A juventude da atualidade está cada vez mais vidrado em frente de computadores jogando e em vídeo games, isso se tornou um habito cada vez mais comum entre a sociedade, e não apenas as crianças e jovens, os adultos também, isso no mundo todo. E a tecnologia está avançando a cada dia mais, fazendo o comercio de games pegarem fogo no Brasil e no restante do mundo.
Através dessa grande pluralização de games, uma profissão pouco conhecida há alguns anos é a do Designer de Games, que é a pessoas que faz, desenvolve e projeta os jogos de vídeo game, computador ou celular. Para fazer o curso de designer de games, a pessoa deve ter uma boa criatividade, conhecimentos de internet e saber reconhecer as tendências do mundo dos games, e a pessoa deve estar atendo no mundo das tecnologias também, pois sempre está surgindo novas tecnologias em todo o mundo.
O Que Faz Um Designer de Games?
Curiosamente, o que muitos pais temem como distração para seus filhos por serem aficionado por games, pode sim, se tornar uma profissão. A afinidade com games é um hobby muito comum entre os jovens. Porém, há quem realmente siga seus sonhos e torne isso um trabalho.
O Profissional
Essa é uma profissão classificada como nova, portanto, há poucas informações sobre o que estudar, quais empresas contratam e por onde começar para dar início à carreira. Mas, se esforçar para buscar esclarecimentos e capacitação com vistas a ingressar na área de game designer é importante.
Basicamente encontramos por cursos de graduação – com uma duração de quatro anos – e tecnológicos – levando até dois anos e meio. Ambos permitindo uma sólida formação, habilitando o profissional para atuar como Designer de Games. Assim, se torna o profissional responsável em todas as etapas do processo de criação de um game! Desde a imaginação até o marketing e vendas do game pronto!
No curso de Designer de Games, também denominado de Jogos Digitais, a grade curricular foca na programação associada à edição de arte. Conta com disciplinas obrigatórias como edição de imagens, construção gráfica, animação de personagens e modelagem de cenários.
Isso é a base para o estudante aprender a desenvolver jogos divertidos, contando com personagens e cenários mais que realistas, garantindo a atratividade do produto. E possibilitando uma completa vivência nas etapas que permeiam o desenvolvimento de um game.
Em ambos os casos, o aluno é instruído a elaborar diversos jogos durante o curso, o que estimula sua capacidade cognitiva e habilidades técnicas requisitadas para o desenvolvimento da profissão.
Os programas pedagógicos desses cursos oferecem um plano de ensino, pensado estrategicamente para promover aos futuros designers de games, uma imersão integral ao universo tecnológico, para que absorvam ao máximo todo aprendizado adquirido na sala de aula e fora dela, através da realização de atividades e estágios extracurriculares.
Nesse quesito, dominar o inglês entra como um diferencial. E eficiência no trabalho em equipe é vital. Com essa abordagem multidisciplinar, o aluno experimenta a aprendizagem da metodologia de desenvolvimento de um roteiro e seus personagens, como também a definição do visual gráfico (luz, cor), áudio e sonorização que será exibido.
Mais tarde, em programas de pós-graduação, você pode se especializar somente em uma área se preferir como: Modelagem 3D; Ilustração Digital; Arte Conceitual; Ilustrador 2D; Game Design; Roteirista de games.
Equipes de desenvolvimento de jogos são multidisciplinares e diversas. A criatividade entra como premissa fundamental. Onde fidelizar os players é um desafio constante, sempre em busca da melhor experiência possível.
A obrigação dos designers é pensar como o jogo funciona e por que, mas também verificar se o plano está funcionando, adaptar o que é necessário e construir as fases, levels, progressão do jogador, controles, etc.
Além disso, tem também a fase de testes onde tudo é colocado à prova, a partir desse controle de qualidade contra a ocorrência de “bugs” em quaisquer fase do game. Então saiba que absolutamente tudo o que se faz em um jogo, cada comando e direção foi minuciosamente pensado por um designer.
Está entre os mercados que mais faturam, as cifras são grandiosas, tanto no desenvolvimento como campanhas de marketing. Resultados desse árduo trabalho, repleto de detalhes tecnológicos são os famosos jogos do Mario e GTA San Andreas, difundidos pelo mundo, responsáveis por enormes investimentos e dezenas de profissionais envolvidos.
E quanto aos canais de veiculação desses games? Bom, de acordo com a demanda do cliente, o jogo será desenvolvido para determinadas plataformas, podendo ser direcionada para videogame, smartphone, computador ou até mesmo tablet.
Mais Que Diversão
Em plena era tecnológica, a possibilidade de atuar para áreas além do entretenimento, e abarcar o desenvolvimento de conteúdo interativa para sites é uma realidade.
Atualmente, a aprendizagem baseada em games vem tendo grande visibilidade, a partir da incorporação na educação à distância. Ainda temos a simulação de games para o aprendizado de um novo idioma, ou simulação de uma atividade experimental em um laboratório virtual.
Destaca-se a atuação em mercado corporativo, e a própria indústria que defendem a utilização de games como principal ferramenta para treinar seus funcionários.
Mercado e Carreira
O mercado dos jogos eletrônicos vem apostando em oferta para atender à uma ampla e diversa demanda de jogos, a um preço mensal baixo. O mercado de jogos no Brasil cresce à passos largos. Com isso, a emergência de cursos, formações e empregos na área também está apresentando franca ascensão.
Nesse segmento, o Brasil ocupa a décima primeira colocação no mercado mundial em faturamento, e o quarto no número de jogadores.
O faturamento da grandiosa indústria de games já é praticamente o dobro da indústria cinematográfica e de música juntas. Nesse panorama, o mercado de jogos é o que mais cresce no mundo atualmente.
O game designer pode atuar em diferentes frentes, e o trabalho autônomo continua sendo vislumbrado como uma boa possibilidade. Também pode atuar em empresas produtoras de jogos digitais, bem como canais web e agências de publicidade.
E aí? Qual o tamanho da tua inspiração para produção de games?