolvente.

Outro ponto importantíssimo que não foi deixado de lado foi o nível de dificuldade. Há, é claro, o nível que dignifica o game para ser chamado de simulador onde a direção é bastante complicada e você pode destruir completamente o seu carro com o menor deslize.

Dificuldade

E há também o nível para aqueles que gostam de aproveitar a partida e curtir a paisagem sem dores de cabeça. Nesse modo, o jogador ganha uma série de assistências e o jogo deixa de pegar no seu pé em uma série de detalhes da direção.

A Parte Chata

O maior problema com o Formula 1 2010 reside nos adversários. Com um visual impecável e tantas maravilhas, a equipe da Codemasters parece ter esquecido de dar cérebro para os competidores.

A ideia que se tem ao correr contra os rivais nas belas pistas do game é de que eles sempre fazem a mesma coisa. É como se corrêssemos contra uma daquelas tartarugas do Super Mario que estão sempre andando do mesmo jeito. Não há direção defensiva, não há sequer reação dos concorrentes com os movimentos do jogador.

Rivais

A engine EGO, a mesma que garante o visual fantástico de Formula 1 2010 e outros jogos da Codemasters como DIRT 2, tem uma limitação séria quando o assunto é inteligência artificial dos oponentes. Não estamos de uma “burrice artificial” e sim de nenhuma IA.

Os adversários simplesmente fazem o mesmo que foram programados para fazer, estão ali só seguindo o mesmo roteiro todas as vezes.
Com gráficos empolgantes e alguns deslizes, Formula 1 2010 ainda é um jogasso. O game está disponível para PC, Xbox 360 e Playstation 3.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.