O termo certamente não é estranho para quem joga no computador. A filtragem anisotrópica já conseguiu derrubar de vez as antigas técnicas de filtragem de texturas nos jogos mais recentes. Resta apenas você se familiarizar um pouco mais com ela e entender como ela faz seus jogos parecerem mais realistas.
Filtragem de Texturas
Texturas são fundamentais no visual de um jogo. São elas que dão a aparência e a cor certa para a pele de um personagem, o granulado de areia em um terreno, detalhes em roupas, negrume para o asfalto, enfim, absolutamente tudo no universo 3D precisa de texturas para ganhar vida.
Basta pensar nos objetos tridimensionais como coisas feitas de borracha lisa.
Seria assim que eles se pareceriam sem a ajuda das texturas. E teriam um monte de pontas arrepiadas e serrilhados se não fosse as técnicas de filtragem de texturas.
Filtragem Bilinear e Trilinear
As técnicas de filtragem bilinear e trilinear foram usadas nas engines de jogos por bastante tempo. Ainda é comum encontrar a opção de usá-las — nos jogos mais modernos somente a trilinear — em games relativamente novos.
Essas são técnicas bastante “rudimentares” quando comparadas com as novas possibilidades das engines gráficas. Uma falha comum em filtragens inferiores, como a bilinear, pode ser observada facilmente: basta reparar que, ao mover seu personagem por um cenário, é como se você perseguisse uma linha fosca que divide o mundo em “nítido” e “borrado”.
Preste atenção na próxima vez que você jogar Counter Strike, as falhas de renderização são bem evidentes neste game por conta de sua idade. Jogos mais recentes mostram horizontes à perder de vista com nível de detalhe inimaginável graças à técnicas avançadas de renderização.
Filtragem Anisotrópica
Presente na imensa maioria dos games modernos, a filtragem anisotrópica oferece renderizações mais suaves e menor exposição de falhas em cenários e personagens de jogos.
Esse tipo de filtragem pode ser configurado em diferentes valores de cálculo, aceitando parâmetros de 2x, 4x, 6x, 8x e 16x. Quanto mais alto o valor, mais realista a cena renderizada pela placa de vídeo.
Cabe ressaltar que, tanto quanto as imagens vistas melhoram, a carga de processamento exigida do seu hardware gráfico também sobe. Valores muito altos de filtragem anisotrópica podem derrubar impetuosamente a frame rate de um game e torna-lo não-jogável.
Ajustes Relacionados com Texturas
Há ainda outros ajustes gráficos em games de computador que estão relacionados a texturas. Ajustes de níveis de detalhe geralmente estão relacionados ao detalhamento das texturas usadas na renderização. Alguns games mais recentes oferecem até mesmo a opção: “texturas de alta definição”, permitindo escolher se a placa de vídeo recorrerá a arquivos de alta definição em sua renderização, ou texturas comuns — consequentemente mais leves.